Análise do Ekin M001, o tablet de 90 dólares com Android, por Carlos Morimoto
Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):
“Além do uso do Android estar crescendo rapidamente nos smartphones, estamos assistindo também a uma invasão de tablets com telas de 7 a 10 polegadas baseados no sistema. Os tablets são apontados como a próxima onda dentro do mercado tecnológico, sucedendo os netbooks. Isso nos leva à análise de hoje, onde falarei sobre o Eken M001, o modelo mais barato da safra, que custa apenas US$ 90 caso comprado em quantidade direto no fabricante, ou apenas um pouco mais se comprado em lojas online. Ele está à venda por US$ 96 na DealExtreme, por exemplo. Por Carlos E. Morimoto”
Veja a análise em: http://www.guiadohardware.net/analises/ekin-m001/” [referência: guiadohardware.net]
Muito bom, tem futuro!
Mas será que esse andriod pega virus?
Estou mais ansioso para algum Tablet com algum Ubuntu voltado para estes dispositivos.
Imaginem que interessante, um Tablet multiusuário. Enquanto minha esposa está utilizando o PC principal eu não precisaria ligar o secundário apenas para navegar na Web e/ou ver e-mail’s eu poderia pegar meu Tablet com Ubuntu, logar meu usuário (sem privilégios de root) e navegar tranqüilamente sem preocupações com vírus e outras porcarias mais.
Jeremias, o lance é que o Android é bem mais leve.. Acho que por isso ele acabou virando a menina dos olhos de desenvolvedores de dispositivos móveis.
Além, é claro, da relativamente grande gama de softwares já disponíveis via Market.
Eu adoraria um Ubuntu num bichinhos destes também.. Tanto que até hoje cogito a compra do n900, ou esperar um pouquinho mais pra ver quem vai ser o seu sucessor..
Buenas Galera!
Depois que lí esse artigo, pesquisei sobre o equipamento e descobri algumas coisas.
1) A marca é EKEN e não EKIN.
2) Existem dois tipos de Debian que rodam nele. Ambos com suporte a touchscreen.
3) Existe um Android que roda super rápido nele. Não é esse que vem no aparelho.
4) O preço dele no Deal Extreme é de 95,50 e demora em média 11 dias para chegar.
Depois de ler um monte eu estou interessado em comprar um desses. Afinal, eu quero LER e eventualmente assistir algum tutorial ou videoaula nele.
Grande abraço!
@Cícero
Encomenda do DealExtreme demora em média 11 dias pra chegar ao Brasil, mas a alfândega costuma demorar uns 30 dias pra soltar a encomenda.
Outra opção é o SmartQ:
http://en.smartdevices.com.cn/
Um pedido que eu fiz esses dias no DealExtreme levou 23 dias pra chegar (em 7 já tava na alfândega). Não dá pra pedir com “prazo”, o produto chega mais já vi casos de levar mais de 60 dias (produto em baixa, greve nos correios, …).
Eu tenho um desse. Fucei tanto que acabei formatando a memoria flash dele e ele nao dá mais o boot.
Na realidade ele já veio com defeito, o touchscreen dele não respondia. Como devolver para a dealextreme me custaria mais de 35% sobre o valor dele, então decidi ficar com ele e instalar um mouse USB. Adaptei o cabo que vem nele para um hub de 4 portas USB e pude usar teclado e mouse. Instalei também a versão do Android 1.7 se não me engano, uma atualização sobre o que vem nele. Esses dias, decidi tentar fazer um transplante de memórias (tenho um outro netbook formatado com processador wm8505, o mesmo desse M001) mas não fui bem sucedido. Agora ele não dá mais o boot (como não tem bios, o boot se dá pelo u-boot que estava gravado na memória).
Inclusive, se alguém quiser usar ele para alguma coisa (reposição de peças, tentar reinstalar uboot…) entre em contato comigo (jbopen no gmail) que estou com pena de jogar fora :) nem cobro o aparelho, apenas o frete.
Muito obrigado.
Olá Jonata, estou interessado no seu Tablet para estudos. Como posso entrar em contato contigo? Saudaçoes.