Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Bê-á-bá do SSH, parte 5: Truques de segurança e velocidade

Enviado por Pablo Hess (phessΘredhat·com):

“Sabe a “randomart”, aquela espécie de figura que o OpenSSH mostra quando você cria um novo par de chaves? Você sabe para que ela serve? E você sabe como usá-la para esse propósito?

A randomart segue o seguinte princípio: se você acessa todo dia um mesmo servidor, você sempre verá a randomart associada à chave pública desse servidor. Se um dia o servidor for invadido e sua chave alterada, você verá uma figura diferente ao fazer login, e conseguirá – com base no seu próprio hábito de ver aquela mesma figura todo dia – perceber imediatamente que o servidor foi invadido.

Publiquei no meu blog no IBM developerWorks um post com pequenas dicas de segurança e velocidade de acesso via SSH.

Confira lá: Bê-á-bá do SSH, parte 5. E não esqueça de deixar seu comentário.” [referência: ]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Legal!

    E nós pobres mortais que somos obrigamos a usar WinXP na empresa, temos alguma forma de exibir a “randomart” no Putty ou similares?

    Vou ver. Mas lembre-se sempre do Cygwin. Ele já salvou muitas nações no passado. :)

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 20/08/2010 às 11:47 am

    A minha solução quando ainda usava windows no trabalho era o portable ubuntu, que executa um X Server dentro do windows, e disponibiliza as mesmas ferramentas do ubuntu… inclusive é possível executar apt-get no portable ubuntu para instalar novos programas.

    Esta foi a única forma que achei de conseguir um cliente ssh decente quando usando windows… e de quebra tinha as ferramentas do linux à minha disposição (cat, grep, scp, etc…), a apenas um clique de distância.

Este post é antigo (2010-08-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.