Dica: Backup local do Gmail com o getmail
Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):
“Para a infelicidade de seus concorrentes, o Gmail parece ter se tornado quase tão sinônimo de email quanto o Google se tornou de mecanismo de busca. Mas o Gmail tem uma desvantagem: todas as suas mensagens ficam armazenadas nos servidores do Google. Se você perder o acesso ao serviço do Google ou à sua conta, perde todos os seus emails. Mas não tema, amante do software livre, porque a cavalaria vem aí, liderada por um programa muito útil chamado getmail. Por Ryan Cartwright”” [referência: guiadohardware.net]
Acho que uma outra opção interessante é usar um cliente de email como o thunderbird, assim consegue-se manter as tags. Só tem que configurar lá no gmail o acesso externo por pop (nunca tentei imap) e sempre manter uma cópia, caso contrario ao baixar uma mensagem então a mesma será excluída.
O único inconveniente é que o thunderbird usa mbox o que o torna lento na hora de abrir uma caixa com GB de informações.
Não é mais fácil usar o google gears?
Gabriel, backup é diferente de acesso offline. Google Gears não faz backup. :-D
Então para que ter o getmail? Eu por exemplo tenho toneladas de contas GMail em meu cliente Evolution, (isso sem contar as outras toneladas de contas de e-mail de outros serviços, tudo junto no mesmo cliente). Pra que usar o getmail se “qualquer” cliente de e-mail poderá fazer até mais do que um simples “backup”, e também lhe permitir gerenciar sua(s) conta(s) normalmernte (envio e recebimento de e-mails) de fortma local em sua máquina?
Depois, se quiser fazer backup, apenas copie para outro lugar/midia, o que você tem atualmente na pasta local onde seu cliente de e-mail armazena os arquivos “XML” da vida das contas que ele “gerencia”.