Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Afinal, Google, os tablets Android estão prontos ou não?

O inquisitivo artigo do IDGNow cujo trecho inicial reproduzi abaixo, faz referência ao que narramos no recente post ““Android 2.2 não é feito para tablets”, diz executivo do Google“:

Nós, entusiastas do Android, temos esperado pacientemente por um tablet da plataforma desde o lançamento do iPad em abril. O aparelho da Apple é ótimo – sim, eu tenho um – mas vem com todas as limitações que a empresa faz questão de incorporar a seus dispositivos. Veja bem, não pretendo descartá-lo, mas me interessaria por um produto semelhante que contasse com o sistema operacional da Google, e que, consequentemente, não fosse cerceado pela política de desenvolvimento que é peculiar à empresa da maçã.

Na última CES, o que era esperança virou promessa. E agora, às vésperas do lançamento do primeiro tablet com Android que viria para competir de igual para igual com o iPad – o Samsung Galaxy Tab deve aparecer em 16 de setembro – a Google não pensa duas vezes antes de cortar nosso entusiasmo: nas palavras do diretor de produtos para dispositivos móveis da empresa, Hugo Barra, a nova versão do sistema usada no aparelho, a 2.2 (Froyo), “não foi otimizada para tablets”.

Ora, mas o que isso significa? O Galaxy Tab que nos foi apresentado parecia muito bom, não? O Froyo rodava perfeitamente no dispositivo, certo? Requisitos mínimos (…) (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 17/09/2010 às 5:37 pm

    Como disseram na outra news, acho que o desejo da Google mesmo é que usem o ChromeOS nos tablets.

    Só pode ser isso. Senão, não faz sentido darem esse tiro no pé.

    BemSul (usuário não registrado) em 17/09/2010 às 6:15 pm

    Pena mesmo é o Ubuntu anunciar que não terá versão para tablets…

    Nesse ponto a Apple tem mérito: enquanto os outros ficam se amarrando e enrolam e não lançam nada, ou não definem nada, eles vão lá e fazem e ainda ganham muito dinheiro. O produto da Apple é o melhor? Com certeza não. Mas, é a única opção séria.

    Infelizmente.

    Marcio (usuário não registrado) em 17/09/2010 às 7:19 pm

    Essa caracteristica do Google de: “use nosso produto se achar bom. Nao nos responsabilizamos. Se gostar bem… se nao gostar tanto faz”… eh muito sem sentido.
    A Microsoft pelo menos sempre fica dando 100% de apoio nos produtos que poe no mercado.

    Tonywalker (usuário não registrado) em 17/09/2010 às 9:24 pm

    Aproveitando! O Google App Inventor já está funcionando! Corrão!!!!11

    Danilo (usuário não registrado) em 19/09/2010 às 12:24 am

    uma coisa coisa engraçada é: foram lançados vários tablets Android mas só depois do Galaxy o Google resolveu dizer algo.

    Danilo (usuário não registrado) em 19/09/2010 às 12:33 am

    Deu Medinho na equipe do Chrome OS

    http://www.youtube.com/watch?v=u1HJfnhu4Po#start=0:00;end=0:31;autoreplay=true;showoptions=false

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 19/09/2010 às 11:38 am

    Às vezes é difícil de entender os comentários que aparecem em alguns artigos.

    O Android e o futuro Chrome OS são conceitos totalmente diferentes. Quem pensa que eles são concorrentes não entendeu os planos do Google. É como achar que o Windows 7 e o Windows server são concorrentes. Não faz sentido algum pensar isso.

    A preocupação do Google é fragmentar a plataforma e o Android Market a um certo ponto que quebre a plataforma e torne o Android em um produto ruim. Lendo o texto do IDG (cujo link está no artigo acima) vemos que muitos tablets não atendem especificações de hardware para usar o Android Market. Assim fabricantes, especialmente os chineses, estão criando markets alternativos onde colocam aplicações.

    O que o Google quer evitar ao tentar impedir que o Android 2.2 chegue aos tablets é que a experiência de uso do cara que compra um tablet seja “chinesa”. O Google sabe que o sucesso do iPad está baseado nas aplicações e na qualidade da experiência de uso. Se um usuário compra um tablet com Android e descobre que 80% das aplicações que baixa não proporcionam uma boa experiência (por conta da resolução da tela, por depender de hardware que não está lá ou está fora de especificação) se decepciona com a plataforma e dificilmente vai recomendar o Android ou comprar outro produto relacionado.

    Enquanto isso o Google corre para desenvolver especificações para tablets e homologá-las. Isso também está sendo feito pela Microsoft. Eu não acho que o GTablet vai ser baseado em ChromeOS pois mesmo nos EUA as redes 3G são uma porcaria, depender disso para ter computação móvel em nuvem é arriscado. Concordo com o IDG que é mais provável que o Google esteja trabalhando em uma especificação Android 3.0 que compreenda um padrão mínimo para tablets de forma que os fabricantes possam ter uma referência. Mas mesmo aqui eu acho que o Google depende de a HTC terminar seu trabalho para que EXISTA um hardware de referência.

    A fragmentação do Android é a maior preocupação do Google e ver 300 fabricantes coreanos e chineses mostrando tablets com especificações distintas, hora com Android 2.1, hora com 2.2, não deixa ninguém no Google feliz pois eles sabem que esse é o tipo de coisa que mata uma plataforma.

    anonimo (usuário não registrado) em 19/09/2010 às 9:42 pm

    estou vendo a revolução acontecer, bem vocês meros leitores não veem, eu já estou pesquisando muito sobre sistema operacional linux, e sei que muito tempo e estudo posso montar um, quem está na outra ponta só esperando, tenho dó pois sepre vai pagar por algo que nem sempre satisfaz suas necessidades, eu já tenho um UMPC, agora só me resta copilar o sistema pra ele. o que vocês não percebem é que corporações só puxam pro lado delas, e agora será bem provavel que milhares de programadores montem seus sistema e venda o serviço as pessoas, o que proporciona certa segurança, quando copilado por algem capaz e que testa seu sistema, até agora as propagandas existente na area de computação era ficticia, e tudo era dificil, só os mais poderosos tinha vez, agora qualquer um pode se tornar experte, ter mais de um pc vai ser realidade e sistemas inteligente ajundo as pessoas nas mais diversas areas será possivel, não mais a ideia de que tudo que uma pessoas precisa é um notebook que quebra ou um pc que pesa tanto quanto uma pedra, pessoas podem ter pocket pc para saber noticias e si comunicar independente da forma da concção, essa é a realidade que virá e niguem pode controlar.

Este post é antigo (2010-09-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.