Análise de um malware para Android
Enviado por Ricardo Farias Santoro (santororfariasΘgmail·com):
“Depois de ler algumas notícias sobre o assunto aqui no BR-Linux, que entretanto não continham maiores detalhes técnicos, achei interessante compartilhar este link, que trás uma breve análise de um malware para Android que envia mensagens SMS com o objetivo de gerar lucros para seu criador.” [referência: inreverse.net]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-08-23
Mas qual a novidade nisso? Esperavam o que, assembler?
Nos SO UNIX-Like, definitivamente vírus não é problema. O problema é o usuário. Essa criatua faz o favor de baixar o malware, instalar o malware e ainda dar poder de root para o malware. Como é que combate isso?
É como eu digo, o problema está entre o teclado e a cadeira…:P
Isso se o usuário do smartphone com Android estiver sentado em uma cadeira…
Linux com vírus!
Vou apertar o meu pescoço até parar de respirar por uns cinco minutos e morrer de vez… Ainda bem que tenho um sistema de proteção instalado no meu cérebro com direitos atribuídos somente a Deus (root) e acredito que se tivesse um jeito de desativá-lo, mais de 75% da humanidade terrestre deixaria de existir… Claro que há falhas no sistema e alguém acaba fazendo de outro jeito…
Na época que eu utilizava o MS-DOS com Windows 3.11 recebi um e-mail que na época achei muito engraçado. Era o e-mail de um vírus português que chegava por e-mail. Era mais ou menos assim:
“Esse é um virus português que não é capaz de difundir-se sozinho.
Precisamos que você envie essa mensagem para 10 amigos e depois digite no prompt de comando ‘format c:’”.
Acredito que esse é o caso típico de mais um vírus português.