Bê-á-bá do SSH, parte 6: X remoto
Enviado por Pablo Hess (pabloΘhess·net·br):
Segue um trecho do último post (X remoto).
X remoto
Conforme afirmado na parte 1 desta série, o SSH permite, entre vários outros recursos, executar aplicativos gráficos remotos. Sim, isso significa estar em um computador e executar, por exemplo, o Firefox que está em outro computador.
Isso significa também que, se a rede do seu trabalho bloqueia alguns sites, você pode abrir, no computador do trabalho, o seu Firefox de casa e navegar sem limitação, como se estivesse em casa. Infelizmente, o uso desse recurso via Internet (em vez de via LAN) torna o processo todo extremamente lento, muitas vezes inutilizável.
Mas vamos aos procedimentos.
Servidor e cliente invertidos
O primeiro aspecto a ser levado em conta para a execução de aplicativos gráficos remotos é a inversão dos papéis de cliente e servidor.
Quando você está no computador ‘casa’ e quer acessar o computador ‘trab’ via SSH, o servidor, neste caso, é ‘trab’. E o cliente, claro, é ‘casa’. No acesso a aplicativos gráficos remotos, esta lógica se inverte: a sua máquina local age como servidor, e a máquina remota é o cliente.” [referência: ]
Lento? Não se usar NX, procure cobrir esse tópico.
este site referido a principio sendo da IBM está com problema de certificado SSL, pelomenos através do choromium está mostrando como certificado invalido.
@Felipe Almeida
Acabei de checar o certificado da IBM no site referido, e ele está OK.
O alerta do navegador diz apenas que o site possui recursos que são carregados de fontes sem SSL.
Ou seja, provavelmente o site carrega imagens de endereços sem SSL, o que não é uma falha de segurança em si ou qualquer problema com o SSL do site.
Todo o texto do site foi criptografado normalmente e sem restrição de validade do certificado.
Pode ficar tranquilo.
Estava precisando dessa execução remota, mas não está funcionando. Há muito tempo atrás o pessoal falava de insegurança na exportação de telas do X, que foram trancando tudo e agora uma coisa simples não funciona.
Pensei numa solução para exibir vídeos, apresentações, etc. em telas espalhadas pela empresa. Vou configurar um user1 para logar automaticamente e que não têm menu, nem mais nada no desktop, sendo que as apresentações serão enviadas para o primeiro por processos de um user2. Antigamente um “xhost +” abria tudo e deixava tudo acontecer (não que eu usasse desse jeito), hoje em dia nem isso funciona. Se alguém tiver uma dica, deixa aí nos comentários.