Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Criando seu próprio NAS usando o OpenFiler

Acima de um certo volume de transações ou demanda por disponibilidade, soluções dedicadas (de hardware, software e serviços) podem ser a alternativa certa para seu armazenamento em rede em ambientes corporativos – mas em pequenas redes (domésticas, de laboratórios ou mesmo pequenas organizações), um PC robusto e de baixo custo, junto com a distribuição OpenFiler, pode ser uma boa alternativa, se for bem mantido.

Este artigo em 2 páginas da Linux Magazine gringa explica detalhes do OpenFiler – distribuição especializada em criar appliances de armazenamento compartilhado em rede – e de seu uso.

Ele inclui um bom suprimento de recursos básicos (gerenciamento via web, acesso ao conteúdo dos discos via SMB, NFS, FTP, HTTP/WebDAV, iSCSI),e mais grande variedade de siglas: RAID, FC, LVM, ext3, xfs e muito mais.


Frente e verso do NS-K330

Já tive e mantive NAS implementado em PCs em redes de pequeno porte, mas conforme a tecnologia avança e minhas demandas se reduzem, hoje minha aposta é diferente: encomendei um mini NAS dedicado NS-K330 bem mais modesto (menos de US$50, mais taxas), e pretendo rodar nele o firmware SNAKE baseado em Linux, que faz bem menos do que o OpenFiler mas bem mais do que eu preciso, embora com desempenho de disco limitado ao que eu puder conectar às suas portas USB, e passando longe de características menos modestas, como iSCSI e FC.

Mas YMMV, e cada um deve avaliar suas próprias demandas e disponibilidades. Quando o meu NS-K330 eu conto pra vocês. (via linux-mag.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Jakabin (usuário não registrado) em 16/06/2010 às 1:37 pm

    Interessante esse NS-K330. Ele tem um CPU ARM de 250MHz e 32mb de RAM, será que consegue sustentar uma transferência decente pela rede para assim ser usado como um NAS ? Se ficar que nem o meu rotiador dlink DIR-320 que chega no máximo a 2MB/s com um HD espetado no USB, é meio inviável, melhor seria investir num Guruplug, Sheevaplug e derivados.

    Elessar (usuário não registrado) em 16/06/2010 às 1:48 pm

    Augusto, ao instalar o SnakeOS você “ganha” suporte àqueles hubs USB.
    No firmware original isso não é possível, porém.

    Obrigado pela indicação via Twitter, desde produto.. Estou esperando o meu chegar ;-)

    []s

    Tem algum NAS performático e seguro para usar em empresas como File Server de verdade ?
    Vejo muita gerente se referindo a problemas de performance, codificação de caracteres errados nesses NAS encontrados em território nacional via importação.

    Giorgio (usuário não registrado) em 17/06/2010 às 3:05 am

    Outras solução de NAS livre é o NexentaStor (baseado no opensolaris) ZFS e tal, pelo que eu vi parece ser melhor que o openfiler.

    ArionKrause (usuário não registrado) em 17/06/2010 às 11:44 pm

    Uau! Nem acreditei quando cliquei no link do NS-K330 e vi que era no DealExtreme. Tem de tudo lá!

    Há eras que eu procuro um… dispositivo assim, para baixar torrent sem gastar energia deixando o PC ou notebook ligado, e esse NAS faz isso e muito mais!

    @hamacker
    Eu utilizo os NASes da QNAP (www.qnap.com) sendo que muitos modelos possuem RAID, perfeito para segurança e velocidade em uma rede corporativa.

Este post é antigo (2010-06-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.