Cronograma do Debian 6.0 Squeeze pode atrasar
O code freeze do que no futuro virá a ser o Debian 6.0 Squeeze já esteve agendado para dezembro passado, depois foi adiado para março, e agora chegam as notícias de que esta nova data proposta não será cumprida.
O Debian Release Team está soando o alarme: falta só cerca de um mês para a data definida pelo projeto, e o número de bugs críticos ainda é alto demais para congelar o desenvolvimento e criar a próxima versão estável – e o resultado disso é que tornou-se bem menos provável que o período de lançamento atualmente previsto (verão do hemisfério norte) seja atingido.
E eles não estão só falando, estão propondo ação. Segundo a matéria do The H, o pessoal do Release está chamando os mantenedores de pacotes e programadores a corrigir os bugs rapidamente, ou se defrontar com a possibilidade de remoção dos pacotes sob sua responsabilidade.
Voluntários para complementar algumas atividades em que há demanda também estão sendo convidados a dar sua parcela de contribuição. (via h-online.com)
Pois é, o Squeeze só vai ficar pronto quando estiver pronto. Quebrar esta cultura não é e nem será fácil para a Debian.
De qualquer forma é melhor assim do que termos um Squeeze problemático.
já nao sao mais aqueles tempos em que o Debian ficava pronto quando estava pronto agora o pessoal do Debian tambem está correndo e ameacando tirar pacotes vamos ver onde isso vai dar !!
Não me incomodo com a demora desde que tenhamos mais uma versão com qualidade, como sempre aconteceu…
Há anos eu não tenho usado o stable, por isso para mim tanto faz. Mas deve fazer diferença para quem precisa de segurança e confiabilidade acima de tudo.
Eu já estou usando o Squeeze , e tenho certeza, que seja liberado quando for, será um ótimo sistema, com ele em Testing apresenta menos clashs que o fedora 12 por exemplo( não vou comparar com os wins da vida pq seria crueldade com estes)
Debian uma jornada a estabilidade.
Até 2012 fica pronto… Ou não.
Bem, isso nem é mais novidade… fica pronto quando está pronto e pronto !
E, verdade seja dita, este é um dos motivos que me leva a sempre optar pelo Debian nos servidores sob minha responsabilidade.
O.O.
Não entendo uma coisa: essas distribuições grosseiramente falando pegam o kernel e vários softwares desenvolvidos por projetos livres e “embalam” em uma distribuição. Não seria o caso de apenas pegar o release mais estável?
O que eles tanto desenvolveriam em uma distribuição que seria necessário corrigir?
compatibilidade
A demora não é irrelevante, mas com certeza se houver qualidade no produto e principalmente compatibilidade, já é um motivo para se aguardar.
Marcosalex, eu já tive essa dúvida também. Fui perguntar lá no IRC da debian e eles me disseram que não é só um empacotamento de programas, eles fazem patches para torna-los mais estáveis e compatíveis.
Eu uso a versão estável e é excelente mesmo.
@erico,
Se você usa como Desktop, o problema é a incompatibilidade dos sites com o Firefox 1.0, Gnome 1.10 e KDE 2, hehe
Sou outro usuário de Desktop que há muito só usa a versão estável do Debian. Sempre gostei desta distribuição e não tenho nada à reclamar. Não me importo com a demora, pois a qualidade é sempre mais importante.
Debian é sempre Debian. A cultura é essa aí e daí?
Conheci o GNU/Linux através do Debian Lenny (stable) e uso no Desktop,e acho um ótimo SO,apesar dos pacotes “um pouco antigos” me satifaz plenamente,pois é extremamnete estável e tudo funciona! Viva o Debian o/
PS: no aguardo ansioso do Squeeze ;D abraços.
Comecei no GNU/Linux através do Debian Lenny (atual stable) e uso no Desktop. Não tenho do reclamar,é um ótimo SO:apesar dos “softwares um pouco antigos” é extremamente estável e tudo funciona hehe abraços.
PS: no aguardo ansioso do Squeeze o/
Podiam enxugar também a distro. Tem 30 versões de “ls” coloridos, até software pra dentista. Muita coisa fora do foco. Daqui a pouco vai ser preciso um caminhãozinho pra receber os DVDs em casa.
Qual o problema do Debian vir com muitos softwares, se você pode instalar o sistema com o primeiro CD/DVD e instalar e remover livremente os softwares que você quiser? Basta não comprar/baixar todos os DVDs!
Allan: o problema é exatamente o que está dito nas news (atraso por causa de bugs nos bilhões de softwares, em sua grande parte inúteis).
Não entendi @joão….
Sem dúvida a mudança de paradigma explica os problemas com o cronograma. Há uma diferença fundamental a se pensar entre as distribuições que laçam versões sazonalmente, a política de pacotes e os ports.
A questão é que muitos pacotes são aceitos e habilitados, o que preenche os 27 cd´s. Sendo que isso não é propriamente uma desvantagem, ao contrário.
Outra questão é quanto aos ports, são mais de 11 oficiais, um distribuição que só está na plataforma intel/amd não encontra problemas em ter releases semestrais, mas uma comunidade com esse nível de presença em outras plataformas necessitará de um grande esforço para ser regida por prazos definidos. Uma última coisa nas distro semestrais sempre há uma emp´resa por trás.