Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“5 recursos do Linux que eu sinto falta ao usar o Mac OS X”

O blog Everyday Linux How2S publicou o artigo “5 Things I Miss From Linux When Using OSX“, em que um usuário que passou a usar (não exclusivamente) o Mac OS X após 10 anos de uso de Linux relata 5 itens aos quais ele estava acostumado no Linux e sente falta quando usa o Mac OS X.

Os itens mencionados pelo autor incluem um gerenciador de pacotes, alguns componentes e aplicativos do KDE, e a possibilidade de copiar e colar usando o botão central do mouse.

Um aspecto interessante é que nos comentários dos leitores, logo abaixo do texto, vários usuários oferecem alternativas (inclusive em software livre) para os itens apontados pelo autor. (via everydaylht.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Evandro (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 9:44 am

    Totalmente sem sentido esse post. Ele se resume a gosto pessoal , incluse os pontos que ele aborda na minha opinião o OSX ganha do Linux.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 9:46 am

    @Evandro, mas um blog pessoal não serve exatamente para o cara expor seu gosto pessoal?

    Alexandre Bars (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 9:51 am

    Realmente tem algumas alternativas ao nivel, uso no trabalho e adoro o Leopard, mas é tudo caro, não estou afim de pagar tanto pra tao pouco não!

    O KDE em meu ver está empatadissimo com o Leopard, ganha em alguns pontos e perde em outros(Jogos, Photoshop)!

    E esse tipo de post sempre são irrelevantes por serem sempre insipidos em seus conteudo…Sinto Falta de isso do 7, daquilo do Leopard, disso do Linux, nenhum dos tres é perfeito, eu escolhir um suficiente bom que nao precise pagar tanto!!

    Conan (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 10:08 am

    O principal recurso que eu sinto falta no mac OS (apesar de nunca ter usado) é a liberdade de fazer oque eu quiser e de instalar em qualquer hardware.
    E esses recursos, já vem de graça no linux. No Mac, não tem nem como opcional.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 10:21 am

    >>> Ele se resume a gosto pessoal , incluse os pontos que ele
    >>> aborda na minha opinião o OSX ganha do Linux.

    Procure a definição de BLOG.
    Obrigado.

    devnull (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 10:55 am

    “Ele se resume a gosto pessoal”

    Mais um que não gosta que os outros manifestem suas próprias opiniões… O que há com essa criançada?

    devnull (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 10:57 am

    Já tive que usar Mac OS X e achei ruim, principalmente aquele mouse de um botão. O grande truque da Apple é ter design cool, mas isso não é nada prático.

    Castle (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 11:09 am

    Nada haver este post.

    Eu sei que é um blog pessoal, mas este é um típico post para arrecadar clics e ganhar dinheiro com o Google Adsense.

    E como sempre tem gente que nunca usou um Mac e fala mau. Pior, vai na loja da Apple testa e diz aos ventos que já usou o Mac mas não gostou. hahahhaaha

    Glauco (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 11:15 am

    O autor coloca o título: “… que eu sinto falta …”
    E o leitor vem e diz: “Ele se resume a gosto pessoal”

    O pessoal não sabe interpretar um “… que EU sinto falta …” ???

    jap0nes (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 11:16 am

    @Castle: acho que o fato de ir na loja e nao gostar ja é um bom indicativo que o negocio nao vai servir pra pessoa. Voce compraria um carro, uma roupa, uma comida que voce experimentasse e nao gostasse? Eu nao…

    João (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 11:23 am

    @jap0nes,
    Você não entendeu? Você tem que gostar de tudo o que a Apple faz. Não tente questionar a Apple. Não fale mal da Apple. Não diga que alguma coisa da Apple é ruim. A Apple é sempre boa. A Apple é sempre perfeita. A Apple não pode ser criticada!

    Castle (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 11:28 am

    @ jap0nes

    Concordo com vc, no final é gosto pessoal mesmo.

    Mas que esse post vai render uns trocados no Adsense isso vai hahahahaah

    bagual sem corda (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 11:54 am

    Concordo com o que maioria falou, mas ele ficou com vontade de falar o que ele achava.

    Uso Mac a um bom tempo e tem várias coisas que sinto falta que usava no Linux e uma que mais me irrita ele inclusive cita “possibilidade de copiar e colar usando o botão central do mouse”.

    O galera chata essa aqui!

    FR (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 11:55 am

    Apple é coisa de b…..

    Não vale a pena pagar um monte e ainda carregar tal estigma.

    Paulo (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 12:00 pm

    Sinto falta de muito mais recursos que esses, o macports é muito lerdo e muitas dependencias eu nao entendi, app são muito restritas, sem falar do iTunes…
    SSH-Server, as abas do nautilus a rapidez do SO, customizacao e se eu continuar, posso perder meu emprego, hahahahaha :P

    Ezequiel (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 1:21 pm

    Eu não uso Mac, mas ainda não entendi como fazer naquela plataforma colocar as janelas alinhadas horizontal/vertical/cascata. Também notei que só pode ajustar o tamanho da janela por apenas UM canto – ou não?

    Tiago (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 1:35 pm

    Eu nem ia comentar mas tem 2 pontos que eu tenho que falar:
    KMail!!!! Fala sério! Além que ser bem nada a ver ter cliente de e-mail depois do advento do webmail, recomendar o Kmail… E ainda falar que é melhor que o Mail do Mac OS X??? Se bem que o Mail também não fede e nem cheira…

    Gerenciador de pacotes… P*ta que Pariu!! Gerenciador de pacotes só existe no linux porque no linux instalar software é uma via crusis. O Mac OS X possui a forma mais simples do planeta de instalar software e vem um cara reclamando disso. Parece nego que compra carro e fica querendo andar de ônibus!! Sem noção.

    É por isso que eu não queria comentar. É o tipo de propaganda que sinceramente acredito que o linux não precisa ter. O sistema tem o seu brilho e o seu público. Esse tipo de tópico so serve mesmo para rebaixar o linux, pq quem tem um Mac sabe o tamanho da besteira que o anônimo do blog falou! E ainda sou obrigado a ler que o Kde,que é um desastre, é melhor que o Mac. O kde não é melhor nem que o Gnome, vai ser melhor que o Mac? O KDE só é melhor que o fluxbox, e olhe lá!

    É, deu para perceber que eu não sou fã do KDE!:P

    Estivi (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 1:37 pm

    Noh.. eu sinto falta de mto mais q 5. kkkk

    Tiago (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 1:48 pm

    Eu esta lendo com mais calma e poxa, o cara não sabe mexer no Mac OS.
    No caso do copiar com o botão do meio, é complicado porque o mac não tem o Botão do meio (só em mouse genéricos, não os da Apple).

    De resto é aquilo:
    1) A Package Manager! Idiotisse. Essa aberração só existe porque os software do linux são fragmentados. Não existe tal coisa no Mac.
    2) KIO Slaves: Ignorancia do autor, Todos os protocolos citados estão disponíveis no Mac. Alias, como um UNIX legítimo não teria tal suporte?
    3)Kwin: Spaces, disponível desde a primeira versão do Mac OS X, em medados de 2000
    4 Middle Click Copy/Paste: já dito o motivo.
    5) Kmail: é o tipo de programa inútil, mas já que insiste, seria bom ele ao menos ler o help do Mail, disponível no Mac.

    Então, não precisa falar mais nada! Só faltou ele dizer:
    6) Konsole. O Terminal não é colorido (porque ele não conhece o arquivo .bashrc).

    Não serve nem como propaganda para o Linux e nem como insulto para o Mac.

    @Tiago

    Sobre gerenciamento de pacotes, eu sinto falta disso até no Windows (que tem instalador pra tudo até no site da padaria)…

    Imagine a falta que iria fazer para mim se eu usasse os OS X!!!

    Quem se acostuma com gerenciador de pacotes vai sentir falta dele mesmo se cair em um Windows ou em um OS X.

    Não é por dificuldade de instalação de nada não. É pela facilidade extrema mesmo. Imagine escolher em seu sistema o software que quer, clicar em cima e mandar instalar. Ele baixa sozinho, instala e já faz tudo garantindo as dependências.

    Agora imagine ter de ir no navegador, buscar no Google, no Superdownloads, no download.com etc…

    Eu não quero mais saber disso.

    Eu sou um que sempre vou reclamar da falta de gerenciador de pacotes em outras plataformas.

    magic (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 2:18 pm

    Uma coisa que sinto falta alem do gerenciador de pacotes, é a customização, não da para trocar o dock por alguma outra barra, nem alterar o tema do sistema.

    cadumor (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 2:19 pm

    Sou usuario Ubuntu, mas tenho o Mac OS x virtualizado e, tambem, o Windows XP, os três sistemas na mesma maquina, esse OS 10 eh do cacete, muito bonito e funcional.

    Wallacy (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 2:46 pm

    Concordo que os pontos que o cara comentou são bem esquisitos.

    Exceto o gerenciador de pacotes, que não é uma aberração.

    Conheço bem o MAC e gosto muito, só que o que eu fico meio “puto” com os dmg, é que muitos (não todos) são extremamente grandes (por ter tudo quando é biblioteca). Fora que ainda perde o principal diferencial dos gerenciadores de pacotes: atualizações automáticas incrementais.

    O conceito de gerenciador de pacotes vai muito além da fragmentação de pacotes, ele está mais relacionado a manutenção dos softwares (instalação / atualização) que só organização de dependências.

    trombel (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 6:28 pm

    Embora tantos comentários tenham sido feitos, parece que ninguém notou, ou sabe (o que é mais preocupante!). O título do texto possui terrível erro de concordância.
    “5 recursos do Linux que eu sinto falta ao usar o Mac OS X”.
    Deveria ser: 5 recursos do Linux DE que eu sinto falta ao usar o Mac OS X.
    Ou ainda melhor: 5 recursos do Linux de que sinto falta ao usar o Mac OS X, omitindo o pronome eu, desnecessário ali.
    Fazer este tipo de concordância numa postagem até se aceita, mas publicar um texto começando com um título escrito desta maneira subtrai todo meu interesse em lê-lo.

    Trombel, me parece que a questão da ausência da preposição mencionada não é de concordância, e sim de regência verbal.

    Lamento que você tenha perdido o interesse em ler o texto devido à ausência da preposição. Ela continuará ausente, em solidariedade à sua ausência como leitor.

    Um abraço,
    Augusto

    Pedro (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 7:15 pm

    @Augusto Campos UEAHUEHEUAEHUAEHEAUEHEUHEAUAHAE owned

    psicoppardo (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 7:25 pm

    o mac os é ótimo, sua performace é ótima, a maquina é ótima, o desenho é ótimo, tudo é ótimo.

    Me lembrou um episódio do famigerado SMARFS, onde tudo era “ótimo” e no final todos eram controlados pelo “jobs”, ops, Gargamel.

    Uma coisa sinto falta quando uso OSX, minha liberdade!

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 7:45 pm

    Rebatendo os argumentos do Tiago:

    1) A Package Manager! Idiotisse. Essa aberração só existe porque os software do linux são fragmentados. Não existe tal coisa no Mac.

    Nada a ver. Gerenciamento de pacotes serve para evitar o Dependency Hell (aquilo que acontece no Windows quando você instala um software muito antigo, o instalador sobrescreve várias DLLs do sistema, colocando versões mais antigas, e o computador acaba funcionando de maneira estranha após a instalação).

    No mais, reforço as palavras do Wallacy, logo acima.

    2) KIO Slaves: Ignorancia do autor, Todos os protocolos citados estão disponíveis no Mac. Alias, como um UNIX legítimo não teria tal suporte?

    alguns comentários no blog mostrando como integrar o SSH no Finder, todos eles dizendo que você deve instalar um programa à parte. Há um outro afirmando que o MacFUSE (instalado à parte) é um substituto dos KIO Slaves para o Finder.

    O KIO é um framework homologado pelos criadores do KDE. Protocolos podem ser colocados e retirados facilmente, com o suporte de todo o ambiente gráfico. O casamento Finder + MacFUSE é uma gambiarra, considerando que a Apple não planejou que protocolos diferentes dos homologados por ela fossem utilizados no Finder.

    3)Kwin: Spaces, disponível desde a primeira versão do Mac OS X, em medados de 2000

    Esqueceu as janelas-em-abas ^^

    (tá, elas surgiram primeiro em outro gerenciador de janelas, depois o Fluxbox copiou e o KWin acabou levando a fama :D )

    4 Middle Click Copy/Paste: já dito o motivo.

    Tenho um amigo, usuário de Linux por sete anos (por coincidência, heavy user de KDE), e atualmente, fanboy do Mac. Ele mostra por A mais B todas as vantagens da interface do OS X comparadas com a do KDE e a do Gnome. A única coisa em que ele considera o KDE superior ao OS X é o Copiar-Colar-pelo-mouse :D

    5) Kmail: é o tipo de programa inútil, mas já que insiste, seria bom ele ao menos ler o help do Mail, disponível no Mac.

    Falo de experiência própria: tentei configurar o Mail no Mac de um dos chefes do meu antigo trabalho. Depois de eu e o chefe apanharmos do programa (e ouvirmos do provedor de e-mail que não dava suporte a Macs), o dono do computador comprou o Office for Mac e instalou o Entourage nele. Disse que a configuração foi BEM simples.

    (a história pode parecer idiota, mas fez toda a diferença para o meu cliente e para um monte de usuários do Entourage por aí)
    ________________________________________

    Convivo com fanboys de Mac na faculdade. Eles tentam me convencer sempre de que a plataforma é muito boa, de que todos os softwares (até aquele software livre chulezinho pra Linux) têm um acabamento visual excelente, que o touchpad dos Macbooks é a oitava maravilha do mundo, etc…

    Mas já vi muitos problemas que esses meus colegas tiveram ao rodar o Eclipse na sala-de-aula, ao baixar pelo MacPorts usando proxy, e vi que eles usavam o terminal para resolver os problemas no fim das contas. Nessa hora me consolei por fazer a mesma coisa com o Linux :D

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 7:48 pm

    Onde está escrito:

    Nessa hora me consolei por fazer a mesma coisa com o Linux :D

    Leia-se:

    Nessas horas me consolo por fazer a mesma coisa com o Linux :D

    Visto que a patrulha das boas-normas está rondando o BR-Linux XD

    Castle (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 11:11 pm

    Puts…. se alguem que trabalha com informática apanha para configurar o Mail da Apple, é porque está na profissao errada. :-)

    No Brasil a Apple não tem cultura como em outros países. Aí, apenas uma pequena parcela de usúarios (geralmente um público bem específico) conheçe e usa Apple. Outro fator é o preço praticado aí. Não é nada barato.

    Por outro lado aqui na Ásia, Apple está pau a pau com os PC. Você encontra lojas da Apple em qualquer shopping e inclusive lojas dentro das universidades. Aqui, pessoas “comum” usam Mac sem problema algum.

    Eu acho que tem muito nerd reclamando aqui do MAC, por que ele é muito fácil de usar hehehehehehhe. O público alvo da Apple é usuário final, não se esqueçam disso. E esse papo de “liberdade” é conversa para o Dr Freak RS. Como eu trabalho 24hrs com Mac, nunca a falta de liberdade foi um problema. Alias, eu tenho outras preocupaçoes no meu dia a dia do que ficar pensando no que posso ou nao fazer. Mas no final minha gente, é cada um no seu galho.

    foobob (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 11:52 pm

    devia se chamar “5 recursos do KDE de que sinto falta no Mac OS X”

    zeh (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 2:32 am

    5 recursos que os novos playboys sentem falta. Nao troco meu ThinkPad R500 por nenhum mac.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 7:58 am

    Uma coisa eu sinto falta “quando penso em usar Mac OS X”:
    Dinheiro, muito dinheiro e fuçar a vontade como faço no Linux Debian, ops! Eu disse uma coisa…

    Rafael Gil (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 10:28 am

    Puxa vida, rsrs, ontem mesmo reclamei muito pra minha esposa do meu mac justamente por um dos pontos levantados: A falta de gerenciamento de pacotes…

    Todo mundo só lembra dele na hora de instalar um software, mas todo mundo esquece que ele também serve para desinstalar.
    Instalar um software no mac é ridiculamente simples, já remover….
    Até o Windows é melhor pra remover software que o mac. removí meu VMware Fusion do mac e o mesmo ainda ficava carregando as VMNets na inicialização. Resultado: Tive que ficar caçando onde é que estavam os arquivos relacionados ao VMware…

    No linux, basta remover os pacotes e já era, remove tudo. Aliás, até o windows faz isso (não com tanta eficiencia como no linux ;))

    Webmarlin (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 11:35 am

    Cada um tem suas vantagens:

    Eu acho o Mac bom na renderização de imagens, vídeos e edição de som. É uma boa estação multimídia e o design faz com que o entretenimento seja uma agradável experiência.

    O Linux é bom e seguro para navegar, ler emails, usar como servidor e como estação de trabalho é o mais completo. É o mais prático e útil dos três.

    O Windows é o mais inútil e só serve para jogar Fifa e PES e alguns outros joguinhos, enquanto não portam para Linux, Claro! Esse não é um SO, é um MN (Mal Necessário)

Este post é antigo (2010-09-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.