A semana no BR-Linux: Galaxy Tab, GNOME 3, Chrome, tchau Symbian Foundation
Conheça a versão brasileira do Samsung Galaxy Tab: O Rafael Rigues avisou que a PC World brasileira está com um pré-review do novo tablet com Android que está chegando às lojas brasileiras, e aceitando perguntas (nos comentários de lá) que serão respondidas no review definitivo: “Tablet Android da Samsung chama a atenção por onde passa e chega ao país com alguns recursos exclusivos, como sintonizador de TV.
Microsoft migra para o WordPress mais de meio milhão de blogs de seus usuários: Confirmando a notícia de setembro de que estava desistindo de sua plataforma própria de blogs, a Microsoft informa que mais de 500.000 de seus usuários já receberam o upgrade para a plataforma de código aberto (GPL) WordPress.
O que vem aí no GNOME 3.0: Trecho inicial do post no PSL Brasil: O desenvolvimento não pára no GNOME 2.32.
Google Chrome chega à versão 8: Entre os leitores do BR-Linux, o Chrome já ocupa o segundo lugar entre os navegadores mais usados para acessar o site, por larga margem.
Irã confirma que worm Stuxnet atingiu centrífugas de urânio: A notícia não tem relação direta com o código aberto, mas a confirmação de eficácia de um ataque projetado na forma de um malware com alvo específico na infraestrutura bélica de um país tem consequências geopolíticas mas também tecnológicas – e pode mudar os requisitos para seleção de sistemas em aplicações estratégicas, no futuro.
Symbian Foundation fechando as portas de seus sites: As expectativas grandiosas de adoção do Symbian por desenvolvedores independentes não se concretizaram após a tardia disponibilização do código-fonte, enquanto outros distribuidores do sistema cancelavam seus próprios envolvimentos no sistema – e a Nokia sobrou com a carta do Symbian na mão, como vimos há cerca de 2 semanas.
Sucesso nos aparelhos móveis muda perfil dos maiores desenvolvedores do kernel Linux: Trechos da nota na Info: Cresce a contribuição das companhias de telecom sem fio para o sistema operacional Linux, o que destaca o sucesso da plataforma de código aberto nos celulares inteligentes, segundo relatório da Linux Foundation.
Alfa 1 do Ubuntu 11.04: Enviado por André Gondim (andregondimΘubuntu·com): “Está no ar o primeiro alfa da próxima versão do Ubuntu, o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal Alfa 1 que sairá em abril.
Debian também vai suportar ZFS: Via NoticiasLinux, que tem os links: O sistema de arquivos ZFS, originalmente desenvolvido pela Sun, passa a estar presente também no Debian.
World of Goo chega ao Ubuntu Software Center: Os usuários do Ubuntu já são usualmente bem servidos de jogos em código aberto diretamente de seus repositórios e sites da comunidade, e pelo jeito começarão a ter uma alternativa também para a instalação facilitada dos jogos comerciais já disponíveis para a plataforma.
Savannah.gnu.org comprometido e fora do ar: Savannah é o repositório central de desenvolvimento do projeto GNU e de outros softwares livres hospedados pela FSF, funcionando nos moldes do Sourceforge.
Usuário opina sobre o desktop Linux à luz da gestalt e da usabilidade: Enviado por bebeto_maya (artedeagradoΘgmail·com): “Fiz uma análise a luz do moderno Design, da Gestalt e da Usabilidade sobre a viabilidade do Linux para um usuário final.
Maximizando a autonomia nos smartphones com o Android: Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘgdhpress·com·br): “O Android desperta emoções contraditórias em muitas pessoas, já que é ao mesmo tempo extremamente configurável e expansível (graças aos inúmeros aplicativos e hacks para a plataforma) e incrivelmente limitado em opções de configuração.
Suporte no Linux ao iOS 4.2.1: O iOS 4.2.1, lançado recentemente pela Apple para o iPad e alguns modelos de IPhone e iPod, quebrou a compatibilidade com as versões anteriores da libimobiledevice, biblioteca que oferece a uma série de aplicativos do desktop livre o acesso via USB a estes produtos, sem necessidade de jailbreak – mas a nova versão já está disponível resolvendo a situação.
Apelo emocional rende mais dinheiro à Wikipedia: Trecho inicial da nota da Info: Desde agosto deste ano, a Wikipedia vem realizando testes a fim de implantar o seu plano para pedir apoio financeiro e manter o site livre de anúncios publicitários.
Mageia: Novidades e data de lançamento do primeiro alfa: Enviado por Filipe Saraiva (filip·saraivaΘgmail·com): “O time de tradução para português do blog oficial da distribuição Mageia, fork do Mandriva iniciado por vários de seus ex-desenvolvedores, traz um texto para nosso idioma com muitas novidades.
Relatório anual sobre o desenvolvimento do kernel Linux: DO NoticiasLinux, que tem os links: Quão rápido está indo, em que condições está, o que eles estão fazendo e quem está patrocinando.
Moodle 2.0: Foi anunciado o Moodle 2.0, nova versão da popular plataforma de ensino à distância que chega após 2 anos e meio de desenvolvimento.
Entrevista: Nós também cometemos erros, diz Mozilla: Trecho inicial da entrevista publicada na Info: Primeiro funcionário da Fundação Mozilla, o engenheiro Chris Hoffmann trabalha diretamente no Firefox 4.0.
E mais:
- Deixa pro ano que vem: Banda larga nas 100 primeiras cidades do PNBL é adiada para abril
- Jogos: MMORPG espacial Vendetta Online chega ao Ubuntu Software Center
- Simulados LPI 101 e 102
- Mandriva oferece licenças do seu Enterprise Server aos grupos de usuários
- GNU: GRUB incorpora código da Oracle para suporte ao ZFS
- Cordel do Livre e do Grátis
- Advogados britânicos anti-pirataria são processados por abuso
- Backdoor no servidor ProFTPD
- Pidgin 2.7.7 para quem usa Ubuntu 9.10
- Jogos: Cliente livre para o MMORPG Ryzom
- Red Hat adquire Makara e acelera estratégia de PaaS
- AppBrain: De olho no Android Market
- App oficial do Google Reader para Android
- BrOffice: nova versão do corretor gramatical CoGrOO