Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo traduzido: Android: a volta das guerras do Unix?

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Artigo traduzido por Roberto Bech a partir do LWN.net, sobre fatos envolvendo o Android:

“Outro dia eu me diverti um bocado lendo um artigo do ZDNet sobre o “segredinho sujo do Android”. Ele defende que o fato do Android ser aberto teria levado a um aumento no controle mantido pelos fabricantes de celulares e operadoras de rede sem fio, e à fragmentação da plataforma. A Open Handset Alliance estaria em “frangalhos”, e os telefones com o Android teriam arruinado todas as conquistas do grande porta-bandeira da liberdade e da abertura, o iPhone. É claro que o Android é só mais do mesmo para a indústria de telefonia móvel, mas há algumas coisas que merecem ser discutidas. Por Jonathan Corbet”

Leia o artigo em: http://www.guiadohardware.net/artigos/android-guerras-unix/” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Reclamar do Android porque ele permite que as telecom´s façam suas alterações “sujas” é apenas chover no molhado.
    A vantagem do Android (assim como todo software aberto) é que ele permite que se tenham opções, se as empresas escolhem restringir o usuário o problema é das empresas e não do Android.

    Infelizmente ainda é uma disputa desleal entre usuários “conscientes” e empresas “espertas”, mas com a abertura que o Android trouxe essa balança pode vir a se equilibrar com o tempo.

    Bebel (usuário não registrado) em 6/09/2010 às 11:45 am

    Seres humanos modernos não usam a memória do cérebro, somente a do google, então ela está atrofiando.

    Quem não se lembra de alguns anos a motorola ter atendido a pedidos da vivo para que modificasse o sistema dos V3, impedindo que houvesse compartilhamento de bluetooth entre os usuários para forçar a compra de apps na sua loja virtual?

    Pouco importa se o Android é aberto ou fechado, a operadora pede para a fabricante/desenvolvedora e a fabricante/desenvolvedora atende. Simples assim.

    Apenas mais um mimimi da teoria FUD da conspiração.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 6/09/2010 às 9:46 pm

    A diferença é que a Apple assume a natureza fechada e pronto. Apesar disso ainda colabora em alguns projetos tais como: WebKit, Cups só para citar alguns, mas assume sua posição proprietária. Já a Google atira para tudo que é lado, na sua busca de encontrar outro nicho para ganhar dinheiro a não ser as buscas, pois sabe que este a concorrencia vai chegar um dia. Então investe em todos os lados e até no Software Livre, desde que seus ovos de ouro, page rank, google maps e outros sejam todos fechados. A Google esta perdendo o foco e isto é notorio, atira em todos os lados e na verdade o único dinheiro vem das buscas realmente. E o Android esta sendo usado pelas operadoras e fabricantes a seu bom gosto, basta ver o ultimo caso da Motorola. Enfim o Android vai ser fragmentado e isto não vai ter jeito. O Google é o proximo diabo do software livre em um futuro próximo é esperar para ver o lado mau de Mountain View.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 7/09/2010 às 12:11 am

    Pela forma que o cara apresentou, o mesmo vale pro Linux.

    “Já a Google atira para tudo que é lado, na sua busca de encontrar outro nicho para ganhar dinheiro a não ser as buscas”

    Toda empresa grande se diversifica. A própria Apple Computer, mudou o nome pra Apple Inc e entrou em vários mercados. A MS, idem. A Oracle deixou de ser uma empresa de banco de dados há anos.

    O Google está certo, é exatamente por isso que eles sempre estão entre os mais inovadores e continuam a crescer e a achar novos mercados. E se alguém acha que eles não abrem código, visitem code.google.com antes de falar abobrinhas e mimimis

    Bruno (usuário não registrado) em 7/09/2010 às 7:58 am

    Marcos Alexandre, e você acha que todo o código lá do “code.google.com” é desenvolvido pelo Google? Dali apenas uma pouco, muito pouco, é feito pelo Google, qualquer um ou até você mesmo, pode criar um projeto e hospeda-lo lá, isso quer dizer que o méritos são do Google??? Então acho que o sf.net ta é um dos maiores contribuidores para o software livre.

    Bruno (usuário não registrado) em 7/09/2010 às 8:03 am

    Só mais uma coisa Marcos Alexandre, se você prestar atenção, a grande maioria (maioria, não é todos) dos projetos opensource do google são apenas API’s para você acessar ou integrar suas aplicações com os projetos closed source do Google. Que mérito ele tem nisso?

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 8/09/2010 às 8:32 pm

    Marcos Alexandre,

    O Google inova? Em inovação a Apple da um banho neles, nao entro no mérito de ser aberto ou fechado, entro no mérito de inovação, o Google vive fracasssando aertou nas buscas, gmail e google maps, o resto tudo é fracasso: Google Wave, Buzz, aquele outro que era um second live e por ai vai. O Nexus One o supercelular tambem foi um fracasso. Enfim, as buscas eles sabem que cedo ou tarde alguem vai chegar neles e o desespero é que o mercado mobile o Google nao vai funcionar tao bem, por isso copia Google TV. Android e tantos outros.
    O Google é o novo cancer da tecnologia, mas muitos desinformados ainda nao enxergam.

Este post é antigo (2010-09-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.