Enlightenment Foundation Libraries 1.0 BETA
Enviado por Gustavo Sverzut Barbieri (barbieriΘgmail·com):
O objetivo das EFL seria unificar todo seu conhecimento em um único lugar. Na época Rasterman já tinha bibliotecas de eficiência reconhecida como Imlib1 e Imlib2, porém que faziam apenas uma parte do processo: pintar os pixels da maneira mais rápida possível. Era preciso mais: algoritmos para montar cenas e considerar oclusão dos elementos e pintar o mínimo possível; salvar e ler configurações de forma eficiente e também abstrações para o sistema ajudando com portabilidade. Isto resultou em bibliotecas como Eina, Eet, Evas, Ecore e outras. Eina fornece tipos de dados, Eet serializa e carrega arquivos estruturados, Evas é uma biblioteca de elementos gráficos que mantém o estado e Ecore provê “main loop” e abstração a diversos sistemas de entrada como X11, Fb, Tslib, DirectFB, Win32.
Em termos gerais, nada muito diferente do que se vê em Gnome e KDE, porém uma análise mais minuciosa do que uma simples comparação de nomes de features mostra por que o projeto vem ganhando momento: Eet, por exemplo, pode ser comparado a XML + Zip, porém este é compilado e a leitura se dá de forma eficiente, sendo possível incluir fontes e imagens, o que ajuda muito sistemas embarcados ou desktops a terem um boot mais rápido e com menos impacto no sistema de arquivos. Evas também foi inovador ao introduzir o conceito que hoje GTK e QT tentam se adaptar, o de “windowless graphics”, que permite, dentre outras coisas, que uma janela seja redimensionada sem aqueles horríveis artefatos e atraso.
Evas é a biblioteca mais mencionada no projeto. Além do conceito de “windowless” ela possui diversos backends, sendo imbatível em benchmarks. Dentre os benchmarks existem OpenGL, OpenGL-ES, Xrender e um engine em software muito otimizado, o qual muitas vezes consegue se equiparar ao OpenGL. Devido ao uso em sistemas embarcados possui backends específicos para 16 bits per pixel (usado em celulares e internet tablets) e 8 bits per pixel grayscale (usado em Ebook readers).
O projeto vem tomando fôlego com o Linux entrando cada vez em mais sistemas móveis e embarcados. Devido à sua performance e possibilidades gráficas ele vem conseguindo espaço desde que apareceu no Maemo em 2007 e então OpenMoko até chegar aos olhos da Samsung. Com certeza devido à visão do Rasterman, que já em 2002 considerava que o Linux não deveria competir em desktops e sim em outros espaços.
No dia 3 de Outubro de 2010 as EFL foram lançadas como 1.0 BETA, veja mais no anúncio oficial, no link a seguir.” [referência: enlightenment.org]
A interface do Bada é baseada nas EFLs?
Agora vai! Que venha o enlightenment 0.17 e o 0.18 (e que não demore muito :-))
Aos que praguejavam “isso nunca vai ficar pronto”, está aí o cala-a-boca :-) Os caras demoraram pra fazer, mas só porque queriam fazer bem-feito. O negócio é leve, as animações funcionam bem mesmo num hardware mais lento, típico de um sistema móvel/embarcado, e num hardware um pouco mais potente, voa :-) O mais legal é que suporta tbm opengl, o que torna as aplicações muito mais fluidas (um programa que gosto é media center enna).
@jonata, parece que sim. Pelo que vi, há na próprio EFL bastante código feito pela Sansung.
O Enlightenment realmente é surpreendente. Lembra do E-Live? O requerimento mínimo de memória RAM era 64mb em modo live… nunca fiz um teste sério, mas arrisco dizer que o Enlightenment roda em um PC com 16mb de RAM.
“Agora vai! Que venha o enlightenment 0.17 e o 0.18 (e que não demore muito :-))”
Calma Tenchi, só mais 10 anos e a gente vai poder usar a versão estável kkkkkkk
Eu insisti um tempo com o e17, mas chegou uma hora que não deu mais, hoje em dia nem tenho muito tempo pra fuçar, mas torço pra que fique pronto logo todo o projeto, não só as bibliotecas. É muito leve e bonito pra K7, dá até gosto ficar olhando pra área de trabalho vazia :p
Qual distro recomendam para testar o enlightenment como ambiente desktop?
Pensei até que era o Duke Nukem Forever! xD
@Iha, eu uso o Ubuntu. É só instalar via script easy_e17.sh (primeiro resultado na busca do google)
É sério que finalmente lançaram uma versão beta?
Usei o E17 em meu EeePC 900 durante alguns meses no ano passado. Só não aprovei porque ainda estava muito bugado e voltei ao UNR.
@Iha
Tem também a distro Elive, baseada em Debian e Enlightenment. Mas acho que ela ainda não inclui esse novo beta.
Hum…já estou vendo ubuntu+e17+ecomp= show de desktop…
Bada não usa EFL, apesar de ser apoiado pela Samsung, temos que lembrar que uma empresa tão grande quanto ela investe em diversas frentes, como Android, Windows, Bada e outras também :-)
E se vocês olharem no mapa dos desenvolvedores, grande parte deles está aqui no Brasil: http://www.enlightenment.org/p.php?p=contact/devsmap&l=en
isso quer dizer que o e17 em breve substituirá o e16 como versão estavel ou n entendi direito?
Enlightenment 1.0 será o gerente de janelas mais usado das distribuições GNU/Hurd
Se o Bada usa o EFL eu não sei, mas aquele GPS do samsung wave (com bada) com aqueles ícones black piano são o tema black & white todinho.
@Wilfredo, e virá com um port do Duke Nukem Forever usando evas e uma versão do GNOME totalmente em Mono, produzida pela Microsoft! :-)
Ah sim, das bibliotecas da EFL a única que realmente usei na prática até agora foi o Eet, ótimo para quem precisa fazer persistência em disco e não quer reinventar a roda :-) Recomendo à todos. A performance é muito boa e tem uns recursos muito bacanas, como criptografia.