Área de Software Livre da Campus Party – uma experiência comunitária
Enviado por Pablo Lorenzzoni (pabloΘpropus·com·br):
O Software Livre não é mais do que a expressão da Cultura Livre no domínio da Tecnologia da Informação. Outros domínios também passaram e passam por essa revolução: veja como ficou o jornalismo depois dos blogs, ou os trabalhos escolares depois da Wikipedia :-). Se a expressão dessa revolução chegou primeiro na Tecnologia da Informação através do Software Livre, grande parte disso se deve à disponibilidade das ferramentas e à evolução da Internet.
Essas ferramentas tomam a forma de um Bazar, um lugar dinâmico, interativo em que as pessoas tem a oportunidade de participar e trocar informações.
A Campus Party, por sua vez é um grande encontro de entusiastas das tecnologias em torno da Internet. É um ambiente diferente dos eventos tradicionais da comunidade Software Livre – no FISL, Consegi ou Latinoware, por exemplo, essa comunidade é a comunidade; na Campus Party, é mais uma comunidade. Longe de ser um problema, esse é exatamente o ambiente em que a comunidade deve se fazer mais presente! Foi pensando em levar o ambiente do nosso “Bazar” para dentro da Campus Party que as ferramentas mais variadas foram disponibilizadas:
- Comunidade na rede social SoftwareLivre.Org – visite-nos e nos adicione ao seu perfil.
- Blog com as notícias mais quentes da organização da Área – assine nosso feed
- Canal de IRC na tradicional rede FreeNode – e nosso simpático Paco-bot (inspirado no nosso anfitrião, Paco Ragageles, o idealizador da Campus Party), com os logs disponíveis online.
- Identi.ca – veja nossos dents!
- Twitter – ok, não é exatamente uma ferramenta Software Livre, por isso apenas recebe os dents do Identi.ca.
- Wiki – nosso pequeno cantinho do Commons
- Lista de Discussão – aha! Você achou que estávamos esquecendo?
Venha fazer parte desse “Bazar”. Dê sua sugestão! Veja como pode ajudar! Mobilize-se e venha para a Campus Party. Muitas oficinas, palestras e atividades contínuas esperam por você na Área de Software Livre. E, quem sabe, talvez até você mesmo esteja à frente de alguma!
Happy Hacking.” [referência: softwarelivre.org]