Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Dica: Backup local do Gmail com o getmail

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Pequena dica, traduzida por Roberto Bech a partir do Free Software Magazine, sobre backup local do Gmail a partir do software livre getmail:

“Para a infelicidade de seus concorrentes, o Gmail parece ter se tornado quase tão sinônimo de email quanto o Google se tornou de mecanismo de busca. Mas o Gmail tem uma desvantagem: todas as suas mensagens ficam armazenadas nos servidores do Google. Se você perder o acesso ao serviço do Google ou à sua conta, perde todos os seus emails. Mas não tema, amante do software livre, porque a cavalaria vem aí, liderada por um programa muito útil chamado getmail. Por Ryan Cartwright”” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Acho que uma outra opção interessante é usar um cliente de email como o thunderbird, assim consegue-se manter as tags. Só tem que configurar lá no gmail o acesso externo por pop (nunca tentei imap) e sempre manter uma cópia, caso contrario ao baixar uma mensagem então a mesma será excluída.

    O único inconveniente é que o thunderbird usa mbox o que o torna lento na hora de abrir uma caixa com GB de informações.

    Gabriel (usuário não registrado) em 15/07/2010 às 12:32 pm

    Não é mais fácil usar o google gears?

    Thiago Rodrigues (usuário não registrado) em 15/07/2010 às 12:36 pm

    Gabriel, backup é diferente de acesso offline. Google Gears não faz backup. :-D

    Vidente Digital (usuário não registrado) em 15/07/2010 às 2:24 pm

    Então para que ter o getmail? Eu por exemplo tenho toneladas de contas GMail em meu cliente Evolution, (isso sem contar as outras toneladas de contas de e-mail de outros serviços, tudo junto no mesmo cliente). Pra que usar o getmail se “qualquer” cliente de e-mail poderá fazer até mais do que um simples “backup”, e também lhe permitir gerenciar sua(s) conta(s) normalmernte (envio e recebimento de e-mails) de fortma local em sua máquina?

    Depois, se quiser fazer backup, apenas copie para outro lugar/midia, o que você tem atualmente na pasta local onde seu cliente de e-mail armazena os arquivos “XML” da vida das contas que ele “gerencia”.

Este post é antigo (2010-07-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.