Cuba melhora conexão à Internet mas isso “não significará uma ampliação do uso da rede no país”
Cuba é o único país das Américas a figurar na lista dos países inimigos da Internet, produzida pela organização Repórteres sem Fronteiras, devido às restrições de acesso e à vigilância exercida pela Agência Cubana de Supervisão e Controle.
Em abril do ano passado, quando os EUA, após cair a ficha de que o embargo de telecomunicações poderia servir como desculpa para a continuidade da limitação às comunicações digitais do povo da ilha, anunciaram a flexibilização do embargo a Cuba no sentido de permitir conexões de fibra óptica da ilha caribenha via empresas dos EUA, eu me perguntei se as restrições ao livre acesso dos cidadãos cubanos à Internet estariam com os dias contados.
Mas lendo os detalhes da recente notícia, parece que não: preferiram a promessa de construção de um cabo novo oferecido pelo Chávez, as referências continuam sendo à ausência de acesso doméstico pela escassez de conexões internacionais, e não há menção (exceto pelo questionamento em aberto do jornalista, ao final) à nova perspectiva de disponibilidade.
Trecho da cobertura da Info:
Ramón Linares, vice-ministro de Informática e Comunicações, disse ao jornal Juventud Rebelde que a ilha continuará melhorando os serviços de telecomunicações, mas manterá “a estratégia de privilegiar os acessos coletivos.”
(…) O uso da Internet é restrito em Cuba. Em suas casas, a maioria dos cubanos não pode contratar um serviço de Internet, reservado só a um grupo de profissionais.
O governo, em troca, enfoca sua utilização em escolas, universidades, centro culturais e científicos e outros estabelecimentos desse tipo.
Havana não divulgou sua resposta a um pacote de medidas lançado em setembro pelos EUA para flexibilizar o embargo, entre as quais uma autorização para que empresas norte-americanas de telecomunicações aceitem prestar serviços diretamente a entidades da ilha. (via info.abril.com.br)
Saiba mais (info.abril.com.br).
Que dizer que, porque tem uns mulambos que resolveram falar mal do Fidel Castro, lá terá banda larga* antes daqui?
Pra que serve a democracia afinal?
* Banda larga, segundo o ITU, tem velocidade mínima de 4M. No Rio de Janeiro todo, o Lerdox só entrega 600K, imagina como é no Acre. Estamos piores que a Somália…
Venezuela está racionando energia elétrica, falta alimentos, água,mas tem democracia em demasia,lol.
Cadê o Bebeto Maya, o exterminador de comunistas?
Eles tem hovercraft lá???? Uau =D
Como os EUA são bonzinhos!! eles sancionam cuba, e dizem que quem comercializar com eles sera sancionado também, agora, eles podem vender cabos pros cubanos…
Enquanto nós nos preocupamos com moda e futebol cuba se preocupa em melhorar a qualidade nas escolas.
Aqui no Brasil, qual escola publica tem acesso livre a internet?? com máquinas decentes para o uso? piada…
Se for falar mau de cuba, tome cuidado para não ser apenas mais um zumbi instrumento da mídia e do império Yankee.
tá certo, esse negócio de internet e livre informação só serve para amaciar a ímpeto revolucionário do povo.
Vinicius, lendo o que tu escreveu, evitando assim tããão de longe o assunto de o povo de lá não ter acesso livre às comunicações, de ser o único país das américas na lista de inimigos da internet que os repórteres sem fronteiras mantem, eu também fiquei com a impressão de que tinha alguém sendo zumbi e instrumento….
Vinicius
“Se for falar mau de cuba…”
olha, no brasil, as escolas devem estar muito mal mesmo… há alguns anos o ensino deu lugar ao proselitismo ideológico de esquerda.
agora temos de ver semi-letrados falando sobre “instrumentos da mídia”, “império yankee” e como é boa uma ditadura que assassinou 100 mil pessoas, que tem presos políticos e de consciência e que se recusa a permitir o acesso da população à livre informação (por culpa do império e para o manter o alto nível do ensino, claro).
Quero ver cuba lançar…
@Vinicius Zucatti
Já experimentou conversar com um cubano?
Pode ser via internet.
Trocar email com alguém em alguma universidade cubana?
Se conseguir, o que vai ser difícil, a pessoa vai te contar o que acontece por lá.
Experimente. Eu saí do meio acadêmico. Conversei com alguns cubanos via email já.
A realidade é bem mais dura do que essa dialética revolucionária sua.
Qualidade de escolas? Nem o MEC reconhece os diplomas cubanos no Brasil. E olha que o MEC é aqui no Brasil. O Brasil sempre apoiou Cuba por ai ao longo do atual governo e nem assim reconhecemos a qualidade do ensino cubano.
Por que será?
Acho que devemos pegar dados estatísticos CONFIÁVEIS (mortalidade,educação ,expectativa de vida e até mesmo opiniões dos populares).
E digo confiáveis mesmo ,pois se você pensa que a televisão e os jornais mais conhecidos vão dizer a verdade ,pode esquecer .Inclusive a corporação de civita.
Recomendo seguirem o cloaca news para mais informações independentes.
http://cloacanews.blogspot.com/
E outra coisa ,os Estados Unidos há muito tempo tenta comprar o povo de Cuba .E assim conseguem conquistar alguns “trolls” contra o governo.
pode confiar também nos dados pré-ditadura também:
- o acesso a educação já era universal, não foi nenhuma conquista do comunismo. quando muito piorou;
- relatos de moradores sobre a saúde: era melhor antes da ditadura, materiais hospitalar devem ser fornecidos pelos familiares, não há enfermeiras, ter um familiar internado significa ter de mobilizar a família inteira.
é realmente inaceitável essa falta de caráter de alguns militantes de esquerda que defendem essa ditadura odiosa. não deixam de atacar as ditaduras brasileira(423 mortos pelo regime, mais 119 mortos por terroristas de esquerdas, devidamente apagados da história), a chilena (3.000 mortos) e argentina (30.000 mortos). nesse particular estão corretos, um morto pelo regime já seria muito. mas na hora de falar de uma ditadura que matou 100.000 (CEM MIL), querem culpar o “império yankee”.
Peço para que leiam um texto rápido, sobre manipulação da informação. Não pende nem para a esquerda nem para a direita, só contra nós…
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/01/12/a-manipulacao-segundo-chomsky/
Concordo que muitas escolas no Brasil estão de mal a pior, porém a escola da minha mãe tem um laboratório de informatica muito bom, e os alunos usam “consideravelmente bem”, falta muito para o ideal porém não é uma “orkutização” dos alunos.
Não é regra, porém temos excelentes escolas publicas em algumas cidades. Assim como Universidades.
Longe do ideal, porém não é como esse “povo” que adora criticar acha que é, 99% estudou a vida inteira na rede particular e hoje acha que sabe alguma coisa sobre a rede publica. (Sim, no geral é uma … Porém é importante reconhecer aquelas que fazem bem seu trabalho)
hahahaha luis nassif não pende nem pra esquerda, nem para a direita… ele pende para onde está o dinheiro mesmo.
Ejedemal
Sim ,é verdade ,mas se você olhar todas as estatisticas de vários paises , a mídia corporativa defende os partidos de Direita.
Igual ao caso do FHC e Miriam dutra.NINGUÉM ousou em falar nada sobre este assunto durante anos . O FHC teve que dar muitos bonus no BNDES para A Globo ficar quieta sobre o assunto.
Acredito que o site da blogueira Yoani Sánchez mostra como é a vida dos cubanos.
http://desdecuba.com/generaciony_pt/
Luiz
Você pega um blog que é contra o regime de Cuba. Acho que deveria pegar outros blogs que demonstre os outros lados da moeda.
Sobre esse blog da Yoani Sanchez:
Não simpatizo com o regime cubano (ainda que simpatize com o povo de lá), mas uma coisa sempre me intrigou: se aquilo lá é uma ditadura sanguinária, por que eles ainda não calaram/prenderam/mataram essa moça?
Prá uma ditadura sanguinária nada mais fácil, mesmo porque eles não têm de dar satisfação nenhuma à comunidade internacional.
Tem coisa mal explicada aí…
PS – Não entendo porque tanta notícia sobre uma ilhazinha que tantos chamam de insignificante. Não vejo o mesmo tratamento para outros países das Américas “mais importantes”, como México, Argentina, Chile etc.
Perdão, me referia a Noam Chomsky.
Smaug, uma possível pista está no primeiro parágrafo da notícia.
André Luis, o MEC não reconhece nenhum curso feito no estrangeiro, para que haja esse reconhecimento, é necessário avaliar os conhecimentos através de provas, os oriundos de Cuba nunca conseguiram acertar mais que 10% das questões de multipla escolha,(se fosse discursiva quanto seria????), mas alguns politicos na camara e no senado colocaram um projeto que reconhece automaticamente os diplomas dos médicos de cuba, o projeto só não foi votado e sancionado pelo presidente, devido a própria inatividade do congresso, o projeto recebeu o apelido dos funcionários da camara de “curandeiros de cuba” e tem o apoio incondicional do pt e seus aliados
E eu com Cuba ?
@ewerton
Gozado, só achei a expressão “curandeiros cubanos” em blogs reacionários, no Google não veio nenhum site de instituições particulares, por exemplo. Porque será?
Eu moro no Chile, e aqui ao meu lado no escritorio tem um colega Cubano, que saiu de Cuba faz 5 anos.
A realidade lá é forte, parece absurdo. Os relatos dele sao dificeis de acreditar para qualquer pessoa que esteja acostumada com o que chamamos de democracia.
ejedelmal:
e todos os supostos relatos positivos nos chegam pelas palavras de simpatizantes do governo cubano, petistas, membros do pc do b etc.
mas pelo menos podemos identificar essas pessoas pela filiação partidária mesmo… nada como o argumento ad hominem que você fez… “reacionários” hehe.
reacionários são os irmãos castro, que impedem qualquer mudança que possa tirar o povo cubano um pouco que seja da miséria.