Artigo traduzido – Samba com Active Directory: estamos chegando mais perto
Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):
“Sob um certo ponto de vista, o Samba é um exemplo perfeito de drama do código aberto: foi um dos primeiros a adotar a versão 3 da GPL, e foi o destinatário de uma liberação sem precedentes de documentação outrora proprietária da Microsoft, graças a um caso antitruste de grande notoriedade. Mas quem de fato implementa o protocolo de compartilhamento de arquivos SMB (também conhecido como CIFS) é um software que trabalha nos bastidores. O Samba move todos os dispositivos NAS mais baratos do mercado, mas nem sequer é mencionado nas embalagens. Ele está incluso em todas as distribuições Linux comuns, e também no Mac OS X Server da Apple Hoje, com o Samba mais próximo de implementar um importante protocolo de diretórios da Microsoft, esses dois aspectos se misturam. Por Don Marti”
Leia em: http://www.guiadohardware.net/artigos/samba-active-directory/” [referência: guiadohardware.net]
Esta notícia deveria ser dada no carnaval! :)
Viva ao samba que facilita muito a minha vida quando quero acessar os servidores windows.
dá-lhe samba!
Eu realmente torço pra que o Samba consiga atuar perfeitamente como servidor Active Directory, mas além disso, que tenha um gerenciamento tão amigável e simples quanto. Nem digo por causa da interface gráfica, eu nunca me importei com comandos (na verdade, não me sinto confortável num SO que não tenha uma boa CLI – Windows, estou olhando pra você).
Mas, o gerenciamento e a estabilidade do Active Directory são realmente uma mão na roda. Se o Samba conseguir implementar isso…
Bem sempre testo quando sai uma nova versão Alpha do samba4, e o AD está funcionando cada vez melhor, sobre o gerenciamento basta instalar o pacote support tools que pode ser baixado no site da MS em uma estação win xp e administrar o AD.
Cade o projeto mono para ajudar o samba nessas horas?
Eles não amam tanto a tecnologia microsoft?!