Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Linaro, Chrome, supercomputadores e saudade da garagem

470/500: quase todos os maiores supercomputadores do mundo rodam Linux: Via LWN chega a notícia de que saiu a nova lista top 500 dos supercomputadores mundiais, e entre os 500, 470 estão rodando Linux – outros 25 rodam Unix (especialmente AIX) e 5 rodam Windows HPC 2008.

UCC – Ubuntu Control Center 0.2: Enviado por Benjamim Góis (benjamim·goisΘgmail·com): “Ubuntu control center ou UCC é um aplicativo inspirado pelo Mandriva Control Center que visa centralizar e organizar de maneira simples e intuitiva as principais ferramentas de configuração da distribuição Ubuntu Linux.

Chrome OS: Google confirma lançamento no fim do ano e responde a críticas da Microsoft: Em discurso na Computex, vice-presidente da empresa confirmou que o Chrome OS será lançado no final do ano, voltado inicialmente a netbooks e acompanhado por uma loja de aplicativos on-line.

Entrevista: Chrome OS não concorre com distribuições de Linux, diz executivo do Google: Nem bem foi detalhado oficialmente pelo Google, o sistema operacional Chrome OS se viu em meio a dúvidas relativas tanto ao papel que ocupa no mercado de netbooks como às restrições que o buscador imporá à sua venda.

Saudades da garagem? Os novos desafios do código aberto no mainstream: O DeveloperWorks, da IBM, está iniciando um blog e eu fui convidado para contribuir por lá, tratando do tema open source.

Google estaria se livrando do uso interno do Windows: A notícia que circula internacionalmente é interessante: a empresa estaria evitando o uso interno do Windows, e novos funcionários desde janeiro já estariam recebendo a opção de escolher apenas entre o uso do Linux e do Mac OS X em seus computadores corporativos – e os motivos incluiriam a questão da segurança, já que alegadamente a “invasão chinesa” que a empresa sofreu há poucos meses se deveria a vulnerabilidades do Windows.

Modelo de segurança do IPhone leva um baile no Ubuntu 10.04: Essa notícia é curiosa, porque o comportamento descrito (conectar o Iphone ao computador com Ubuntu 10.04 via USB e ter acesso imediato ao conteúdo armazenado nele, como se fosse um disco externo e sem autenticação) parece muito natural – mas o comportamento esperado pelos desenvolvedores (e presente em outros sistemas e distribuições testadas) é bem diferente disso: só a pasta DCIM (com fotos e vídeos gravados no aparelho) deveria ser visível, e o restante do conteúdo deveria ser exposto apenas via outras interfaces, e com proteção via PIN do usuário.

Synergy+ permite controlar vários computadores com um teclado e mouse: O Synergy original era uma solução em software bastante conhecida por quem precisa controlar múltiplos computadores em uma mesma mesa, compartilhando um único conjunto de teclado e mouse entre eles, mas ele parou de ser atualizado em 2006 – e agora o Synergy+ busca ocupar sua posição, atualizando e corrigindo os pontos em que houver necessidade.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Silvio Fonseca (usuário não registrado) em 7/06/2010 às 3:12 pm

    Humm… Augusto, acho que faltou um link para a notícia do Linaro, não?

Este post é antigo (2010-06-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.