“Android 2.2 acaba com a raça do iOS 4 em desempenho de JavaScript”
Mantive a íntegra do título adotado pelo Gizmodo Brasil, no qual tem um gráfico que permite visualizar bem a diferença, e de onde retirei também o trecho abaixo:
Testando o navegador padrão do Android 2.2 (no Nexus One) e do iOS 4 (no iPhone 4), a Ars Technica descobriu que o Android não tem comparação no que se trata de desempenho do JavaScript.
Na verdade, o desempenho do iOS 4 ficou bem semelhante ao do Android 2.1 – ou seja, as mudanças que o Google fez no Froyo para criar ”o navegador móvel mais rápido do mundo” são mesmo visíveis. (via gizmodo.com.br)
Lembrando que além do Javascript, a VM “Java” do 2.2 também chuta muitas bundas.
Como fã da linguagem Java (não dos frameworks EE), achei muito legal o que a Google tem feito com a linguagem (mostrando à Sun como é que se faz).
Bem, e de que adianta este desempenho em js se os sites onde bom desempenho em js usa-se flash e outras tecnologias proprietárias?
Usando o smokescreen, implementação de um plugin flash em javascript (ou seja, arquivos swf interpretados pelo navegadior) com os exemplos do próprio site percebi que, no Linux, seu desempenho é até melhor que o do Flash no chrome, tamanha é o desempenho do v8.
O mais engraçado é que é a mozilla que criou o interpretador actionscript (tamarin) do Flash Player da Adobe, mas no entanto o interpretador js do firefox e cia são muito mais lentos!
JS é a linguagem da Web. Hoje em dia é possível inclusive escrever aplicações noutras linguagens e interpretá-las via js. Tudo é questão de ter um compilador para isso.
Espero em breve que js, somado às outras tecnologias web superem o Flash em uso e qualidade.
Augusto, sem querer ser mala mas já sendo… O nome do programa está errado no Título.
Abs.
OPS, Comentei no lugar errado, várias abas dá nisso! haha mals, era para o Inkscape. Pode apagar os dois.
“Bem, e de que adianta este desempenho em js se os sites onde bom desempenho em js usa-se flash e outras tecnologias proprietárias?”
O Android 2.2 também roda flash.
“O Android 2.2 também roda flash.”
O sistema concorrente, não.
Bom, eu já fui usuário do android (um G1 rodando Cyanogen) e hj tenho um 3GS rodando iOS4. Alguns pontos a se observar: a performance do navegador do iphone é boa o suficiente, nunca tive problemas. Claro que quando mais rápido, melhor, mas não seria isso que me faria mudar de celular. Além do mais, 99% do tempo que estou acessando a internet, é através de um aplicativo, e não do browser (acessar o banco, informações sobre cinema, leitor de feeds RSS, etc).
Fora isso, a interface do iOS4 ainda é superior e o nível dos aplicativos também (na minha opinião), o que compensa muito mais do que uma boa performance de javascript.
O Android 2.2 está muito bom, pena que demora muito para sair as atualizações para os celulares mais antigos. Meu HTC Magic mesmo ainda está com Android 1.5.
stanbr: eu já faço o contrário, uso o que for possível no navegador, e evito instalar aplicativos próprios (que geralmente apenas usam a engine HTML do navegador).
Não adianta tentar fugir, pois o Android é muito novo e está arrebentando. E o melhor nada de frescuragem, pois se não tem o que queremos, alguém vai acabar fazendo para gente. Competir com Android, me parece que sõ o Meego… Falando de tecnologias novas e que estão supreendendo…
stanbr: errado, a maioira dos aplicativos utilizam o webkit por debaixo dos panos, acesse o itau via m.itau.com.br e vc estará no seu aplicativo do itau OO, e isto vale para mt`s apps, claro que tem vários reais, mas mt`s são fake app’s, apenas para dar falsa sensação de que vc está vendo algo exclusivo
Disseram por aí:
“…O Android 2.2 também roda flash, o sistema concorrente, não…”
Flash? Quem quer ver flash em um celular?
Isso só serve para esgotar a bateria!
@yamane, não acredite em tudo que o Sr. Trabalhos diz. Tanto que se você entrar em vários fórums de tecnologia vai constatar o número de gente que reclama da falta de suporte a flash em outros SOs.
E no Android não gasta bateria assim não. Claro que gasta mais que vídeo nativo, mas nada crítico. Até meu Nokia com Flash lite roda vídeos em flash sem devorar bateria.
A Apple falando tanto do Flash e nem sabe carrega JS direito, huahua.