Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Arduino: promoção na Sparkfun

Enviado por Fabricio Bortoluzzi (fbΘunivali·br):

“Sparkfun é website e loja dedicado a eletrônica. Um dos principais produtos que eles vendem é o Arduino, uma plataforma open source de hardware e software para o aprendizado de microeletrônica.

Hoje foi anunciado no website que em 13 de janeiro do próximo ano será feito o segundo Free Day, um dia onde os visitantes podem responder a perguntas sobre eletrônica e acumular até $100 dólares para utilizar durante os próximos 60 dias na compra de componentes. O kit do Arduino que eu comprei semanas atrás é completo e custou 59 dólares.

Essa pode ser uma oportunidade interessante de conseguir o kit de hardware praticamente de graça e começar o aprendizado de microeletrônica em uma plataforma open source. ” [referência: sparkfun.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Suhanko (usuário não registrado) em 26/11/2010 às 2:30 pm

    Como fica a questão de compra e entrega para o Brasil? Sem problemas? Impostos na receita?

    Fabricio Bortoluzzi (usuário não registrado) em 26/11/2010 às 6:30 pm

    Suhanko, na teoria vale as regras da receita federal: se passou de 50 dólares, é taxado em 50%, inclusive para o valor do frete.

    Entretanto, alguns sites, incluindo a sparkfun, oferece a possibilidade de declarar sua compra como pedido de reposição. Isso é feito na finalização da compra. Se você aceita essa formalidade, eles declaram a compra na metade do valor. Em minha compra de 74 dólares, o valor declarado foi de 37. Daí é certo que não há taxação de impostos :)

    Magno (usuário não registrado) em 26/11/2010 às 10:30 pm

    O Arduino deveria ser adotado em todas as universidades como material para estudar o desenvolvimento de software para dispositivos. Se houvesse demanda ele poderia ser fabricado no Brasil. Parabéns à empresa pela iniciativa!

    Fabricio Bortoluzzi (usuário não registrado) em 27/11/2010 às 6:28 pm

    Pois é Magno, concordo contigo. Minha idéia é aprender a usá-lo para incluir nas matérias de arquitetura e organização de computadores e sistemas operacionais na univali.

    Fabricio (usuário não registrado) em 29/11/2010 às 9:08 pm

    O que eu preciso comprar pra iniciar o aprendizado com o arduino ?
    Estou pensando em comprar um Arduino Mega 2560 … somente ele já é o suficiente ? ja tenho fonte de alimentação e protoboard …

    fireduck (usuário não registrado) em 29/11/2010 às 10:05 pm

    O que é roubo é pagar 59 dólares em um kit de Arduino. O Arduino é um hardware tão simples, feito com componentes tão baratos, que deveria custar no máximo 10 dólares, contando o lucro do montador.

    fireduck (usuário não registrado) em 29/11/2010 às 10:16 pm

    Outra coisa — “uma plataforma open source de hardware e software para o aprendizado de microeletrônica”

    O Arduino não é uma plataforma para aprendizado de microeletrônica. Microeletrônica seria projeto de circuitos integrados, o que está bem longe do que se aprende com Arduino. Sugiro iverilog e alliance-vlsi como ferramentas opensource para se aprender isso.

    carlos (usuário não registrado) em 30/11/2010 às 1:02 am

    sparkfun é careira!!! o mesmo kit dá para ser feito com a metade to preço. há vendedores chineses no ebay vendendo arduinos a preço razoaveis. a receita federal supostamente não cobra impostos de pessoa fisica para pessoa física abaixo de 50$. é só pedir para mandar como gift que não tem erro (comigo não deu).

    um questionamento ao fabricio, a proposta do arduino para lecionar as materias é bacana teria que analisar melhor a didática, mas num primeiro momento vejo da seguinte forma:

    não seria muito massante pro aluno aprender c/cpp, visto que na univali as cadeiras de programação não exploram o poder da linguaguem e do compilador?

    alem disso, simuladores não seriam mais adequados para ensinar arquitetura e so, visto que as ferramentas de suporte ao arduino não estão maduras o suficiente?

    num primeiro momento, vejo o arduino com um kitzinho generico como um auxilio a programação 1 e 2.

Este post é antigo (2010-11-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.