Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Drupal: o que é e porque usar

O BR-Linux usou o Drupal durante 2 anos, posteriormente migrando para o WordPress. Veja abaixo uma descrição de algumas características, bem como a opinião do leitor Luiz Gabriel sobre por que usar esta ferramente.

Enviado por Luiz Gabriel (gabrielΘpx42·com):

“É um Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS), escrito em PHP, inicialmente desenvolvido pelo belga Dries Buytaert, e se tornou open source em 2001, criando a sua volta uma comunidade de milhares de contribuidores e usuários. Mas, ele vai muito além disso: Além dos recursos comuns aos demais Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo, como a criação e edição de conteúdos textuais e de mídia, sem a necesidade de edição de códigos, o Drupal conta com recursos avançados.

  • Gerenciamento avançado de Usuários: O Drupal foi criado com foco em ambientes colaborativos e tem como ponto forte um poderoso sistema de grupos de usuários e permissões. Isto faz dele a ferramenta ideal para o desenvolvimento de projetos com conteúdo gerado pelo usuário (aplicativos de web 2.0) e sites com múltiplos editores.
  • Controle de Tipos de Conteúdo: Permite formulários específicos para cada conteúdo do site, com campos diferentes entre a publicação de produtos em um catálogo e de notícias no mesmo site.
  • URLs limpas: Permite a configuração das urls geradas para cada conteúdo publicado, o que é primordial para técnicas de SEO.
  • Revisões: Permite que vários editores trabalhem em um mesmo texto, por exemplo. editores e jornalistas em um sistema de notícias. Também mantém histórico de alterações efetuadas, por usuário.
  • Categorias: Controles avançados de agrupamento de conteúdos, níveis de hierarquia, múltiplas categorias para um mesmo conteúdo e vários tipos de conteúdo nas mesmas categorias.
  • Múltiplos sites na mesma instalação: possibilita, por exemplo, a criação de grandes portais com subsites (exemplo: UOL, IG) ou múltiplos sites com conteúdo totalmente independente.
  • Sistema de Templates: Um poderoso sistema de templates, o PHPTemplate, é utilizado pelo Drupal para controlar a exibicão e listagem dos conteúdos (o HTML) do site, sem a necessidade de edição dos códigos diretamente no CMS
  • Módulos: Costuma-se dizer que existe um módulo para cada recurso que se possa imaginar para um site no Drupal: E-comerce, classificados, controle de áudio, vídeo, imagens e arquivos de qualquer extensão. E, se não existir o Drupal, é também um sólido framework que lhe permitirá a criação de novos recursos de forma simples.

E isso quer dizer o quê?

  • Velocidade na implementação – projetos inteiros foram desenvolvidos, eficientemente, em apenas três dias.
  • Custo – a facilidade e as possibilidades oferecidas pela utilização do Drupal reduzem consideravelmente o preço de desenvolvimento de um site.
  • Você só faz uma vez – o site tem prazo de validade ilimitado, uma vez que para alterar a aparência/design/layout basta editar os templates.
  • Você é dono do seu site – acaba o problema de ter que refazer totalmente um projeto quando se troca de desenvolvedor, muitas vezes por falta de documentação ou planejamento.

” [referência: px42.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diego Roriz (usuário não registrado) em 17/03/2010 às 11:47 am

    E qual foi o motivo da mudança para o WordPress?

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 17/03/2010 às 11:58 am

    O Augusto expôs os motivos na época da mudança para o WordPress. Acho que era porque o WordPress é mais simples de se administrar.

    Divulguei na época: http://br-linux.org/2008/ajude-a-testar-o-br-linux-2008/

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/03/2010 às 1:27 pm

    Eu não uso o WordPress porque não tem acesso a banco de dados. Só o banco do widenius.

    Me diziam que Drupal era complicado, terrível para configurar…

    Baixei, segui os passos do manual e tava lá instalado em pouco tempo. Até hoje não entendo porque falavam tanto de dificuldade.

    André Eppinghaus (usuário não registrado) em 17/03/2010 às 2:09 pm

    Atualmente só utilizo o Drupal, porém os manuais para desenvolvimento de módulos ainda estão longe de serem fáceis de interpretar devido a particularidades da API.

    Existem livros que são essenciais para o aprendizado:

    Packt.Publishing.Building.Powerful.And.Robust.Websites.With.Drupal.6

    2008-04 – Learning Drupal 6 Module Development

    No site drupal-br.org existe um chat que é muito útil para iniciantes.

    Abraços .

    Cristiano (usuário não registrado) em 18/03/2010 às 12:02 pm

    Eu utilizo o joomla a mais de 4 anos e não tenho o que falar dele. Muito facil e bem mais profissional.

    luiz gabriel (usuário não registrado) em 18/03/2010 às 1:36 pm

    usei Jommla desde de as primeiras versões quando era mambo e tinha acabado de virar open source, ainda tenho pesadelos e acordo suando frio

Este post é antigo (2010-03-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.