A semana no BR-Linux: Linaro, Chrome, supercomputadores e saudade da garagem
470/500: quase todos os maiores supercomputadores do mundo rodam Linux: Via LWN chega a notícia de que saiu a nova lista top 500 dos supercomputadores mundiais, e entre os 500, 470 estão rodando Linux – outros 25 rodam Unix (especialmente AIX) e 5 rodam Windows HPC 2008.
UCC – Ubuntu Control Center 0.2: Enviado por Benjamim Góis (benjamim·goisΘgmail·com): “Ubuntu control center ou UCC é um aplicativo inspirado pelo Mandriva Control Center que visa centralizar e organizar de maneira simples e intuitiva as principais ferramentas de configuração da distribuição Ubuntu Linux.
Chrome OS: Google confirma lançamento no fim do ano e responde a críticas da Microsoft: Em discurso na Computex, vice-presidente da empresa confirmou que o Chrome OS será lançado no final do ano, voltado inicialmente a netbooks e acompanhado por uma loja de aplicativos on-line.
Entrevista: Chrome OS não concorre com distribuições de Linux, diz executivo do Google: Nem bem foi detalhado oficialmente pelo Google, o sistema operacional Chrome OS se viu em meio a dúvidas relativas tanto ao papel que ocupa no mercado de netbooks como às restrições que o buscador imporá à sua venda.
Saudades da garagem? Os novos desafios do código aberto no mainstream: O DeveloperWorks, da IBM, está iniciando um blog e eu fui convidado para contribuir por lá, tratando do tema open source.
Google estaria se livrando do uso interno do Windows: A notícia que circula internacionalmente é interessante: a empresa estaria evitando o uso interno do Windows, e novos funcionários desde janeiro já estariam recebendo a opção de escolher apenas entre o uso do Linux e do Mac OS X em seus computadores corporativos – e os motivos incluiriam a questão da segurança, já que alegadamente a “invasão chinesa” que a empresa sofreu há poucos meses se deveria a vulnerabilidades do Windows.
Modelo de segurança do IPhone leva um baile no Ubuntu 10.04: Essa notícia é curiosa, porque o comportamento descrito (conectar o Iphone ao computador com Ubuntu 10.04 via USB e ter acesso imediato ao conteúdo armazenado nele, como se fosse um disco externo e sem autenticação) parece muito natural – mas o comportamento esperado pelos desenvolvedores (e presente em outros sistemas e distribuições testadas) é bem diferente disso: só a pasta DCIM (com fotos e vídeos gravados no aparelho) deveria ser visível, e o restante do conteúdo deveria ser exposto apenas via outras interfaces, e com proteção via PIN do usuário.
Synergy+ permite controlar vários computadores com um teclado e mouse: O Synergy original era uma solução em software bastante conhecida por quem precisa controlar múltiplos computadores em uma mesma mesa, compartilhando um único conjunto de teclado e mouse entre eles, mas ele parou de ser atualizado em 2006 – e agora o Synergy+ busca ocupar sua posição, atualizando e corrigindo os pontos em que houver necessidade.
E mais:
- Revista PC&Cia disponibiliza seu conteúdo para download em PDF
- Tux na cozinha
- GCC vai aceitar (com restrições) código em C++ na sua implementação
- Linux, Receita Federal e Certisign: relato de problemas de compatibilidade
- X-Money – Gestão Empresarial Integrada
- Revista Espírito Livre n. 14
- Vídeo disseca Symbian^3 no Nokia N8, e não há nada de novo por aqui
- pyCalculadora 0.1
- Amarok 2.31 (Dark Star)
Humm… Augusto, acho que faltou um link para a notícia do Linaro, não?