Artigo traduzido: Experimentando o sidux
Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):
“Tradução de mais um DW Weekly, por Bech, sobre o sidux:
“O sidux já estava na minha lista de distribuições a serem analisadas faz tempo. É um projeto pequeno, que se esforça audaciosamente para transformar o repositório do Debian Unstable em um sistema operacional funcional para o dia a dia. Antes de experimentar esta ambiciosa distro, tive a chance de conversar com dois dos desenvolvedores do projeto, Ferdinand Thommes e Chris Hildebrandt. Por Jesse Smith”” [referência: guiadohardware.net]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-04-28
“É um projeto pequeno, que se esforça audaciosamente para transformar o repositório do Debian Unstable em um sistema operacional funcional para o dia a dia.”
O time de desenvolvedores como todo o projeto Sidux tem todo o meu respeito, mas, porque transformar o repositório do Debian GNU/Linux Unstable em um sistema operacional funcional para o dia-a-dia se temos o prórpio Debian GNU/Linux Unstable?Este trabalho se necessário, não poderia ser feito em cima do próprio Debian GNU/Linux Unstable, ou seja, dentro do projeto Debian GNU/Linux?
@Leandro Hamid
Se for seguir essa mentalidade, não haveria nenhum tipo de distribuição baseada no Debian, nem o Ubuntu. Para começar, siudx não é somente o Debian Unstable. É um Kernel diferenciado, é patch e fixes em pacotes com problemas, repositórios próprios, ferramentas desenvolvidas para a distribuição, etc… O trabalho deles em grande parte volta para o Debian, mas tem muita coisa que é diferenciada e não se encaixa com a filosofia do Debian, assim como outras coisas que ao longo do tempo já foram incorporadas pelo Debian, como o sistema de detecção de hardware do Knoppix.
Por fim, o projeto Debian não planeja que o unstable seja uma distribuição, o pessoal do sidux sim, logo eles simplesmente fazem o serviço (e muito bem feito digasse de passagem). Infelizmente o artigo poderia ser mais descritivo nesse ponto, ou podes procurar esse tipo de informação no site da distribuição e no fórum brasileiro.
@Jerônimo Medina Madruga
“Se for seguir essa mentalidade, não haveria nenhum tipo de distribuição baseada no Debian, nem o Ubuntu.”
Me desculpe pela “inclareza” do comentário, mas quero dizer que não há mentalidade depreciativa nenhuma, os mqus questionamentos devem ser considerados por mera curiosidade e nad mais do que isso.
O Debian Unstable são apenas os pacotes, não há um instalador para ele e nem suporte, e alguns pacotes possuem problemas. O que a equipe do Sidux faz é pegar esses pacotes e fazer uma distribuição, além de resolver os problemas dos pacotes.
@Leandro Hamid
Compreendo completamente, mas acho que não da pra levar tudo ao pé da letra, acho que a tua linha de pensamento é de questionamento devido ao alto número de distribuições linux atualmente, o que realmente faz com que este tipo de questionamento vire algo comum (vide as famosas piadas de “uma distribuição por criança” entre outras). Infelizmente o artigo ve muito da parte técnica, porém é falho na parte filosófica do projeto. Se acessar o site oficial vai ver varias reflexões na mesma linha do teu questionamento, com uma boa dose de argumentação nos pontos levantados.
“O Debian Unstable são apenas os pacotes, não há um instalador para ele”
Já usei debian unstable como sistema principal durante anos.
É só baixar a iso e instalar.
“O Debian Unstable são apenas os pacotes, não há um instalador para ele”
Já usei debian unstable como sistema principal durante anos.
É só baixar a iso e instalar.
Abs!
@Jerônimo Medina Madruga
Muito obrigado pela dica.
Já usei debian unstable como sistema principal durante anos.
É só baixar a iso e instalar.
Que eu saiba (pode ser que eu esteja errado, mas, pela última vez que eu vi no site do Debian, era dessa forma), são geradas ISOs oficiais apenas para as versões Stable e Testing, não para a Unstable.
Entretanto, uma universidade húngara gerava semanalmente imagens do Debian Unstable com a última versão do Debian Installer disponível. É possível instalar o Debian com essas imagens ou instalar o Testing e depois passar a usar o repositório Unstable.
De qualquer maneira, não há suporte, como existe para a versão Stable e da versão Testing (quando essa entra em freeze), para a versão Unstable. Ou seja, usa-se o Unstable por conta e risco.
O Sidux é uma distribuição que provê suporte aos pacotes do Unstable.
As grandes vantagens do Sidux são a atualidade dos pacotes e os bugfixes. Usar o debian unstable no dia-a-dia é suicídio, ainda mais em máquina de produção. Já tentei e consegui deixar um notebook que estava redondinho todo detonado. Hora ferrava o wifi, hora o modem, hora o som. No final de um período, quase tudo parava de funcionar ao mesmo tempo ou tinha bugs realmente irritantes. Com preguiça de reinstalar tuuuudo novamente (tão frustrante quanto reinstalar com pacotes obsoletos), aos poucos fui migrando pros pacotes do Sidux, começando pelo kernel; fui fazendo o upgrade com os repos dele, e voilá, em poucos dias estava tudo rodando belezinha novamente.
@Allan
Voce tem toda razão, confundi
com .Abs!
Tive uma experiência semelhante a do Jefferson. Usar o Debian Sid direto é extremamente complicado, existe uma boa quantidade de bugs. O sidux estabiliza essa questão, além de prover um kernel com diversos patches. Mesmo quando utilizo o Debian stable, mudo o kernel para o do sidux, resolve grande parte dos meus problemas de hardware (suspender e hibernar finalmente funcionam com ele). Outro diferencial é o suporte via fórum e irc, que apesar de rude as vezes, é tão efetivo ou mais efetivo que o suporte do Debian.
Não sei se eu tenho sorte mas já uso o Debian unstable a tempo sem problemas. :)
Sugiro a instalação do pacote apt-listbugs.
Um abraço.