A semana no BR-Linux: OpenOffice, Macbuntu, anonimato na web
Integrantes do LibreOffice convidados a sair da direção do OpenOffice : Os registros da reunião de 14/10 do Conselho Comunitário do OpenOffice são uma leitura interessante para quem está interessado na dinâmica do projeto após o recente anúncio do surgimento da Document Foundation e do fork LibreOffice.
Macbuntu: visual do Mac OS X – fácil de configurar – no Ubuntu: Os anos passam e cada vez fico menos convencido da validade dos argumentos a favor do mimetismo de ambientes como apoio a estratégias de migração e similares – afinal, as similaridades no visual e configurações logo encontram seu limite. Mas há quam goste, e eis mais uma alternativa para isso.
PC World promove o velório da expectativa por um “ano do Linux no desktop”: A ideia de que (1+`date +%Y`) seria o mítico “ano do Linux no desktop”, em que ele passaria a ter presença majoritária neste mercado, circulou por vários anos consecutivos na década corrente mas, pelo que me lembro, já não circula há algum tempo, e não parece ser o alvo de muita gente – certamente não é o meu.
PC World responde ao seu próprio artigo e nega a morte do Linux no desktop: O artigo da PC World que chamou a atenção pela visão pessimista e negativa sobre o Linux no desktop quando o repercuti ontem aqui no BR-Linux também chamou a atenção no seio da própria PC World, que voltou ao assunto com uma resposta no sentido contrário, na forma do artigo “Reports of Linuxs Desktop Death Are Premature” – os relatos da morte do Linux no desktop são prematuros.
Repercute a decisão do TJ-MS considerando que “a sociedade aceita a pirataria”: Interessante perceber que a resposta do presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria fala até em tráfico de pessoas e em trabalho escravo.
Projeto diz que quer proibir anonimato na web: Foi apresentado à Câmara dos Deputados um projeto de lei a fim de proibir o anonimato na rede.
Oracle lança primeiro RC do OpenOffice.org 3.3.0: Cerca de 2 meses após o lançamento do beta, a Oracle lança o primeiro RC da nova versão do OOo.
Info diz que seus leitores preferem Linux a Mac: No início da semana a redação da INFO divulgou uma enquete perguntando aos leitores que tipo de sistema operacional mais se parecia com eles, com base em perguntas sobre o comportamento nerd de cada um.
Trinity, um fork do KDE 3.5: Enviado por ceti (jotatbΘyahoo·com): “Para os órfãos do KDE 3.5, a boa notícia é que já existe um fork: o objetivo principal do projeto Trinity é manter vivo o estilo do KDE3; acessoriamente, aparar as arestas presentes no KDE3.5.10.
Vulnerabilidade na GNU libc leva a escalada de privilégios e acesso a shell de root: Uma vulnerabilidade na implementação da GNU libc para o carregamento de bibliotecas por programas com privilégios SUID foi descoberta e demonstradamente explorada, permitindo abrir indevidamente uma shell de root.
Vulnerabilidade no kernel permite acesso como root: Logo após a recente falha em um componente-chave do GNU, chegou a vez de uma falha com efeitos similares no kernel Linux.
Linux 2.6.36: Via NoticiasLinux, que tem os links relevantes desta notícia: Linus Torvalds lançou a versão 2.6.36 do kernel Linux, que conta com o módulo de segurança AppArmor, que provê controle de acesso baseado no caminho para o arquivo, tendo sido inicialmente desenvolvido pela Novell mas agora mantido pela Canonical; fanotify – um mecanismo que permite a softwares anti-malware interceptar chamadas de sistema e opcionalmente bloquear o acesso a dados indesejados; um novo mecanismo de suspend para atender às necessidades do projeto Android (apesar do projeto não ter se comprometido em usá-lo); inclusão de inúmeros drivers de controladores de infra-vermelho que até então eram obtidos via projeto LIRC; um novo out-of-memory killer, que deve melhorar a resposta do kernel quando fica completamente sem RAM; além de inúmeras outras novidades e alterações.
Hardware compatível com a FSF: conhecendo os critérios: A FSF anunciou, na semana passada, um programa de certificação que vai conceder um selo Respeita sua Liberdade a computadores e outros dispositivos que sigam os critérios definidos pela entidade.
Versão inicial: 6 anos do Ubuntu 4.10 Warty Warthog: Enviado por Andre Gondim (andregondimΘubuntu·com): “A primeira versão do Ubuntu completa 6 anos no dia 20 de outubro.
E mais:
- Zumo resume: o futuro do Qt na Nokia
- Novidades do GWT 2.1 Release Candidate
- Novos tempos: Debian dá as boas vindas a membros não-empacotadores
- O futuro do Qt junto ao MeeGo, Symbian e desktops
- MontaVista Linux equipa painéis LCD dos novos trens da CPTM
- Android: Motorola contra-ataca as patentes da Apple
- Área de Software Livre da Campus Party – uma experiência comunitária
- PostgreSQL: Evento PGBR 2010 cancelado
- Aparelhos da Nokia com MeeGo só chegam em 2011
- Duas primeiras aulas online de Pascal na Linux Total
- Primeira parte do guia ‘Dominando o Slackware’, por Carlos Morimoto
- Simulados Gratuitos de ITIL, Cobit e PMP
- Tablet: Anatel libera venda do Galaxy Tab no Brasil
- Media player HD da WEdigital baseado em Linux