Edição de textos colaborativa em tempo real
Meu novo post no IBM DeveloperWorks trata de uma aplicação frequentemente anunciada, mas raramente bem implementada. Trecho:
A edição de textos colaborativa em tempo real é uma espécie de “santo graal” da automação de escritório e do desenvolvimento em equipes, pois é vista (e incessantemente buscada) como a solução definitiva para o trabalho coletivo.
Como de costume com as ferramentas que recebem o título de “a solução definitiva”, há um porém, na forma de um detalhe importante: não existe ainda uma forma consolidada de colocá-la em prática que se adeque à maioria dos casos de uso comuns, e as implementações existentes têm suas restrições, geralmente impostas pelos limites de velocidade de comunicação entre os computadores participantes. (via IBM DeveloperWorks)
De ferramenta de edição de documentos colaborativa, eu tinha ouvido falar do OpenGoo(agora FengOffice) que apresentamos pra um cliente, mas o projeto foi jogado de lado.
http://www.fengoffice.com/web/
Vou ver as outras opções desta matéria do Augusto…
Uso Google Docs…e acredito ser suficiente, boas implementações para colaboração em tempo real!!
there’s no silver bullets
Até o Emacs faz edição de texto colaborativa em tempo real. Cadê os fâs do vi nessas horas? :P
@Tércio Martins
Lança o “screen” e usa o “vim”
EHUEHEUEHEUEHEUHEUEHEUHE
[ /piada ]
Bem, talvez uma solução seja a criação de um protocolo aberto para aplicações de edição colaborativa. A ideia é a coisa funcionar independente de plataforma ou formato de arquivo. Isso permitiria que OpenOffice, MS Office, Google Docs e companhia pudessem se comunicar melhor.
O OpenOffice ao meu ver tem todo o potencial para isso. Ainda mais agora com o projeto LibreOffice, que conta com o apoio também do google (que poderia colaborar com esta parte de edições simultâneas e integração com o google docs)
Um, quem diria. O Abiword, o editor esquecido (mesmo sendo leve e cheio de recursos, parece até o Opera :-)), tem um serviço de colaboração. E o OpenOffice não. Mancada da Sun e agora da Oracle.