Android pode atingir 15% do mercado de tablets em 2011
Trecho do IDG Now:
Não contente apenas com o mercado de smartphones, o sistema operacional móvel Android deve representar, já em 2011, 15% do mercado mundial de tablets, de acordo com uma previsão IMS Research.
Segundo a empresa de pesquisas, atualmente, pelo menos 15 fabricantes planejam, no próximo ano, vender tablets com a plataforma da Google. Entre elas, companhias como Cisco, Dell, Motorola, Samsung, Acer, OpenPeak e Viewsonic. Já até o final de 2015, o sistema deve crescer gradualmente e ultrapassar a marca de 28% de participação.
“A chegada do Galaxy Tab, da Samsung, aumentará significativamente a presença do Android no mercado de tablets”, comentou a analista da IMS, Anna Hunt.
Embora, hoje, o Android 2.2 seja utilizado em tablets de até 7 polegadas, a Google está desenvolvendo uma nova versão do software que, diferente das atuais, será otimizada para os dispositivos do gênero com telas maiores. No entanto, até o momento, nenhuma data de lançamento foi definida. Especula-se que ela será lançada no próximo ano, depois do Android 2.3. (via idgnow.uol.com.br)
Isso será um problema para o … Chrome OS.
@Linuxweb, se é verdade que os tablets irão diminuir o mercado dos netbooks, sendo que o Chrome OS é voltado para eles, então qual o problema?
O Google achou que o mercado de netbooks era eterno e que iria esperar seu Chrome OS e depois ficou dizendo besteiras sobre o Android não ser otimizado para tablets. No lugar de falar besteiras (na DealExtreme tem tablets com Android com vários tamanhos, incluindo 8 e 9,7 polegadas), eu estaria adaptando e lançando a versão o quanto antes.
Eu não sei como é a coisa, mas acho que adaptar um SO de telas grandes e que dependa muito do teclado, para dispositivos com telas pequenas e sem teclado deve ser um problema bem maior do que fazer o oposto (sendo que o tablets atuais não dependem do teclado, então fica mais fácil ainda).
Agora vamos ver se o mercado vai aderir aos tablets (não chineses) de 7 polegadas. Se eu fosse a Samsung já teria o hardware de um tablet maior no forno. O Jobs já disse que o mercado não irá querer os que tenham telas muito pequenas, vamos ver se alguém vai se dar mal nessa de querer limitar as opções.
Vou usar android no meu projeto ano que vem, será mais um pra estatística :)
O ChromeOS é praticamente só um browser e um player multimídia, tem link pra baixar os últimos builds.
O Android é um SO mais completo, acredito que o público alvo seja diferente.
A notícia de que ele vai chegar nos 15% não é questão de SE, mas de QUANDO. Tudo que é fabricante está escolhendo Android, quero até ver onde isso vai dar…
Mas não acredito que vai substituir notebooks e netbooks não, só uma parte do mercado deles.
Juntando tudo que foi dito por vocês, eu assino em baixo e ainda dou uma carimbada, não necessariamente nesta ordem.