Artigo traduzido: Android: a volta das guerras do Unix?
Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):
“Outro dia eu me diverti um bocado lendo um artigo do ZDNet sobre o “segredinho sujo do Android”. Ele defende que o fato do Android ser aberto teria levado a um aumento no controle mantido pelos fabricantes de celulares e operadoras de rede sem fio, e à fragmentação da plataforma. A Open Handset Alliance estaria em “frangalhos”, e os telefones com o Android teriam arruinado todas as conquistas do grande porta-bandeira da liberdade e da abertura, o iPhone. É claro que o Android é só mais do mesmo para a indústria de telefonia móvel, mas há algumas coisas que merecem ser discutidas. Por Jonathan Corbet”
Leia o artigo em: http://www.guiadohardware.net/artigos/android-guerras-unix/” [referência: guiadohardware.net]
Reclamar do Android porque ele permite que as telecom´s façam suas alterações “sujas” é apenas chover no molhado.
A vantagem do Android (assim como todo software aberto) é que ele permite que se tenham opções, se as empresas escolhem restringir o usuário o problema é das empresas e não do Android.
Infelizmente ainda é uma disputa desleal entre usuários “conscientes” e empresas “espertas”, mas com a abertura que o Android trouxe essa balança pode vir a se equilibrar com o tempo.
Seres humanos modernos não usam a memória do cérebro, somente a do google, então ela está atrofiando.
Quem não se lembra de alguns anos a motorola ter atendido a pedidos da vivo para que modificasse o sistema dos V3, impedindo que houvesse compartilhamento de bluetooth entre os usuários para forçar a compra de apps na sua loja virtual?
Pouco importa se o Android é aberto ou fechado, a operadora pede para a fabricante/desenvolvedora e a fabricante/desenvolvedora atende. Simples assim.
Apenas mais um mimimi da teoria FUD da conspiração.
A diferença é que a Apple assume a natureza fechada e pronto. Apesar disso ainda colabora em alguns projetos tais como: WebKit, Cups só para citar alguns, mas assume sua posição proprietária. Já a Google atira para tudo que é lado, na sua busca de encontrar outro nicho para ganhar dinheiro a não ser as buscas, pois sabe que este a concorrencia vai chegar um dia. Então investe em todos os lados e até no Software Livre, desde que seus ovos de ouro, page rank, google maps e outros sejam todos fechados. A Google esta perdendo o foco e isto é notorio, atira em todos os lados e na verdade o único dinheiro vem das buscas realmente. E o Android esta sendo usado pelas operadoras e fabricantes a seu bom gosto, basta ver o ultimo caso da Motorola. Enfim o Android vai ser fragmentado e isto não vai ter jeito. O Google é o proximo diabo do software livre em um futuro próximo é esperar para ver o lado mau de Mountain View.
Pela forma que o cara apresentou, o mesmo vale pro Linux.
“Já a Google atira para tudo que é lado, na sua busca de encontrar outro nicho para ganhar dinheiro a não ser as buscas”
Toda empresa grande se diversifica. A própria Apple Computer, mudou o nome pra Apple Inc e entrou em vários mercados. A MS, idem. A Oracle deixou de ser uma empresa de banco de dados há anos.
O Google está certo, é exatamente por isso que eles sempre estão entre os mais inovadores e continuam a crescer e a achar novos mercados. E se alguém acha que eles não abrem código, visitem code.google.com antes de falar abobrinhas e mimimis
Marcos Alexandre, e você acha que todo o código lá do “code.google.com” é desenvolvido pelo Google? Dali apenas uma pouco, muito pouco, é feito pelo Google, qualquer um ou até você mesmo, pode criar um projeto e hospeda-lo lá, isso quer dizer que o méritos são do Google??? Então acho que o sf.net ta é um dos maiores contribuidores para o software livre.
Só mais uma coisa Marcos Alexandre, se você prestar atenção, a grande maioria (maioria, não é todos) dos projetos opensource do google são apenas API’s para você acessar ou integrar suas aplicações com os projetos closed source do Google. Que mérito ele tem nisso?
Marcos Alexandre,
O Google inova? Em inovação a Apple da um banho neles, nao entro no mérito de ser aberto ou fechado, entro no mérito de inovação, o Google vive fracasssando aertou nas buscas, gmail e google maps, o resto tudo é fracasso: Google Wave, Buzz, aquele outro que era um second live e por ai vai. O Nexus One o supercelular tambem foi um fracasso. Enfim, as buscas eles sabem que cedo ou tarde alguem vai chegar neles e o desespero é que o mercado mobile o Google nao vai funcionar tao bem, por isso copia Google TV. Android e tantos outros.
O Google é o novo cancer da tecnologia, mas muitos desinformados ainda nao enxergam.