Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como renomear interfaces de rede via UDEV

O Pablo Hess escreveu uma dica que considero bem útil para definir os nomes das interfaces de rede no Linux usando UDEV. Está no blog do DeveloperWorks, separei o trecho inicial e o link ao final:

Seu servidor provavelmente possui mais de uma interface de rede. Quando isso acontece, o Linux chama a primeira interface de eth0, a segunda de eth1, a terceira de eth2 e assim por diante. No entanto, você pode dar nomes mais intuitivos às interfaces, como lan0 e wan0, por exemplo. Basta lançar mão do poderoso sistema Udev. (via https:)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Suhanko (usuário não registrado) em 12/10/2010 às 1:46 pm

    “Basta lançar mão do poderoso sistema Udev.”
    É pra usar udev ou lançar mão dele?
    No texto,o escritor também dá uma visão ruim do hotplug, utilizado até hoje em interfaces de rede, por exemplo.
    Também, quando a interface de rede fica como eth1 invés de eth0, basta remover as duas entradas em /etc/udev/rules.d/*persistent-net.rules, sem precisar manipular o arquivo (exceto as posições das interfaces estejam realmente invertidas).
    No texto ele se refere ao arquivo de configuração da interface de rede como 70-persistent-net.rules, porém nem sempre esse arquivo se inicia com 70. Vi isso ao fazer uma configuração no Mandriva (ou Conectiva, não me lembro) há alguns anos.

    Já utilizei o udev para fazer regras para configurar modems 3g que não funcionam automaticamente no linux (esse processo envolve modificar o ID do dispositivo e fazer um sniffing do barramento usb pra pegar uma string necessária na configuração). Realmente é muito agradável de utilizar.

    Acho que eu não entendi direito o artigo, pois a proposta para um problema tão simples não é abrir mão do udev, apenas ajusta-lo :
    http://hamacker.santhanna.net/?p=1944

Este post é antigo (2010-10-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.