Ataques usando o hardware – o perigo é real?
Enviado por Eudes Cruz (eudescruzΘelearninglive·com·br):
“O hardware livre tem sido notícia aqui no Br-linux. Podemos perceber os benefícios quanto à educação, pesquisa e liberdade referentes ao hardware aberto. No entanto, será que a segurança não deveria ser a questão principal a ser abordada? Embora não se refira diretamente ao software livre, para reflexão é interessante a matéria da Scientific American Brasil destacando a complexidade envolvida no projeto e fabricação de chips e os perigos à vista.” [referência: uol.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-09-03
Impressionante, não acredito que uma pessoa com este nível acadêmico possa pensar desta forma grotesca, como assim o hardware não pode ser exaustivamente testado? e se as partes livres programadas forem impressas com um trojan a culpa é da montadora que não testou os códigos, temos o software livre pra “EXEMPLIFICAR” isso, nunca soube de um trojan embutido no Kernel Linux, ou no Bash do projeto GNU, aceitar e fazer contribuições é parte da liberdade, outra parte é a responsabilidade pelo que se faz, tendo em mente um Hardware Aberto, o fabricante será cauteloso ao aceitar determinada contribuição, o autor do artigo tenta amedrontar o leitor desde a primeira linha, é uma eficiente técnica. Achei a matéria vazia para um autor com este nível. Vá dizer a Intel, AMD, VIA, Sis(eca!), Nvidia, que é impossivel testar o hardware exaustivamente, eu hein! tem cada louco (seria interessante o site permitir comentários, eu procurei lá e não achei, fica aqui meu protesto, a todos que lerem uma vez, leiam outra, pq vão ver os erros da matéria)
Ataques usando hardware são possíveis, basta que um imbecil arremesse uma placa-mãe ou uma fonte ATX na cabeça de um.
Como tema de filme a matéria está bem interessante.
Mas na real, o cara deu uma viajada de primeira !!!
Tá na hora de ele parar de assistir “Terminator”, “Matrix” e outros do genero.
AUSHASUHAHSUAHASUHASAHSUAH TO CHORANDO DE RIR
Alguem arremesse uma fonte ATX ou um shelf de disco cheio do netapp no @Allan. Obrigado.
Os gringos vivem numa par[oia tão grande desde o 11/09 que quaquer coisa pode ser considerado alvo de terroristas.
Até mesmo os cereais podem ser alvos de maléficos cupinchas do Bin Laden. Um veneno indetectável pode estar sendo introduzido secretamente na preparação dos flocos por um terrorista plantado no meio dos empregados da fábrica e ninguém vai saber até que os filhos dos porcos imperialistas comecem a sucumbir.
Ah, nem sei mais o que falar.
Concordo com os comentários. Boa essa aí de ataque com arremesso.
Retirado da Wikipedia :
A Lei de Linus (Linus’s Law) é uma lei epigramática formulada pelo hacker Eric S. Raymond. O enunciado dela é o seguinte:
“Dados olhos suficientes, todos os erros são triviais” (Given enough eyeballs, all bugs are shallow)”
É, não dá para ler o texto! Imbecil demais. Ganhou da Superinteressante
Depois vou ler sobre essa viajada.
Mas dizer riscos de Hardware livre, para mim é o mesmo que dizer que o open source tem riscos, e isso já foi provado o contrário.
Engraçado este artigo, o nome existe, mas consultando no google vc vê milhares de referencias diferentes , em universidades americanas diferentes e fotos diferentes
em um deles diz que ele é professor de engenharia eletrica da universidade da california desde 1992 foto caucasiano e bolachudo,em outro ele é professor em stanford desde 1986 e a foto é um cara magro de feições latinas e trabalha no laboratório de propulsão a jato.
@ewerton, procura por “joao da silva” no google. Deve ser fake, ele possui milhares de referencias diferentes em universidades e em concursos publicos diferentes e fotos diferentes.
otima investigação a sua, tá de parabens, garoto.
Já presenciei alguns “Ataques usando hardware”, o que mais teve resultado foi quando o atacante usou um monitor de CRT 19 Polegadas, fez um grande estrago, aos que tem em mente usar esse tipo de ataque, os hds bigfoot tmb são power.
Ao meu ver isso e mais uma matéria voltada aos que tem pouco conhecimento em informática “Usuários finais” querendo denegrir tudo que leva OPEN SOURCE em seu nome.