Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Banco do Brasil já tem 20.000 terminais de autoatendimento com Linux

Por alguma razão que não apurei, a matéria do Convergência Digital tratando do assunto parece não achar esse um bom número – descreveu como “apenas 20.000″.

Para mim, entretanto, parece ser um dos raros casos de adoção corporativa continuada e em grande escala no Brasil, e um bom exemplo em que o software escolhido é mantido – afinal, segundo a mesma matéria, a migração em questão está em andamento há 8 anos, e já atinge 46% dos terminais de autoatendimento próprios do BB.

Trecho da nota do Convergência Digital que parece ter sido redigida por alguém que acha que o BB está perdendo feio em algum ranking de adoção do Linux em terminais bancários no Brasil:

Dezena, há dois meses no cargo, ao que parece se confundiu. Tanto, que no dia seguinte (19) ao proferir no mesmo evento uma palestra sobre bancarização e software livre, informou que, dos 43.342 TAs próprios em operação, apenas 20 mil já estão operando com o Linux.

Isso não é nenhum demérito para o banco. Apenas mostra que a instituição financeira continua lenta nesse processo, para quem iniciou a migração há mais de oito anos, segundo palavras do próprio vice-presidente. (via convergenciadigital.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Adil Calomeno Junoir (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 9:56 am

    Esse é um número e tanto para a área de automação bancária. Esse valor é maior que o parque inteiro de alguns bancos. Além disso cada máquina de fabricante diferente necessita de drivers específicos para automação e o mundo linux está chegando agora a este tipo de equipamento. O Brasil é um dos países líderes em tecnologia bancária.

    Epaminondas (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 10:35 am

    Não sei até que ponto esse tipo de matéria, sempre falando mal de instiuições ligadas ao atual governo, é, ou não, coincidência nesse momento. Talvez essa conotação nem fosse notada em outra época, mas sendo vinculado ao UOL, que é dos grupos Folha e Abril, não é de se estranhar tal atitude.

    Também acho um número extramente positivo e indício de uma adoção que não só saiu do papel, mas que parece ter sido realmente bem planejada, afinal, se 20 mil terminais fossem substituídos por quaisquer outros, mesmo com uma média de 5 mil por ano, 4 anos seriam necessários para tal migração.

    Paulo Pianitti (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 10:37 am

    Essa é uma das poucas áreas em que o Linux consegue abocanhar uma boa fatia do mercado. No desktop perde feio para o Windows 7 e para o Mac OS, tanto em beleza quanto facilidade de uso; só encontrado espaço nas soluções de baixo custo.

    psantos (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 10:56 am

    É a velha história do copo pela metade:
    Para os otimistas está meio cheio, para os pessimistas está meio vazio.

    Marcos (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 11:01 am

    Você forҫou a barra, Paulo. Em beleza o Windows ainda perde feio. A cara do Windows 7 é só uma cópia mal feita do KDE.

    renato (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 11:07 am

    isso é a campanha eleitoral em andamento. Tenho amigos aqui em brasília que trabalham justamente nesse projeto das atms, o Gerente da equipe e e chefia de tecnologia são pró software livre e até o fim do ano que vem TODOS os terminais de auto atendimento do BB serão Linux.

    Também achei os números bastante razoáveis, dado a enorme quantidade de terminais, muitos com hardware antigo e limitado. E se houver problemas na estrutura, o pessoal iria cair matando em cima do governo e do SO, dizendo que o barato saiu caro.

    Fora que além dos terminais, o BB migrou as estações de trabalho internas, muito mais complexo porque tem vários softwares que precisaram ser portados e o pessoal, treinado.

    Rayzen (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 11:18 am

    A cara do Windows 7 é só uma cópia mal feita do KDE. [2]

    Cícero Moraes (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 11:40 am

    Eu vi!

    Fui extorquir a minha namorada e quando ela estava sacando eu ví o Tux no canto da tela.

    :)

    Haha (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 11:44 am

    A cara do Windows 7 é só uma cópia mal feita do KDE. [3]

    E mesmo assim as pessoas ainda preferem o Windows!

    Talvez falte acabamento ao KDE, pena que a cegueira não consiga enxergar esse fato.

    Marcos (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 12:14 pm

    Querem ganhar dinheiro, façam como quem sabe, faça como os banqueiros. Digamos que por máquina economizaram R$ 200,00. 200 X 20000 = R$ 4.000.000,00. Economia de quatro milhões e ganho em qualidade. Só existe um jeito melhor de ganhar dinheiro que com software livre: Vendendo software commoditie para otário, mas isso o tio Bill já faz há muito tempo e não larga o osso tão fácil. E sim, a cara do windows 7 é só uma cópia mal deita do KDE. [4]
    As pessoas não preferem o windows. As pessoas só conhecem o windows. Preferência é quando você tem conhecimento dos dois e escolhe um. Você, “Haha”, não prefere ovo frito a caviar. Você só conhece ovo frito.

    Haha (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 12:23 pm

    Bem eu conheço os dois e prefiro o ovo mesmo sabe… caviar é uma porcaria, ruim e a “elite” come pra fazer bonito. Viva o ovo frito, o mundo ama o ovo frito. e opiniões tolas como essas que afastam os comedores de ovo frito pois todos sabem que caviar além de ter uma aparência repulsiva é ruim.

    Curioso (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 12:32 pm

    Aqui na minha cidade já tem estes terminais, fui ao banco retirar um dinheiro, a tela é sensível ao toque, mas o reconhecimento é muito ruim. O jeito foi usar os botões antigos do lado.

    Claro que já é uma evolução, mas podiam dar um caprichada, porque ali mostra que o terminal é Linux, dai o cliente já fica com uma má impressão do mesmo.

    Ricardo (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 12:42 pm

    Não sei qual é a vida útil de um caixa eletrônico do Banco do Brasil (já usei alguns com aparência bem antiga) mas dá para ter uma ideia melhor da velocidade da migração para Linux avaliando quantos dos NOVOS terminais usam este sistema, de forma a desconsiderar o efeito dos sistemas “legados” das máquinas mais antigas. Me parece inclusive que os terminais com tela sensível ao toque que o BB começou a instalar só usam Linux.

    André Caldas (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 1:30 pm

    Aqui em Brasília, quando entro em uma agência, quase todos rodam com o novo sistema.

    EmanuelSan (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 2:29 pm

    Com a ajuda dos ladrões que atuam aqui no estado, a renovação dos terminais do Banco do Brasil está sendo acelerada, ultimamente são muitas as notícias de arrombamentos desses terminais.

    Tiago (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 3:12 pm

    A migração é bem rápida. O problema está nos jornalistas. O caras estudam comunicação social e acham que pode escrever sobre qualquer assunto.

    Mas a migração não é tão lenta assim assim. Não basta apenas desistalar um software e instalar o outro. Existe contratos, suportes, licitações, etc…

    Todos os terminais de autoatendimento comprados a partir do ano de 2000 são habilitados para o touch screem e provavelmente já com suporte a linux (todos os touch receberam a “carga” nova, com linux).

    Mas além dos TAAs, todas as estações de trabalho de todas as agências rodam linux. E ao contrário do que se falou aqui, não foi necessário treinar ninguém. Todos os softwares que eram utilizados foram portados para linux. Foi customizada uma distro e instalado esses software. Então se fez uma iso (que chamamos de matriz) e foi enviada às ageências. As agências, de porte dessa matriz, teve as máquinas foram atualizadas.

    Houve muito ganho de performance, já que nas agência usavam IBM OS/2.

    Quanto ao Windows 7, ele copiou o KDE????? Sim, a barra de tarefas do windows ficou um pouco parecido com a do KDE, mas o KDE nasceu cópia do windows!!!!! E, fora a barra (que a Microsoft disse ter se “inspirado” na Apple, e sim, se você usar o dock 2D verá a semelhança), não tem nada no Win7 que pareça com o KDE, exceto, claro, as coisas de windows que o KDe copiou (e quem acompanha meus post sabe o quanto eu critico essa cópia feitas pelo pessoal do KDE).

    Como o dock 3D todo mundo conhece, está ai: http://www.g-slice.com/songs/storage/SetlaPrev2.png o dock 2D. Esse é uma cópia, mas foi a melhor imagem que achei. A Apple escondeu a opção para mudar o dock de 3D para 2D, mas ainda está lá! Foi isso que a Microsoft copiou no windows 7, não o KDE!

    Anderson Freitas (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 3:13 pm

    Eu mesmo usei um desses,já com Tux no canto da tela na agência do BB de Araxá os finalmentes agora é só acabar de migrar minhas contas pra o BB.

    Anderson Freitas (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 3:19 pm

    O KDE veio do CDE o outro também veio do CDE é só procurar para ver de onde nasceram os dois,não foi nenhuma invenção da lixosoft.

    José (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 4:54 pm

    Os terminais da caixa economica federal são 100% linux desde o ano passado. Só não sei qual distribuição é a utilizada, creio que seja debian.

    Apenas para enfatizar a visão que o BB tem do software livre rodam o OpenOffice em mais de 80000 máquinas e 6000 servidores.

    Patola (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 8:37 pm

    A cara do Windows 7 é só uma cópia mal feita do KDE! [4]

    Renyer (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 8:52 pm

    Ótima notícia!

    Enquanto isso o Bradesco usa Windows NT 4.0, não preciso nem falar que vários TAs constantemente não funcionam.

    Rafael (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 9:40 pm

    Pena que pra ser um banco ruim, precisa melhorar MUITO!

    Eu tbm vi estes dias um terminal destes. Na verdade mais de um. Mas fiquei com a impressão de lentidão no sistema, não nas operações, mas no uso do sistema, como os efeitos visuais, de apertar botões, etc., que parecem estar num fps bem baixo. O tempo de resposta ao apertar os botões na tela tbm parece maior. A não ser que, além de terem trocado o SO do terminal tenham tbm trocado o hardware deles. (ah sim, em terminais que costumo acessar)

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 11:47 pm

    @Marcos, não faça as contas com 200 reais a licença, pra esse tipo de quantidade e por ser governo, não sai nem a 20 reais uma licença de Windows.

    Quanto ao software, ficou bem mais lento mesmo. Não sei se é por causa do linux ou se foi alguma coisa da linguagem utilizada ou do novo código ser mais complexo. Os terminais da Caixa Econômica que foram portados pra Linux+Posgres também ficaram muito mais lentos.

    Anderson Zardo (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 8:44 am

    Os terminais do Banrisul (banco estatal gaúcho) rodam Linux à anos.

    EmanuelSan (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 11:29 am

    Taí uma tela com CDE para comparar com o do Apple.

    Eu tb diria que a barra do KDE e da Apple são uma evolução do CDE, são descendentes sim, mas e daí? O comentário do @Tiago, muito instrutivo, pecou nesse ponto. O KDE pode até ter imitado o Windows em alguns (muitos?) pontos, mas não foi nisso.

    Caramba, não entendo pq dizem tanto que o KDE imita o Windows! O KDE é tão configurável que pode ficar parecido com o que quiser. Ele só tem uma cara padrão muito parecida com a que a maioria das pessoas conhecem (Windows), mas pode ficar com a cara que vc quiser. Já o Windows tem sempre cara de Windows.

    No KDE eu posso remover todos os painéis, colocar plasmoids interessantes na área de trabalho (que nem é bais baseada no conceito de ícones, como no Windows, Mac e GNOME), trocar os botões da barra de títulos de lugar e ordem, colocá-la na lateral ao invés do topo (tema bespin), dentre 500 outros tipos de personalização.

    Quem diz que o KDE é uma imitação do Windows certamente nunca ou pouco usou a versão 4 deste Desktop. Mesmo a versão 3.5, mais personalizável ainda.

    Os ambientes do Linux podem não ser os mais inovadores (inovações no Windows? quais?), mas são bastante personalizáveis e usáveis.

    André Caldas (usuário não registrado) em 26/08/2010 às 11:38 am

    @Marcos Alex,

    @Marcos, não faça as contas com 200 reais a licença, pra esse tipo de quantidade e por ser governo, não sai nem a 20 reais uma licença de Windows.

    De onde vem essa informação? Eu sempre quis saber! Tem um link?

    aquilino (usuário não registrado) em 26/08/2010 às 8:20 pm

    Acho positiva a notica!
    Gostaria apenas de esclarecer alguns aspectos.
    1 – A CAIXA usa linux em todos os seus ATMs ha mais de 1 ano e meio;
    2 – Algusn comentam a lentidão em linux, posso afirmar que não tem a ver com a paltaforma usada, mas com integração da nova aos sistemas legados visando a nova plataforma final;
    3 – A CEF e BB tem um historico de utilização de linux ha muito tempo
    4 – Todo o sistema de loterias é linux.
    Isso não foi noticia.
    Afinal que usa sabe as qualidades, pra que gastar rios de dinheiro com propaganda?
    Eis uma das magias do SL

    @André Caldas, não achei links, mas já trabalhei em colégio particular e hoje trabalho em serviço público e esse é o preço que pagam para licenciamento em grandes volumes.

    Posso tentar descobrir direito como funciona e depois postar por aqui, mas o ano passado o hospital comprou 20 licenças de Windows e também pagamos esse preço, se brincar o BB paga menos ainda. Estamos migrando as aplicações pra Linux, mas como ainda tem muito software legado que não roda no Linux por enquanto, ainda temos de comprar algumas licenças.

    @aquilino, nas nossas aplicações que migramos também não vemos diferença, muito pelo contrário: tanto o banco de dados quanto os servidores de aplicações ficaram mais rápidos. Mas não sei porque o BB e a Caixa as aplicações ficaram mais lentas, talvez a arquitetura do novo sistema, a rede ou a interface.

    O sistema da lotérica também teve problemas, mas foi porque tiveram de implantar às pressas pra tirar o sistema da empresa anterior, a Gertec.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 26/08/2010 às 11:01 pm

    meu amigo tem uma lotérica aqui na minha cidade, ele nem sabe que o sistema é linux, só sabe que funciona muito bem e rápido.

Este post é antigo (2010-08-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.