Brecha em roteadores D-Link pode abrir configuração a invasores
Atenção usuários dos modelos DIR-855 (versão A2), DIR-655 (versões A1 a A4) e DIR-635 (versão B), DIR-615 (versões B1, B2 e B3), DIR-635 (versão A) e DI-634M (versão B1):
Problema envolve o protocolo HNAP e afeta diversos modelos, alguns deles à venda no Brasil; correções podem ser baixadas do site do fabricante.
O fabricante de roteadores D-Link admitiu nesta sexta-feira (15/1) que alguns de seus roteadores têm uma vulnerabilidade que poderia permitir a hackers o acesso às configurações de administração do aparelho. A empresa de Taiwan afirmou que já publicou correções para as brechas.
De acordo com uma nota de 9/1 publicada no blog da SourceSec Security Research, alguns roteadores da D-Link têm uma implementação insegura do protocolo de administração de rede doméstica (HNAP, na sigla em inglês), o que poderia permitir a uma pessoa não autorizada mudar as configurações do roteador (posteriormente, a nota foi retirada do ar). (…) (via idgnow.uol.com.br)
Reconheço que os roteadores D-Link são úteis para quem não pode pagar por algo melhor, mas cá entre nós, estes roteadores D-Link são ruins com força!
Com esta brecha de segurança então, agora que acabou de jogar tudo por terra!
Fora esta falha de segurança, que pode acontecer (e acontece) com qualquer fornecedor de hardware, nunca tive problemas com modens e roteadores D-Link. Dentro do que se propõem, funcionam muito bem.
Tenho um velho DL-514 que dava muitos problemas, depois de vários upgrades do firmware nada parecia dar jeito nele mas eu não queria dar o braço a torcer, e como sempre suspeitei que o problema fosse superaquecimento perdi a paciência apelei para a força bruta, fiz um buraco no topo da caixa e instalei um cooler de 5″ roubando energia do próprio equipamento. Nunca mais deu problema, funciona 7×24 a mais de um ano. Alem do problema de aquecimento o DL-514 tem varias falhas de segurança, mas como ele esta servindo apenas uma rede de 4 maquinas e esta protegido por um firewall não vejo motivo para trocar.
@Tarcísio
Também penso assim.
@ Cesar
Eu tinha o mesmo problema com o 3COM 3CP-4144, vulgo “i812″. Aquecia a ponto de “resetar”. Atualmente aposto minhas fichas mais nos Linksys (e até alguns modelos simples da Intelbras), mas já pensei num SheevaPlug para efetuar a função de roteador, caso encontre algum modelo com duas portas ethernet (USB nem morto).
Se algum hacker usar esta brecha pra tentar criar uma rede de zumbis vai acabar é sofrendo com tantos travamentos.
@Tarcísio e @Vinicius: Acho que vocês estão errados. Uma coisa é algo simples, outra coisa é algo mal feito. Simples é o que a Linksys faz – que tem muito menos problemas que o DLink.
Em todo caso, o que me chamou atenção foi isso:
“A SourceSec publicou uma ferramenta chamada HNAPOwn, que serve de prova-de-conceito e que poderia facilitar a invasão – uma ação que foi criticada pela D-Link. “Ao publicar suas ferramentas e dar instruções específicas, os autores do relatório delinearam publicamente como a segurança poderia ser violada, o que poderia ter sérias consequências para nossos clientes”, disse a D-Link em comunicado.”
Aaaaaaaaa qual é?!? Desculpa pra não lançar firmware é? Falha descoberta abre brecha independente de quem tem a ferramenta.