Distribuição favorita no desktop: Será que os palpiteiros do bolão chegaram perto?
Hoje às 15h sai o resultado da categoria Distribuições para Desktop, e ontem organizei um bolão para ver quem acertava qual a distribuição desktop favorita, e qual o percentual de votos que ela arrecadaria.
Valiam os votos depositados até as 10h da manhã de hoje, e felizmente não houve empate: apenas um dos 174 participantes válidos ganhou (e foi por aproximação). O nome dele, bem como os dos ganhadores dos demais brindes que foram escolhidos por sorteio, sai em um post que já está pronto para ir ao ar às 16h.
Por enquanto, já que o tema interessa, posso divulgar as estatísticas dos palpites: dos 174 palpiteiros válidos, 172 acreditam que a distribuição favorita no desktop será o Ubuntu, e a média dos percentuais estimados pelos participantes do bolão é 65,8% – e já posso adiantar que essa média está distante do resultado real do percentual da distribuição vencedora (que será revelada às 15h).
A distribuição dos palpites, em classes de 5 pontos percentuais, é conforme o gráfico abaixo.
Note a interessante proximidade entre a primeira classe modal e a média, e também o número de pessoas que acredita que o vencedor terá 85~89%!
Será que fui eu que ganhei? Chutei Linux from Scratch (LFS). Essa é com certeza a distro mais “user friendly” que existe! Nada de comandos exdruxulos como rpm -Uvh ou apt-get install flash-plugin.
É só resolver as dependecias manualmente e rodar um make; make install
Hahaha, fiquei na curiosidade agora!
Parabéns pela pesquisa Augusto, ela fez falta nestes anos!
“já posso adiantar que essa média está distante do resultado real”
:-( então eu não ganhei…
@conan Eu vi seu voto ontem. Sua conta estava “meio” sem lógica, pois não houveram 1.000.000 de votos, mas sim ~1500. Mais sorte na próxima :-)
Eu já imaginava que a votação seria mais apertada do que a média que o pessoal estava dando.
Acho que tem uma diferença entre “a melhor” e “a mais popular”, embora, é claro, muita gente considere o Ubunto como sendo as duas coisas.
@Marcosalex – fazia tempo que eu não via alguém chamar o Ubuntu de Ubunto. Hehehe… eu mesmo já fiz isso no começo.