Artigo traduzido: Disney e Sony – utilitários de modelagem 3-D de código aberto
Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):
“Não apenas um, mas dois estúdios de cinema de Hollywood — Disney e Sony Pictures Imageworks — lançaram software de código aberto em janeiro. A indústria do cinema vive uma relação de amor e ódio com o movimento do software livre — em um momento, se opõe veementemente em questões como o DMCA; no outro, faz uso pesado do software livre para economizar dinheiro em suas fazendas de renderização de efeitos visuais. Não por acaso, os produtos sobre os quais vamos falar estão na categoria de efeitos visuais; são ferramentas para modelagem tridimensional. O projeto da Disney automatiza o mapeamento de texturas, e o da Sony é uma nova linguagem para shading. Os dois projetos podem se beneficiar da comunidade de código aberto. Por Nathan Willis”
Leia o artigo em: http://www.guiadohardware.net/artigos/modelagem-3d-aberto/” [referência: guiadohardware.net]
Esses caras que não vestem a camisa fazem mais pelo Software Livre do que muita gente que veste.
Pronto, falei.
“A indústria do cinema vive uma relação de amor e ódio com o movimento do software livre”
Não vive não, eles gostam do software livre, desde que seja só o software.
devnull
Com certeza nós podemos fazer o mesmo e melhor se tivéssemos todo o dinheiro que eles possui.
Se o self_liar pudesse acho que cobrava royalties sobre o software livre ;D rçrç
“Com certeza nós podemos fazer o mesmo e melhor se tivéssemos todo o dinheiro que eles possui.”
Se fosse assim, o estudante Linus Torvalds não teria feito nada.
Pois é.
Sim porque nao iria precisar pois já teria dinheiro suficiente para bancar um projeto tranquilamente.
“Com certeza nós podemos fazer o mesmo e melhor se tivéssemos todo o dinheiro que eles possui.”
O difícil é conseguir o dinheiro com o pensamento bolivariano.
Uma boa notícia, pode parecer que é pouco porque são bibliotecas, mas sem dúvida é uma boa noticia.
Na verdade a maioria das grandes estúdios prefere customizar aplicações comerciais e produzindo internamente uma ou outra aplicação.Até agora a exceção parecia ser a ILM que havia apoiado um formato de arquivo HDR, o OpenEXR que depois derivou em uma linguagem para o gerenciamento de cor.
Pelo que andei lendo, até o Blender foi utilizado para o filme Avatar em uma tarefa em específica onde o Blender se sobressaia sobre outros softwares.
* uma tarefa BEM específica, corrigindo
@Paulo Scearin,
No filme Avatar não foi utilizado o Blender. A maioria dos softwares utilizados foram da Autodesk e da Adobe.
Sds,
E o que vc me diz destes links?
http://blenderartists.org/forum/showthread.php?t=176853&highlight=avatar+blender
Mais especificamente:
http://www.newtek.com/forums/showpost.php?p=977277&postcount=345
E este?
http://www.newtek.com/forums/showthread.php?p=981754
No primeiro link, o que quero destacar é a postagem do usuário Pixel Master.
http://blenderartists.org/forum/showpost.php?p=1562613&postcount=16
@Paulo Scearin,
Segue a listagem de softwares utilizados no filme.
* Autodesk Maya
* Pixar Renderman for Maya
* Autodesk SoftImage XSI
* Luxology Modo (model desing)
* Autodesk 3ds max (space shots, control room screens and HUD renderings)
* Autodesk MotionBuilder (for real time 3d visualisatons)
* The Foundry Nuke Compositor (image compositing)
* Autodesk Smoke (color correction)
* Autodesk Combustion (compositing)
* AVID (video editing)
* Adobe After Effects (compositing, real-time visualizations)
* PF Track (motion tracking, background replacement)
* Adobe Illustrator (HUD and screens layout)
* Adobe Photoshop (concept art, textures)
* Adobe Premiere (proofing, rough composition with AE)
* Many tools developed in-house
* Plug-ins for each platform
Sds,
E o Ubuntu também..hehehe
Já atualizei a BIOS de minha máquina antiga algumas vezes (um AMD Duron 900 com placa Sis), na época realizei as atualizações com um sotware que vinha no CD de instalação da MOBO e que rodava sobre o MS-DOS, prompt de comandos do Windows. Depois que troquei de máquina nunca mais fiz isso.