5 sistemas operacionais para seu netbook
Trecho inicial do longo post do Rigues no BADCOFFEE, descrevendo os pontos positivos do UNR, Jolicloud, Androis, Chrome OS corrente, Mac OS X e Moblin (como bônus) nos netbooks:
Se eu tivesse que apontar qual a contribuição mais importante dos netbooks para o mundo da informática, diria que foi a diversificação do mercado de sistemas operacionais. Teoricamente eles são “PCs” como quaisquer outros, e rodam o mesmo software, mas características de hardware como o tamanho das telas, recursos de rede, tamanho das baterias, poder de processamento e espaço em disco disponível forçaram os desenvolvedores a fazer uma série de ajustes aos seus produtos.
O resultado foi uma explosão de sistemas operacionais para todos os gostos. A maioria dos netbooks vem com Windows de fábrica (XP ou 7, ultimamente), mas ele pode não ser a melhor opção para todos os usuários. Confira abaixo cinco sistemas operacionais “alternativos” que você pode usar para tirar o máximo de seu portátil. E o melhor, a maioria deles é gratuita! (via rigues.badcoffee.info)
Vamos parar de chamar as distribuições Linux de “alternativas”. O Linux pode ser o sistema principal e é um SO como tantos outros, inclusive o Windows. “Alternativo” dá a percepção de segunda categoria, como aquela caneta que vc só usa em caso de emergência quando tem a caneta principal (Windows).
Dentro da lógica do Douglas Henrique, “substitutos” se encaixa bem no contexto da chamada. Hoje, para mim, uma alternativa ao Linux é o Haiku. Que aliás, estou tentando e achando muito bom.
Testei quase todos esses sistemas (faltou o OS X), mas acabei ficando com o CrunchBang Linux no meu MSI Wind U100. Boot rápido, interface limpa e simples com um ótimo sistema de atalhos. Gostei bastante da proposta do Moblin, mas ele simplesmente não está pronto para uso.
Sério … com essa loira e ainda uma taça de vinho, alguém pensou em SO ??? fala sério !!!
O Steve Ballmer deve estar sem dormir há pelo menos uns 30 dias!
Desculpem. Este comentário é para a matéria da Google.cn.