Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Entrevista: Richard Stallman responde 25 questões dos leitores do Reddit

Os leitores do Reddit propuseram e votaram em perguntas para uma entrevista colaborativa com o fundador do projeto GNU, e ele respondeu, no seu estilo habitual, as 25 mais votadas.

Nem todas as perguntas são previsíveis, e algumas das respostas do bom Doutor podem surpreender: por exemplo, ele declara não depositar muita esperança no HURD (e não acha isso grave, pois o Linux está aí), responde que se pudesse transformar um único programa proprietário em livre este programa seria o AutoCAD, diz qual a situação em que considera ok usar um programa não-livre, recomenda alguns livros (mas não filmes, e nem livros de computação), e até mesmo conta que gostaria de ter um papagaio amistoso como animal de estimação, se fosse compatível com seu estilo de vida. (via blog.reddit.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Roger (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 9:27 am

    Fiz uma leitura superficial (o texto é longo e estou no trabalho neste momento)… gostei da entrevista.

    Agora, a resposta à última pergunta (nº 25) me fez esboçar um sorriso. Mas eu discordo do Stallman.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 10:15 am

    A número 11 parecia endereçada ao comportamento típico de um certo site de bits fracionários.

    Excelentes respostas, parece bom material para referenciar quando aparecem as distorções típicas.

    Po, Obama, Stallman que é o cara ! :)

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 11:17 am

    Gostaria de perguntar pq ele é tão cri-cri!

    Felipe (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 11:32 am

    Stallman mandou muito bem nas respostas.
    As pessoas se incomodam porque ele tem coragem de defender uma postura ética, social. Hoje em dia parece que está fora de moda qualquer comportamento que defenda uma causa social e não o próprio umbigo.
    As respostas foram claras, e educadas.
    Parece que incomoda que existam pessoas que não sejam egoístas e tenham coragem de defender o que acham melhor para a sociedade.
    O Stallman não é cricri, tenta fazer um mundo melhor.
    Aqueles que não gostam … simples … não escutem mais o cara falando.

    Não sei se o mundo que o Stallman defenda seja melhor. Pelo menos pra mim, tenho certeza que não é. heheheh

    O conceito de liberdade dele é muito diferente do meu.

    Danilo (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 12:37 pm

    o Bom Doutor até que não mandou mal dessa vez, gostei. Concordo com ele quanto ao programa proprietário que ele gostaria de tornar livre, o AUTOCAD, o mundo “FLOSS” não tem um concorrente a Altura e o programa tem uma qualidade dificil de superar(é claro, temos que considerar fins específicos, mas falo do conjunto da obra.)

    Felipe (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 1:26 pm

    @marcosalex
    Sobre o que é melhor pro mundo sempre haverá divergências.
    O bom é que existam pessoas que se importem com isso e tentem melhorá-lo, E Stallman é uma dessas pessoas.
    Isso incomoda muita gente.

    self_liar (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 1:49 pm

    Espero que Sstallman continue a passar bons ensinamentos para todas as pessoas .

    Boa sorte Stallman ,e que tudo dê certo!

    Ivan (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 2:44 pm

    Está aí uma ótima entrevista para o Roberto Bechtlufft traduzir, e permitir mais pessoas terem acesso, eu seria um desses gratos.

    Felipe (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 2:57 pm

    self_liar, conheces o texto de André Gorz sobre software livre como um dos elementos no processo de superação do capitalismo?
    http://ubuntuone.com/p/B86/ .
    se quiseres trocar uma ideia … msn: felipehw arroba gmail.com

    Eden (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 7:28 pm

    Stallman é o cara.

    Mas pra a maioria da população achar que utilizar software propietário seria perder a liberdade, essas pessoas tem que se importar e serem inteligentes, ou no mínimo, não serem burras.

    Como muita gente por aí ganha dinheiro em cima da burrice dos outros, acho meio difícil.

    Não é atoa que a maioria da riqueza do mundo está nas mãos de poucas pessoas.

    self_liar (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 7:43 pm

    Obrigado Felipe

    A sociedade tem que acordar que um dos elementos de pobreza é o uso do software proprietário para impedir das pessoas usarem o software com liberdade e também produzir grandes quantidades de dinheiro sem fazer nada.E o pior ,a empresa dona do software proprietário utilizar este dinheiro para corromper os governos ,participar de clubes de dominação mundial,apoiar a eugenia e a utilização de patentes de software.

    @self_liar

    Agora você extrapolou todos os limites misturando uso de software proprietário com apoio de governos à eugenia etc.

    Calma…

    MArcos (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 8:09 pm

    Pelo que pude apreender, Deus é um programador muito descuidado e tende a fazer códigos macarrônicos.

    self_liar (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 8:14 pm

    Andre Luis Pereira

    Isso ai eu citei uma empresa bem conhecida que é comandado por um bilionário.É só um caso de como os malfeitores do software proprietario usam dinheiro da sociedade para ferir a propria sociedade com desejos egoístas.

    foobob (usuário não registrado) em 30/07/2010 às 8:16 pm

    o que um microsofteiro como marcosalex ainda faz no br-linux? além do habitual fud, quero dizer?

    Livre1 (usuário não registrado) em 31/07/2010 às 1:13 am

    O povo conhecendo os planos de algumas empresas que não vou citar nome, e um bom modo de aumentar os usuarios de software livre.

    Assim como eu tenho elaborado medidas para explicar o que e a verdadeira Nova Ordem Mundial.

    Se todos os que são a favor colaborarem fica muito mais facil.

    Mais o mundo não e cor de rosa…

    Deus seja louvado.

    John Doe (usuário não registrado) em 31/07/2010 às 10:16 am

    Em uma das respostas, ele falou Linux e não GNU/Linux…. Se fosse seu interlocutor, já iria “corrigir”, sem ao menos saber o que o outro estava pensando…

    André Caldas (usuário não registrado) em 31/07/2010 às 12:19 pm

    @John Doe,

    Em uma das respostas, ele falou Linux e não GNU/Linux…

    Nem dei ao trabalho de procurar… acho muito difícil ele ter se referido ao sistema GNU pela palavra “Linux”. O mais provável é que você tenha feito confusão… provavelmente ele estava falando do KERNEL. O Stallman não é contra a palavra “linux”. Ele é contra que se chame de “linux” o sistema que é fruto de um projeto iniciado por ele uns 10 anos (não sei de cabeça quanto tempo) antes do linux existir.

    Agora se você estiver falando a verdade, poderia apontar exatamente onde!? Nem a isso você se deu o trabalho! Minha vontade é de chamá-lo de troll! :-P

    Lewis (usuário não registrado) em 31/07/2010 às 2:34 pm

    Graaaaaaaande Stallman. Se alguem merece viver 200 anos é este grande homem!

    Gostei bastante da entrevista, obrigado.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 1/08/2010 às 11:20 am

    Felipe…
    “self_liar, conheces o texto de André Gorz sobre software livre como um dos elementos no processo de superação do capitalismo?
    http://ubuntuone.com/p/B86/ .
    se quiseres trocar uma ideia … msn: felipehw arroba gmail.com”

    Eu já ouvi essa de “superação” antes. Entre muitos resultados catastróficos, temos o julgamento dos oficiais do Khmer Vermelho, os “benfeitores” do socialista Pol Pot que somente exterminaram metade da população cambojana…

    Livre1 (usuário não registrado) em 1/08/2010 às 1:32 pm

    Po eu gosto do projeto Gnu mais eles poderiam melhorar o Gnewsense ou criar outro sistema melho que ele, e que seja totalmente livre…

    Do modo que está fica dificil sair do Ubuntu…

    André Caldas (usuário não registrado) em 1/08/2010 às 1:52 pm

    @Livre1,

    No momento, gNewSense é o ubuntu menos parte proprietária, menos repositórios não-livres. Talvez o problema seja o fato de a versão atual ser baseada no Ubuntu 8.04. Acho que a demora em atualizar é devido ao fato de que as próximas versões do gNewSense serão baseadas no Debian!

    O objetivo do projeto NÃO é o de criar um sistema. O objetivo é oferecer uma distro totalmente livre. Concordo com você que é importante que o gNewSense não fique desatualizado/defasado facilmente…

    Livre1 (usuário não registrado) em 1/08/2010 às 3:13 pm

    André Caldas; eu nunca usei Gnewsense mais pelo que ando lendo e vendo ele não e muito atualizado.

    Já que o Gnu quer que as pessoas não utilizem software proprietario o primeiro passo acredito ser ter uma distro de qualidade e atualizada.

    E precisaria também de um pouco de investimento patrocinio.

    Felipe (usuário não registrado) em 1/08/2010 às 6:14 pm

    Pessoal, existe essa distro completamente livre, atualizada e de qualidade que vocês sentem falta!
    Seu nome é Trisquel GNU/Linux: http://trisquel.info/
    É baseada no ubuntu, e já está para sair uma versão nova.
    Eu também procurei por distribuições 100% livres. E é essa que uso.
    Já existe a vários anos e é muito polida.
    Para o bebeto_maya… não vale nem a pena discutir generalizações grosseiras … em nenhum momento elogiei o modelo dos bolcheviques e esses outros citados. Você parece aquelas viuvinhas McCarth[istas] da guerra fria.
    E se vai criticar a minha sugestão de leitura, que pelo menos faça o favor de ler … o cara também não apoia essas coisas que citasse.

    Livre1 (usuário não registrado) em 1/08/2010 às 7:07 pm

    Antes que alguem venha dizer “Mais o Ubuntu e o Fedora não são totalmente livres?” ou que fique com essa duvida respondo:

    O Ubuntu ou Fedora não são totalmente livres, principalmente por conter uma versão não livre do Kernel que inclui drives binarios.

    Algumas outras informações: http://www.gnu.org/distros/free-distros.html

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 1/08/2010 às 8:38 pm

    Infelizmente cada dia que passa o RMS só é levado a sério dentro da comunidade de software livre e mesmo lá, por cada vez menos pessoas.

    Está aí uma pessoa que perdeu a chance de entrar pra História.

    Ícaro Longo (usuário não registrado) em 1/08/2010 às 11:01 pm

    Não entendo porque falam tão mal de Stallman, ele apenas defende o que ele acha certo.
    Stallman acha que software proprietário não deveria existir, eu concordo com ele, gosto muito da ideologia GNU e tento sempre usar software livre, o máximo que posso.

    Stallman não é chato por querer só software livre, é o que ele acha certo!

    Stallman usando software proprietário é como um vegano consumido produto de origem animal.

    @Marcos Alexandre, talvez até entre. A história de uma pessoa não precisa ser toda florida para que seus feitos tenham valor. Stallman hoje em dia não é mais o hacker de antes, mas ele é firme em suas opiniões e eu pelo menos não vejo mal algum na maneira como ele pensa.

    Talvez o maior problema é o fato de ele estar no topo da FSF, e isso acaba influenciando nos rumos desta fundação, já que nem todos concordam com ele, como vc mesmo diz, até dentro da própria comunidade que a FSF (ele mesmo) ajudou a criar.

    Ele é mentor da maioria das licenças de software livre da FSF e das mais usadas do mundo (em SL), que são a GPL e a LGPL.

    Ele é historicamente mais importante que eu ou você, isto com certeza. Talvez não tanto como o Bill Gates, que inventou o computador e a Internet, mas ainda sim importante.

    Eu já pude ouvir ao vivo as opiniões do Stallman. Acreditem, ele não é tão louco quanto sites como o meiobit dizem. Suas opiniões são concisas (sem contradições) e com forte fundamento lógico.

    O que o stallman fez é tentar mudar o mundo da maneira como pode. Ele não formou um exército e quis fazer uma revolução. Creio que ele tenta obtido exito ao tentar mudar a terra um pouco do seu eixo. Para um angulo melhor. Mas não obrigou ninguém, e nem obriga, a pensar como ele.

    Ah sim, pra mim o maior problema com ele é sempre usar a mesma camisa cor bordô :-)

    Livre1 (usuário não registrado) em 1/08/2010 às 11:36 pm

    Como assim “Ele é historicamente mais importante que eu ou você, isto com certeza. Talvez não tanto como o Bill Gates, que inventou o computador e a Internet, mas ainda sim importante.” em tenchi?

    Na sua frase parece que o Bill Gates que foi o inventor do computador e da internet.

    Celi F (usuário não registrado) em 1/08/2010 às 11:42 pm

    Exato! Bem perguntado, Livre1! Afinal, todo mundo sabe que o computador e a internet não são mais invenções de Bill Gates, há pelo menos uns 5 anos. Agora são invenções de Steve Jobs!

    André Caldas (usuário não registrado) em 2/08/2010 às 8:06 am

    Muito bom! Eu já ia elogiar o tenchi… mas a Ceil F o superou! :-)

    Gente, como tem gente que não “conhece” vocês, eu sugiro o uso da tag [sarcasmo].

    Lauro César (usuário não registrado) em 2/08/2010 às 9:31 am

    kkk

    Muito boa!

    @André Caldas, e eu achando que o Sheldon Cooper não acessava o Br-Linux :-)

    Bazzinga!

    huahuahua
    Assino embaixo do comentário da Celi.

    E concordo com o @tenchi.

Este post é antigo (2010-07-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.