Artigo traduzido: Suporte a Flash no Linux vive dias interessantes
Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):
“Embora muitos proponentes do software livre e da web aberta não gostem do Flash, essa plataforma multimídia se tornou tão difundida que é difícil imaginar a web sem ela. Só que o suporte ao Flash sempre foi um desafio para as distribuições Linux. Há anos a Adobe lança seu Flash Player para o Linux de forma proprietária, mas apenas para a arquitetura de processadores x86. Enquanto isso, projetos de código aberto que tentam recriar as funcionalidades do Flash ficam para trás, lutando com a falta de mão de obra. Felizmente, temos notícias interessantes do mundo do Flash de código aberto: o projeto Lightspark, que foi escrito do zero com base na documentação do SWF que a Adobe publicou em junho de 2009 como parte do Open Screen Project. Por Koen Vervloesem”” [referência: guiadohardware.net]
Até onde eu sei, eu tenho uma versão do flash da adobe aqui em casa compilada pra 64 bits, que peguei no site deles mesmos.
O problema é que tiraram do ar as versões 64 bits no site da Adobe para Linux por tempo indeterminado. A velha versão esta disponivel para download, mas parece que o desenvolvimento foi congelado ou descontinuado.
Fantastico isso por parte da Adobe hehehehe.
Larguei mão desse lixo do Flash, ia até aprender Flex, mas o HTML5 vai suprimir muita coisa básica que o Flash é necessário, não estou dizendo que o mesmo substituirá o Flash em tudo, mas muita coisa básica mesmo como rodar um vídeo, um banner, já não precisaremos mais do Flash, creio que o Flash será mais voltado mesmo para desenvolvimento de aplicações web.
Mas se não roda no Iphone/Ipad e porcamente no Linux, onde o mesmo quer chegar assim?
Não se preocupem. O Moonlight continua disponível para linux.
“Não se preocupem. O Moonlight continua disponível para linux.”
Piada, né?
Naõ sei de qual eu rio e nem de qual eu choro: Se é do Flash, do Moonlight ou do HTML5.
Estamos perdidos!
Parece que a adobe retirou os links para download da versão 64 bits, mas para quem quiser a ultima versão disponibilizo aqui:
libflashplayer-10.0.45.2.linux-x86_64.so
Pra mim a adobe é fechada com a microsoft para dar um belo lag no desenvolvimento do Linux. Só suposição hehe
Sim, ninguém precisa mais do Flash, pois temos o HTML5. E ninguém precisa mais de desktops, pois temos a nuvem agora.
Ah pessoa, que tal parar um pouco para pensar antes de clicar em “Enviar comentário”? Haha