Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Campanha partidária é off-topic nos comentários do BR-Linux

A campanha para as eleições já começa a acelerar, e o debate político-partidário é uma forma importante de o cidadão ajudar a moldar o resultado – não apenas ajudando a definir os eleitos, mas também suas plataformas com relação a todos os temas considerados importantes pela sociedade.

Há uma série de instâncias e locais em que este debate pode ocorrer: na sua comunidade, no âmbito partidário que melhor lhe representar, nos recursos on-line e off-line de comunicação social, entre outros.

Especificamente no caso do BR-Linux, quero desde já deixar claro o posicionamento adotado no blog: a partidarização do software livre e de assuntos correlatos não é bem-vinda aqui. Considero lamentáveis, em termos de custos e resultados, alguns exemplos já ocorridos no passado recente, e não tenho interesse ou intenção de colaborar com a turma do “marketing político 2.0″ que já manifestou intenção (e até colocou em prática, em alguns casos) de aparelhar politicamente as áreas de comentários e fóruns da web brasileira a favor ou contra algum projeto partidário – e nem de transformar o BR-Linux em local em que o software é discutido partidariamente. Inclusive acredito que não faltarão sites, projetos e listas de discussão interessados em suprir esta demanda, se ela existir.

Assim, antecipo a comunicação, para evitar surpreendê-los depois: a não ser que o assunto de algum post seja objetivamente a declaração ou iniciativa de algum candidato a cargo eletivo, a regra geral será a seguinte: os comentários dos leitores manifestando-se contra, a favor ou de outra forma mencionando candidatos, mandatários, membros de governos, ou partidos políticos serão considerados fora do tema do site e estarão sujeitos a moderação administrativa, sempre que percebidos, e quando não tiverem sido moderados negativamente pelos próprios leitores, aos quais convido a colaborar usando os recursos de moderação à sua disposição.

Para evitar perda de conteúdo, portanto, solicito aos leitores que se abstenham de inserir aspectos político-partidários (incluindo a menção direta ou indireta a candidatos, atuais mandatários, os integrantes das equipes deles, partidos, coligações) em seus comentários, ainda que secundariamente, pois o a avaliação do que constitui menção a aspectos político-partidários (e fora do assunto da notícia em que está inserida, de acordo com os Termos de Uso do site e com este esclarecimento) poderá ser exercida de forma estrita. Mas não perca o impulso de manifestar-se políticamente: leve seus pensamentos a uma instância adequada em sua comunidade, onde serão discutidos e aproveitados!

Sugiro e recomendo que todos participem do processo eleitoral conscientemente, procurem se informar de forma ampla, e manifestem-se livremente sobre este importantíssimo tema nos meios que tratem dele e estiverem à sua disposição – em especial, que procurem fazê-lo junto às agremiações da sociedade civil que melhor representem seus interesses e posicionamentos políticos. O BR-Linux não está incluído nesta lista, não tem a situação partidária como foco, e continuará tratando de Linux, código aberto e demais temas correlatos, sem buscar viés partidário nem apoiar qualquer campanha específica.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    self_liar (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 9:22 am

    Acredito que ninguém fez campanha até o momento,no entanto não podemos deixar de falar sobre a relação que existe entre alguns governantes que apoiam o software livre e outros que não apoiam .Isso na minha opinião não é propaganda política e acho até saudável este tipo de discussão .

    Não podemos omitir a ligação do software livre com política e com os outros temas da sociedade.

    tobias (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 9:34 am

    Augusto, Sei muito bem que o site é seu, e quem faz as regras aqui é você, mas o processo político brasileiro já se mostrou decisivo para a adoção (ou não)de GNU/Linux e software livre.

    Sou contra discussões fora de tópico também, mas este é um dos principais fóruns de discussão de sobre linux no Brasil, e gostaria que você considerasse pelo menos incluir notícias esporádicas em dentro do tópico, principalmente com as opiniões dos candidatos sobre software livre (e a sua, claro), que é um dos assuntos que interessa quem te visita, e costuma ser deixado de lado nas mídias tradicionais.

    Eu já comentei aqui e acho que você conhece pelo texto quem faz parte dos “cabos eleitorais 2.0″, eu não sou um deles. Penso que a profissionais de TI, geralmente bem estudados, o “analfabetismo político” não cai bem.
    Em último caso, se o negócio sair do controle, bloqueie os comentários.

    Fábio Prudente (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 9:43 am

    Concordo plenamente com o posicionamento do BR-Linux.

    Há uma grande diferença entre uma discussão política, e uma discussão político-partidária.

    Acredito que discutir ideias e políticas para o SL será sempre bem-vindo neste blog, mas usá-lo como veículo ou trampolim para candidatos e partidos seria, no mínimo, desrespeitoso com o trabalho que há tantos anos vem sendo construído pelo Augusto

    Riser (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 9:51 am

    Concordo com você @tobias.

    Rafael Junior (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 9:54 am

    Parabenizo você augusto pela sua atitude, acho que essa regra é muito valida. pois no âmbito de liberar abre precedentes para divulgação massiva de tais partidos ai começa a bola de neve. pois queremos ver noticias relacionadas de software livre e não anúncios políticos disfarçados de noticia.

    abraço.

    Tobias, se houver algo que eu considere digno de nota, noticiarei sem dúvida – e até mencionei isso, como caso de exceção, no comunicado acima.

    Mas você não tem ideia do tipo de factóide que tem chegado a mim como indicação de notícia: “cand. X diz que usa ubuntu”, “assessor de candidato foi de entidade de código aberto”, “cand. Y usa sistema operacional proprietário em notebook” e por aí vai.

    Como ainda estamos longe do período quente da campanha, achei melhor ativar os filtros mentais desde já.

    Quanto a quem comentou que este tipo de discussão pode ser considerado saudável, reforço minha plena concordância, e renovo a sugestão de que procure um local adequado para tê-la!

    andre (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 10:04 am

    Concordo com você @tobias. [2]

    Paul (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 10:23 am

    Augusto, nossa população já é desinformada demais, desapegada a política, e seu gesto apenas é mais um passo nessa direção de “deixem eles fazerem o que eles querem, não gosto de política.”

    Lamentável.

    ioca100 (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 10:24 am

    Sou a favor do SL ser usado pelos governos, mas sem propagandas partidárias.

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 10:31 am

    Tobias…

    Concordo com o Augusto e digo mais: Ambos os candidatos das principais coligações têm casos de uso de software livre em seus respectivos governos.

    Não acho que discussões relacionando chapa e software livre acrescentariam qualquer coisa ao debate político, vão acabar é empobrecendo o site.

    Força ao Augusto na resistência, porque esse ano não será fácil. Basta acompanhar as contratações que já feitas por alguns partidos para perceber o que o ano de 2010 reserva para a internet brasileira.

    Paul, gosto de política, e a discuto, e participo ativamente dela. Lamentável seria alguém cobrar de mim uma atitude, em meu blog, para mitigar esta desinformação que você atribui à população. Mitigar esse tipo de problema compete a todos nós, mas a forma pela qual eu colaboro não é esta, de arcar com custos e esforços de franquear palanque e microfone e achar que está fazendo algo de bom.

    Recomendo a todos os interessados que procurem debater e se informar sobre política e o processo eleitoral, nos locais em que isto ocorre, para evitar que “eles façam o que eles querem”, como diz o Paul.

    O meu site não será um destes locais, e a razão de isto ocorrer de forma tão estrita este ano é o aparelhamento já percebido – “eles querem” usar blogs, com algum destaque para o público interessado em código aberto (e seus eventos, boletins, sites, etc.) a favor ou contra determinados posicionamentos, e não estou interessado em participar disso – pior que população desinformada seria população manipulada.

    Não tenho condições de fazer um bloqueio seletivo baseado na pureza da intenção de quem debate o assunto, portanto recorrerei ao expediente mencionado, que é reconhecê-lo como off-topic de modo amplo, e sugerir que os interessados em debatê-lo procurem local adequado, que não é aqui.

    chuck (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 10:45 am

    Outro dia eu eu li uma materia no folhaonline sobre um caditado. Como é possivel fazer comentarios nos artigos, tinha lá uma histórinha narrando um fictício velório do sujeito. Depois uma senhora chegava e jogava vários temperos par que os vermes comecem algo melhor. Se não bastasse, o autor do comentário solicitava que fosse reencaminhada a mensagem para outras pessoa para que o candidato não ganhasse a eleição. Caso contrario o Brasil sofreria.

    Isso é alfabetismo politico? Não poderia pelo menos argumentar de forma convincente?

    Não gosto muito daqueles textos edificantes e peigas. Mas nestas horas, seria bem interessante as pessoas “lerem as 3 peneiras”

    Fábio Emilio Costa (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 11:09 am

    Sou à favor da postura do Augusto. Acho que o Br-Linux não é espaço para “e-panfletagem”. Algum debate político poderá ser válido, e ideológico também, mas quando as questões ficam no nível partidário é melhor que cada um exponha em seu espaço pessoal (blog, twitter, whatever…)

    Carlos Araujo (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 11:32 am

    estou contigo 100% nessa Augusto. Embora eu tenha lado e posicionamento político, entendo que AQUI o assunto é diferenciado.

    Não venho ao BRLINUX para travar batalhas políticas, salvo quando se tratar de SL. Quando desejo infos ou debates de política, tenho outras instâncias, sitios e lugares para esse fim.

    Augusto,

    Concordo com a restrição à propaganda politico-partidária no blog, perfeito na sua posição.

    Apenas sugiro que publique aqui no site sua opção política, não com viés de propaganda, mas apenas que fique claro sua posição para os leitores, já que trata-se de um blog e como você mesmo já ressaltou aqui, eveltualmente, surgem textos opinativos.

    qwerty@qwerty.com.br (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 11:52 am
    Jacinto Occunna Mangueira (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 11:55 am

    De pleno acordo. Mesmo que exista partido pró e contra SL, se formos entrar nessa discussão o negócio vira flame infindável, com gente mostrando os podres de cada um e o foco do site se perde.

    Vamos debater política nos lugares apropriados e deixar o br-linux para o que ele se propõe.

    nozes (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 11:57 am
    Leandro Hamid (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 11:58 am

    Eu não sou a favor de nada nem de ninguém, sou a favor do SL!!!

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 12:00 pm

    Carcará:

    Acho que a posição do Augusto não é pertinente ao tema do site, acho que está bem claro. Você deveria respeitar a privacidade dele.

    Ademais, todos sabem que tipo de militância faz uso desse expediente. Se o Agusuto se declarar contra ela, vão acusá-lo de parcial por bloquea-la. Caso se declare a favor, ele estará fazendo um favor involuntário maior do que publicar “factóides” e ainda vão acusá-lo de traidor.

    A posicionamento do portal está corretíssimo. Política não, ponto-final.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 12:01 pm

    100% apoiado. Sou contra misturar software livre e política. A adoção ou não pelo estado não influencia em nada a adoção pela população em geral.

    Ozzy (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 12:05 pm

    Concordo com o Augusto. O BR-Linux não é palanque. Existem muitos sites e listas para isso, onde aliás, a maioria não aceitaria postar uma notícia de Linux ou Software Livre / Open Source que não tivesse algum fato político envolvido (e estariam agindo corretamente também).

    Como diz aquela já quase velha música: Cada um no seu quadrado !

    O.O.

    Maicon Faria (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 12:10 pm

    @Augusto e @Daniel Stolf,

    sobre o comentário:
    “Concordo com o Augusto e digo mais: Ambos os candidatos das principais coligações têm casos de uso de software livre em seus respectivos governos.”

    Eu diria que o comentário acima é o primeiro comentário passível de moderação segundo essas regras.

    Eu também entendo essa postura, embora a considere discutível principalmente porque o uso de software livre pela administração publica infelizmente virou tema partidário.

    Outro ponto que me incomoda é a relação que os leitores tem com esse tipo de mídia: os fatos de podermos comentar, sugerir temas e notícias e o próprio nome do blog dão a sensação de liberdade para o conteúdo desde que pautado pela discussão de SL. As pessoas, que como eu, acompanham e participam diariamente do BR-Linux sentem-se fazendo parte disso. Essa parece ser uma diferença brutal em relação a velha mídia, entretanto, esse tipo de regra, mostra que essa diferença é uma fantasia.

    A proibição de comentários que relacionam SL com a corrida eleitoral pode ser considerada arbitrária. Política é um tema como qualquer outro.

    Política pode gerar flame ? Claro ! SL em si já gera flame ! Assim como em outros temas, as pessoas são livres para não ler e não participar das discussões.

    Embora tenha achado o comentário do @Paul um pouco agressivo, concordo com ele. Não vejo outras explicação para essa proibição senão a idéia o que ele colocou.

    andre (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 12:17 pm

    Minha opnião é de que as notícias relacionada com sl deveriam ser discutidas sim já que, principalemten no Brasil, está está bem relacionado com os governos. E os comentários que descambassem pra tendências ou propagandas partidárias sendo moderados, com tem sido feito até agora. Mas de qq forma o que o augusto achar melhor pra mim tá ok!

    Maicon, e aí está dado o espaço para que você pudesse expor esta sua opinião discordante.

    E com certeza os Termos de Uso que defino livremente para meu blog podem ser considerados por você o que você desejar considerá-los, não há dúvida disso. Mas as decisões sobre o uso ou funcionamento do meu próprio site dependem mesmo da minha vontade, é difícil ter alguma delas que fuja ao conceito clássico de arbítrio, uma vez que posso exercer livremente meu poder de escolha. Eu as chamaria de discricionárias, e não de arbitrárias, mas tenha certeza de que antes de tomá-las eu considero o que percebo como sendo interesse do público.

    E de fato política partidária é um tema como qualquer outro. É também um tema sobre o qual muitos envolvidos têm opiniões fortes, previamente formadas e sobre as quais usualmente só discutem no modo write-only. E é também um tema declarado off-topic no BR-Linux, nos termos do esclarecimento veiculado hoje.

    E claro que as pessoas são livres para discuti-lo ou não, nos locais adequados para isso, que são muitos. Aqui não e um deles, como espero ter deixado claro, e por motivos que não são estes que você afirma “não ver outra explicação”, apesar de eu a ter oferecido.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 12:43 pm

    E depois de acabar as eleições, os comentários políticos serão liberados novamente?

    Sugiro que os comentários moderados administrativamente sejam criptografados, assim como ocorre nos comentários moderados como troll/flame e fora do tema. Pois não adianta nada esconder o comentário, mas poder ver no código-fonte ou usando o Firebug e alterando o display do html para ‘none’ na div.

    Maicon Faria (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 12:45 pm

    @Augusto

    bom, eu afirmei não ver outra explicação baseado em uma leitura cuidadosa do corpo da notícia. Ao meu ver, no 3o parágrafo você expôs os motivos para as regras definidas. No resto do texto você explica exatamente como as regras vão funcionar.

    Eu me esforcei para tentar entender os motivos senão os problemas de opinião “write-only” que você mesmo citou, ou de direcionamento dos comentários organizado por grupos. As explicações que eu encontrei poderiam ser utilizada para tornar off-topic as discussões, por exemplo, sobre movimentos de empresas que trabalham com produtos ligados ao software livre.

    Bom, a minha intenção é entender melhor as motivações para as definições destas regras quanto ao processo eleitoral brasileiro.

    Existe claramente um movimento de despolitizante dentro da nossa sociedade, e você deixa claro que nessa não é a sua intenção, inclusive estimula que as pessoas busquem se informar e expressar em outros meios de comunicação. Por isso, eu queria entender, especificamente, porque a discussão eleitoral relacionada com o tema software livre não poderá, ou poderá, ser feita dentro do BR-linux ?

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 12:54 pm

    …e alterando o display do html para ‘none’ na div.

    Alterando de ‘none’ para ‘block’, eu quis dizer.

    Caio César (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 12:56 pm

    Concordo, com ou sem relação, direta ou indireta, entre SL/CA, software proprietário etc e política, acredito que o BR-Linux não é o local mais adequado… pelo menos, eu quando visito o site não estou interessado em saber sobre o candidato A ou B, acredito que existem locais mais apropriados para isso…

    Resumindo: apoiado, Augusto!

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 1:14 pm

    Acho que quem está contra a posição do Augusto não entendeu o motivo da solicitação. Por exemplo, a notícia “Prefeitura de Xipangó vai usar a Distro X”, tem os comentários transformados em guerra político-partidária, já que “ele só está fazendo isso porque é do partido X” e, com certeza, as réplicas virão…

    Luiz Americo (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 2:01 pm

    É preciso saber diferenciar o jogo sujo que está acontecendo na web do debate da inclusão do Software Livre como uma política pública, inclusive com interesses estratégicos para o país (discordando de um comentário que não é importante a atuação do Estado na promoção do SL).

    Aliás este é um tema que sempre frequentou o Br-Linux, com várias notícias tanto de avanços quanto retrocessos na administração pública.

    É uma pena que o clima de guerra eleitoral distorça o debate, visto a relevância do assunto para o futuro do Brasil.

    Marco Sanches (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 2:09 pm

    Tá certíssimo o Augusto.

    A lei 012034/2009 alterou a Lei das Eleições ( lei 9504/97 ) e pode ser invocada por algum partido ou candidato que julgue ser propaganda irregular o conteúdo postado na internet, principalmente se for do conhecimento do proprietário do site.

    Por via das dúvidas, e em nome da prudência, a postura do BR-Linux é a de isenção, e em minha modesta opinião, é muito melhor porque mantem-se a ordem e o foco do debate no site.

    Allan, depois que as eleições passarem eu voltarei a analisar a matéria, e discordo de você quanto ao restante “não adiantar nada”, mas vou verificar a possibilidade de atendê-lo ainda assim.

    robertinho (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 2:24 pm

    Parabéns pela postura, Augusto.

Este post é antigo (2010-05-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.