7 manifestantes protestam contra DRM durante o lançamento do tablet da Apple
Procurando um pouco, consegui encontrar em um dos feeds que acompanho um relato sobre como foi aquela manifestação pegando carona no evento da Apple bastante discutida (com base em seu anúncio, e não na realização) ontem por aqui.
Havia “seis ou sete pessoas” participando da manifestação da iniciativa da Free Software Foundation, e o líder delas, consultado pelo Ars Technica, teve palavras positivas ao fazer a avaliação do resultado.
Trecho do iG Tecnologia:
Segundo o site Ars Technica o pequeno grupo, apenas seis ou sete pessoas, carregava cartazes que diziam “Entrando na zona Apple de restrição” e ressaltavam as consequências do DRM: “nada de software livre, nada de instalar software baixado via web, nenhum compartilhamento de músicas ou livros, podemos desabilitar remotamente seus aplicativos e sua mídia”.
Com a frase de efeito “Seu computador é nosso computador” os cartazes eram assinados pela “Apple Security Administration”, uma brincadeira com a “Transportation Security Administration” (TSA), órgão responsável pelo controle dos vôos nos EUA que vem impondo restrições ridículas aos passageiros em vôos domésticos e internacionais em nome do “combate ao terrorismo”.
Os manifestantes também distribuíam folhetos que parodiavam o convite para o lançamento do iPad, dizendo “Come see our latest restriction” e coletavam assinaturas para um abaixo-assinado pedindo a Steve Jobs que elimine o DRM em todos os produtos da Apple, assim como eliminou nas músicas da iTunes Store. (via tecnologia.ig.com.br)
Realmente existem questões que não tocam o povão. Essa do DRM é uma delas. 6 ou 7 “chatos” fazendo barulho, enqto todos esperavam pelo tablet da Apple é uma piada…
Ah sim, adorei o iPad e quero um pra ontem !!! Será que rola um remix do Ubuntu por ali ???
roda nada nele.. software embargado tem dessas, alem de, ao que parece, ele não ser multi-tarefas
Marcio,
só pra constar a falta de multi-tarefa na tabuleta da Apple é por opçao deles e nao por limitaçao de hardware.
Cara o iPad é muito lindo. Qdo a comunidade vai fazer algo assim ???
>> Cara o iPad é muito lindo. Qdo a comunidade
>> vai fazer algo assim ???
Pega o Kernel, tira o suporte multi-tarefa, compra um hardware “marromena”, e compila o MOBLIN nele
pronto, vc tem um produto igual ao Ipad
Ou ainda, compila o UNR, que tem um esquema bem simples de icones na tela, que qualquer usuário final ficaria impressionado =)
@Ironmaniaco, mas não tem uma maçã no verso. Pronto. Sem maçã eu não compro… hauahuahauhauahuah
Não é multi-tarefa, putz….
De volta ao DOS. Que piada.
O iPad é bonitinho, mas ordinário.
Vejam isso, com um pouco de humor:
http://cache.gawker.com/assets/images/comment/9/2010/01/e455ddf3bcf5ef6d75e5ece6fcadcfcd/original.jpg
@tenchi Cara…pior é que isso é uma síndrome mesmo. Um colega aqui do trampo, queria revender o Ipod Touch dele, e tu acredita que a primeira pergunta de muita gente era essa:
- E vem com os adesivos originais de Maçãzinha?
(pq na caixa vem com 3 adesivos de Maçã) ¬¬
apenas seis ou sete pessoas
Orra, meu, será assim tão difícil saber se eram seis ou sete? Não que vá fazer diferança, mas… Ainda se fossem 256 ou 257, mas 6 ou 7, putz!
A Folha publicou uma matéria opinativa dizendo que a Apple voltou a 1998 com o iPad. Acho que o cara comeu mosca, pela reação da mídia em geral. É isso que dá ser afobadinho…
Quer um tablet
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.27441
Inveja mata. Afinal valer 50 bilhoes de dolares não é toa, O Mac OS é o sonho do KDE pensou em ser um dia.
Nem precisava disso, esse iPad é uma piada de qualquer jeito.
” Basta fazer isso ou aquilo, usar um hardware assim ou assado… ” Acontece que não fazem ! E a Apple faz. Podem criticar o modelo de negócios que ela usa, mas não a atitude dela. Ela faz e acabou. Usa quem quer. Eu quero. Se tivesse um tablet rodando Free Software, tão bom qto o iPad, eu daria preferência a ele, mas não tem. Portanto…
@Cícero
“Marcio,
só pra constar a falta de multi-tarefa na tabuleta da Apple é por opçao deles e nao por limitaçao de hardware.”
E isso não torna tudo pior ? Não tem multi-tarefa e não permite instalar qualquer aplicativo só pela síndrome Control Freak da Apple e não limitação de hardware.
Prefiro meu Linux com KDE que qualquer Apple. Além de estar satisfeito com o KDE, valorizo meu dinheiro. Não iria jogar fora em algo caro que não faria a única coisa que sinto falta no Linux: jogos.
O relato é curto, então posso ter a impressão errada.
Mas pelo citado aqui, gostei do que foi feito e parece distoar ainda mais do exemplo da churrascaria que o Augusto citou no outro post.
Ficou num tom divertido e informativo.
Só o abaixo assinado que é algo meio inútil. Não só nesse caso.
No caso, além de inútil, é inapropriado. Quem vai num evento desses não faz parte do público que assinaria a sério isso ou que não está informado a respeito.
Off topic:
Passado o choque da decepção que o Hype causou, pipocam os artigos dos Fans tentando “salvar” o lançamento do seu deus.
O padrão estabelecido é buscar relações no passado para mostrar uma tendência de rejeição inicial. Outra tendência é dizer que o “2.0″ vai consertar os “pequenos” problemas. Por consertar entenda-se refazer quase do zero.
Mas 2010 e nem USB tem ? Por favor, é muito amor pra tentar justificar isso.
Divertido de ver.
As sacadas do protesto em tom irônico e mais o link para o comparativo entre o iPad e uma pedra, valeram o dia. :)
Lembrando que tem um comparativo entre um iPhone e uma pedra (que é sacanagem também, mas de um humor refinado como o comparativo posto aqui): http://rishabhsakhlecha.files.wordpress.com/2009/03/iphone-stone-htc-touch-hd.jpeg
Só o fato de depender da Apple para poder trocar a bateria fez com que eu não recomende o iPhone para ninguém que procure um telefone novo.
É só esperar um pouquinho que daqui a pouco aparece um monte de GPADs (Generic PADs) bem mais democráticos, por sinal. A Apple não passa de grife.
Mas será que o pessoal ainda não aprendeu que o “estilo Apple” é assim mesmo, cheio de restrições absurdas, sobrepreços e DRM ?
Eu faço a minha parte não comprando NADA da Apple, mesmo que haja uma pressão sutil consumista forçando a comprar o que está na moda, o que é cool e fashion, “de marca”. Produtos Apple têm design bonito e nada mais.
Muita gente usa o argumento de que o Windows ou a Microsoft são piores ou tão ruins quanto mas estão aí várias alternativas como linux, BSDs, Solaris e outros tantos sistemas operacionais confiáveis e sem essas restrições todas.
Ipod ?! Há vários outros mp3 players de qualidade e com mais recursos e compatibilidade de formatos de música.
iPhone ?! Estão aí surgindo vários smartphones com mais recursos e mais liberdade na escolha e instalação de softwares.
Os iDiot@s vão virar noite na fila para comprar o iPato, quer dizer, iPad.
iPato porque ele:
- não consegue ser melhor do que um netbook por não ter teclado físico;
- não suporta flash e portanto não servir para navegar direito;
- não usa MacOS X e nem processador Intel e portanto não vai rodar os softwares feitos para Macs;
- não tem câmera que nem o iPhone nem webcam;
- não tem conexões padronizadas e que não precisem de adaptadores para tudo;
- tem uma moldura enorme que desmoraliza o estilo “cool” do design Apple;
- não suporta saída de vídeos full HD por HDMI;
- a capacidade de armazenamento dele é ridícula;
- não presta como leitos de e-books porque não a tela não é feita para isso nem é econômico no gasto de bateria como aquele Kindle da Amazon;
E, cá para nós, touch screen é um saco. É pior ainda do que touchpads de notebooks.
“E, cá para nós, touch screen é um saco. É pior ainda do que touchpads de notebooks.”
Bom, nesse caso é questão de gosto pessoal. Eu me sinto muito à vontade com touchscreen, que aliás não tem nada haver com os touchpads, que só servem para manipular o cursor do mouse. O touchscreen torna a manipulação dos elementos da tela até mais dinâmica do que com um mouse.