Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


2010: Revendo fatos marcantes de tecnologia dos últimos 10 anos

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“Em 31 de Dezembro, comemoramos não apenas o final de um ano mas, também, de uma década inteira. Pode ser difícil de acreditar, mas enquanto você estava em frente ao computador, já se passaram 10 anos!

Nesta década, muitos conceitos foram quebrados e a Web foi a grande estrela. Se ainda não tivemos o ano do Linux no desktop, ao menos tivemos um aumento significativo da presença do software livre ou de código aberto: no início dos anos 2000, por exemplo, o Internet Explorer era sinônimo de navegador de internet; hoje, dez anos depois, este navegador detém menos da metade da participação de mercado e os usuários usam várias alternativas, como Firefox e Chrome, a maioria delas baseadas em ou totalmente código aberto.

Procuramos, aqui, reunir os eventos mais importantes do cenário de TI na última década, com uma ênfase especial – mas não exclusiva – no GNU/Linux e no software livre. Sabemos que essa lista – que tem como fontes principalmente a Wikipedia e o BR-Linux – está mais do que incompleta e, por isso, pedimos sua ajuda para refrescar nossa memória nos comentários.” [referência: espacoliberdade.blog.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Valtoir (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 2:02 pm

    Ah, o Corel Linux… como dizia o Pessoa, “aquele que não foi e que poderia ter sido”.

    Tiago (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 2:13 pm

    O bicho teve paciência para reunir tudo

    Becker (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 4:44 pm

    X-Files “foi uma das responsáveis pela popularização dos celulares”?? Alguém tem um link pra isso? Pra mim é novidade….

    Emerson Casas Salvador (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 7:03 pm

    pode-se acrescentar o United Linux em novembro de 2002.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/United_Linux

    André Machado (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 10:43 pm

    @becker

    Mas é claro, o Mulder e a Scully viviam pra cima e pra baixo com aqueles telefones da Nokia (eu até tive um igual) e, como na época foi uma novidade, o seriado ajudou sim, embora indiretamente, na divulgação desta tecnologia. Pena que o final não esteve à altura dos 9 anos de seriado.

    marasciulo (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 7:27 am

    Acredito que faltou falar do principal concorrente na época (2001), o Windows XP que foi lançado em 26/OUT/2001, lembro que na época tinha um AMD k6II 550MHz, com tecnologia 3D now, não era o top de linha, mas estava acima da média, nada que meu refrigerador de hoje não tenha o dobro da capacidade hehehe….

    Becker (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 8:50 am

    @ André Machado:

    Isso foi aqui no Brasil? Eu morava nos EUA nessa época, talvez por isso não tenha visto isso. De qualquer maneira, essa percepção foi geral por aqui ou reflete apenas a sua observação? – Não estou querendo ser chato, juro!! rsss…. só curioso porque achei a relação interessante.

Este post é antigo (2010-12-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.