Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Ubuntu sem Yahoo, tchau ao Songbird, Linux no PS3

Meia-volta: Ubuntu 10.04 não vai mais colocar o Yahoo como busca padrão: Segundo o OMG!Ubuntu e este comunicado aos desenvolvedores, a decisão anterior de colocar o Yahoo como busca padrão no Firefox distribuído pelo Ubuntu não será colocada em prática na versão 10.04 LTS, que deve sair daqui a 3 semanas.

Songbird canta a valsa de despedida do seu suporte a Linux: A próxima versão do tocador Songbird suportará apenas Windows e Mac.

Nightingale: fork do Songbird para Linux: Curiosamente, após a repercussão internacional da notícia sobre a valsa de despedida da versão oficialmente suportada do Songbird para Linux, os desenvolvedores publicaram uma curiosa atualização do seu post (trazida à minha atenção por Erik Chendo Tegon – qrcyenΘgmail·com) afirmando que eles não vão mais suportar nem garantir plenitude dos recursos, mas ainda oferecerão o código, alguns recursos de desenvolvimento, e alguns de seus desenvolvedores continuam a usar Linux.

Ubuntu 10.04: download e as novidades: O lançamento do Ubuntu 10.04 está previsto para daqui a cerca de 3 semanas, e os entusiastas têm enviado um fluxo contínuo de matérias interessantes sobre o que está por vir.

Vídeo: Hacker anuncia que restaurou a possibilidade de rodar Linux nos PS3 após a atualização da Sony: GeoHot, o hacker que no final de janeiro colocou em xeque a invulnerabilidade do PS3 quanto a modificações não autorizadas pela Sony, há poucos dias anunciou aos 4 ventos que iria fazer algo contra a decisão da Sony de remover a opção de instalar Linux nos PS3 mais antigos (levando em conta que nos modelos mais novos esta opção nunca existiu) – e aparentemente cumpriu a promessa.

O curioso caso da funcionalidade nova no Photoshop que já existia em um plugin do Gimp: Para mim parece algo bem natural: 2 aplicativos em uma mesma área de atuação, mas com conjuntos de recursos diferentes, frequentemente implementarão novidades que já estão presentes no outro. Mas há quem ache isso digno de nota.

Ubuntu 10.10 será Maverick Meerkat e terá foco na nuvem: Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br): “O homem do Ubuntu Mark Shuttleworth batizou o a versão 10.10 do sistema GNU/Linux como Maverick Meerkat (algo como suricato independente) e revelou parte dos planos estratégicos do sistema.

Distribuições para crianças: Enviado por Estevam Moreira (estevamΘgmail·com): “Não há melhor maneira de promover o Linux e derrubar alguns de seus mitos (como, por exemplo, sua extrema complexidade, etc.

R$ 899 pelo Quench: Novo smartphone com Android, da Motorola: A Motorola lança nesta semana o Quench, novo modelo com sistema operacional Android que foi anunciado em fevereiro durante o Mobile World Congress, em Barcelona.

Você doaria dinheiro ao GNOME?: Para responder em uma palavra, eu diria: ‘sim’.

Gtalk Show no Nerdson – Entrevista sobre o BR-Linux, em quadrinhos: O site de quadrinhos geeks Nerdson não vai à escola lançou uma nova série denominada ‘Gtalk Show’, na qual publicará breves entrevistas em quadrinhos, e a primeira foi sobre o BR-Linux.

Lado a lado: Android e Maemo: Neste interessante post, Jeff Hoogland define 4 critérios para avaliar duas das plataformas baseadas em Linux para smartphones – Android, do Google, e Maemo, da Nokia (a caminho da metamorfose que está gerando o Meego) – e as coloca lado a lado.

Rudix 2010 RC: mais ferramentas estilo Unix para o Mac OS X: O Rudix, cria intelectual do pythonista brasileiro Rudá Moura (que, no que diz respeito ao histórico com Linux, também tem um considerável “pé na cozinha”), é uma coleção, fácil de instalar no Mac OS X, de utilitários de rede, bibliotecas, ferramentas de desenvolvimento, complementos para programação shell e muitos outros detalhes.

NetApplications de março: Chrome chega aos 6%, Firefox reverte queda: Saiu o resultado da pesquisa NetApplications, há anos fonte de notícia sobre o equilíbrio entre os navegadores na web, e mais uma vez o navegador com crescimento mais expressivo foi o Chrome, que chegou aos 6,13% e cada vez mais vem aumentando a distância que o separa do Safari, ultrapassado por ele nos resultados de janeiro: agora o Safari precisaria aumentar em pouco mais de 30% o seu número de usuários para se equiparar.

Beta 1 do Mandriva 2010 Spring: Enviado por Megaf (mmegafΘgmail·com): “É chegada a hora do primeiro release beta da versão 2010 Spring do Mandriva Linux.

Benchmark do usuário: desempenho do engine javascript do Firefox 3.7 se aproxima cada vez mais do Chromium: Enviado por Bruno Tsubouchi Yporti (brunoyportiΘgmail·com): “Realizei um benchmark da engine javascript (usando o SunSpider) do Firefox 3.6.2 e do Firefox 3.7 alpha 4, o resultado foi surpreendente: está 2x mais rápido, se aproximando cada vez mais do desempenho do Chromium (também analisado no artigo).

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2010-04-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.