Google: Chromium OS adotando o Portage, do Gentoo
Já faz algum tempo que o Gentoo não aparece nas notícias daqui, e hoje comemoro a oportunidade de poder comentar sobre o novo âmbito em que passará a ser empregada uma de suas ferramentas mais características: o sistema de gerenciamento de pacotes Portage, cujo funcionamento é bastante similar à dos Ports típicos dos sistemas BSD.
E é um endereço que tem tudo para se tornar bastante conhecido: o Portage está sendo adotado no build system do sistema operacional Chromium, do Google, para responder ao desafio de manter os builds específicos para cada um dos equipamentos parceiros do Google nesta empreitada.
Os responsáveis testaram várias ferramentas para isso, e acabaram optando pelo Portage, para o qual migrarão 100% das operações ao longo das próximas semanas. Eles já estão avançados na tarefa, e no momento a ferramenta já está apta a compilar para alvos ARM e x86, suportar builds específicos por fabricante/placa, e automação de builds.
Ainda há um bom caminho a trilhar, mas no momento já há até documentação para colocar o sistema em operação, desde a sua configuração até a compilação de um sistema Chromium via Portage e gerar uma imagem USB bootável. (via groups.google.com)
Parece ser uma otima ideia se eu criasse uma distro usaria esse sistema de ports tbm !
Já estamos comemorando aqui o/
Que legal, um sistema baseado no Ubuntu que usa o gerenciador de pacotes do Gentoo!
100% frankenstein
Conan, é “100% frankenstein”, mas gostei a ideia.
Vamos ver no que é que dá. Só sei que vai ter muita gente falando: “Sou mais o Google Chrome do que esse negócio de Linux”.
Fantástico! Bom pro Gentoo :)
Mas afinal, o que ainda prende usuários ao Kurumin tanto tempo depois de ser descontinuado?
O mesmo motivo que leva alguém a ter em pleno 2010, o Windows 95 ou 98 rodando. (Conheço ao menos meia dúzia de pessoas com IBM Aptiva (processador Pentium 100 e mais antigos) rodando estes antigos sistemas e os supre muito bem. Pra que mudar se está funcionando?
Este doentio desejo de ficar atualizando distro todos os dias só para ter o sistema mais novo não leva a nada. Isto é apenas uma obsessão de nerds, pessoas normais não se preocupam com isso.
Com certeza é o melhor gerenciamento de software que conheço, claro se bem configurado. O DRobbins acertou em cheio quando portou o sistema de ports para o Linux, pena que ele foi trabalhar na MS e “todo mundo” odeia ele por causa disso.
Se a solução for implementada com eficácia, não precisa virar um frankstein.
Acho que vai ser prático pro google, pois ele se auto-compila nas plataformas e já pode ser distribuído. vai aproveitar muito melhor o hardware. E como as plataformas são específicas, depois de compilado ele só precisa distribuir os binários pra cada modelo.
Sem dúvidas é a melhor solução.
o Librix da Itautec que é baseado no Totoo da Unicamp também usa o port do Gentoo…
Não sabia que o Librix também usava, legal!
Já tentei instalar o ChromiumOS, mas ele não reconheceu meu teclado USB. Também não me aprofundei, afinal nem alfa não é. Mas o Google está ajudando a promover o Linux, seja com o Android no celular ou com o futuro Chrome OS no desktop.
PERFEITA é como descrevo a idéia de utilizar o Portage no ChromiumOS. Sinceramente, é o melhor gerenciador de pacotes que conheço. Existem muitos gerenciadores de pacotes bons, mas estável e “inteligente” como o Portage ainda não vi… []‘s
legal ter que esperar para o Chrome OS se compilar antes de usar. :)
Sou usuário do Gentoo desde 2004 e acho ótima a idéia de usarem o Portage para o Chromium OS, é um gerenciador de pacotes realmente excelente.