Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


15 anos de PHP

Ontem, 8 de junho, completaram-se 15 anos desde que Rasmus Lerdorf lancou o PHP com um post no newsgroup comp.infosystems.www.authoring.cgi. Desde a versão 1.0 do que na época se chamava “Personal Home Page Tools”, o código aberto do PHP evoluiu muito.

Eu fiquei sabendo da existência do PHP, e comecei a usar em pequenos complementos dinâmicos em sites da época, mais ou menos a partir do anúncio da versão 3.0, em 1998, sucedendo a que foi chamada de PHP/FI (o FI era de “Form Interpreter”). Hoje programo muito pouco, mas o PHP ainda está nos bastidores do BR-Linux, executando o gestor de conteúdos WordPress. Assim, além de dar os parabéns a todos os envolvidos, quero aproveitar e registrar meu agradecimento. Feliz aniversário! (via h-online.com)

Atualizacão: Leia também: E aí PHP, o que você quer ser quando crescer?, link enviado por Alex Piaz.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 9:20 am

    PHP Programação do homem primata hahahahaha. Brincadeira, é uma linguagem muito boa e entrei no mercado de trabalho por ela. Abandonei por alguns anos, mas por questões de mercado estou voltando a trabalhar com ela. Todo mundo sabe PHP! :D

    Recomendo que vejam as novas features da linguagem que foram lançadas na última versão. Tem até clousures, coisas que a galera de Java morre de inveja por não ter.

    Parabéns PHP por todo esse tempo sendo discriminado pelos colegas :-)

    Estes dias, numa entrevista de emprego um cara simplesmente disse que não gostava de PHP pq não dava pra programar orientado a objetos e que tudo na linguagem é uma gambiarra…. Aí eu perguntei a ele: “mas PHP suporta OO sim, vc chegou a dar uma olhada?”. “Não não, eu fiz só coisa pequena, nem cheguei a ver isso não”.

    Pô, só pq a linguagem é fácil, possui uma biblioteca padrão imensa (se bem que a do java é bem maior) e é ensinada de maneira porca pelos cursinhos de programador de esquina, não precisa dizer que a linguagem é ruim. Eu não sou o melhor programador, mas gosto do PHP.

    Sim, odeio algumas coisas dele, como o fato de que, para algo hiper complexo haver uma funçãozinha de nome bizarro que resolva o seu problema. Problema que aliás nem deveria existir :-)

    Ah sim, outro problema é com os desenvolvedores, que a cada nova versão adicionam trocentas novas funções (e, como namespaces só estão disponíveis no 5.3, os nomes das funções tende ao infinito array_agrupar_pelo_quadrado_do_indice() hauahuaa).

    “Programação do Homem Primata”… Boa! Eu sou homem primata! Tenho orgulho de ser sapiens, mas nem tanto de ser homo….. hauahua

    Quer dizer, isso soou meio estranho…

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 9:51 am

    é Tenchi, vc não preciava fazer este comentário sobre o homo hahahahahahahaahahahahahhaha!

    Tabela2 (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 9:56 am

    Numa palestra que assisti do Ramus (no ENSOL), ele fala que não gosta de programar, que fez o PHP para diminuir a quantidade de programação envolvida para resolver os problemas, pq o objetivo é esse, resolver os problemas.

    Uma analogia que ele usou é de que não gosta de viajar de avião, mas gosta de visitar e conhecer lugares novos, então ele suporta a viagem de avião.

    Essa coisa das pessoas sempre procurarem afirmar que conhecem “”"”linguagens dificieis”"”(é com muitas aspas mesmo) é mais um problema psicológico que computacional.

    Eu coloquei as aspas porque independente da quantidade de linhas necessárias para hello world as pessoas tem níveis diferentes de profundidades de uma linguagem, é isso que me faz pensar no quanto essa coisa de “linguagem ágil” é bobagem, de que adianta se a pessoa não sabe como funciona uma gem ou uma biblioteca.

    há e parabéns ao php e a quem contribui e usa a linguagem

    foobar (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 11:36 am

    pau que nasce torto nunca se endireita

    Ozzy (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 12:09 pm

    Uhuuuu !! Quinze aninhos, uma linguagem debutante, quem diria…

    Longa vida ao PHP !!!

    O.O.

    jhonatam da mata de jesus (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 12:09 pm

    Longa vida do PHP !!

    Fredão ... (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 12:40 pm

    Hummm …
    Com PHP (use o wampserver) mais uma apostila de 20 páginas já se começa a ter bons resultados práticos.

    Agora …
    java+isso+aquilo+aquilo_outro+mais_isso_aqui+isso_aqui_também+e_tem_isso_lá+e_tem_isso_aquilo_melhor+opa_mais_um_zilhão_de_outras_coisas = Hello World (que é impossível de dar manutenção).

    Em um super computador que as vezes fica lento e ninguém sabe porque. Incrível!!! Palhaçada isso.

    Abraços a todos e feliz aniversário PHP.
    PHP and Codeigniter rules.

    Diego (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 12:51 pm

    Obrigado PHP, por me ajudar a pagar as contas o/
    Vida loga ao PHP!!!

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 1:04 pm

    Agora …
    java+isso+aquilo+aquilo_outro+mais_isso_aqui+isso_aqui_também+e_tem_isso_lá+e_tem_isso_aquilo_melhor+opa_mais_um_zilhão_de_outras_coisas = Hello World (que é impossível de dar manutenção).

    No Java, isso não acontece, pois essa linguagem suporta namespaces, ao contrário das versões anteriores à 5.3 do PHP (nada contra o PHP, e a partir da versão 5.3, esse problema deixa de ocorrer com o PHP também).

    E um Hello Word no Java é formado por apenas uma linha de código (fora a declaração da classe e do método Main, que são mais algumas poucas linhas que podem ser geradas automaticamente pela IDE, mas o Hello Word em si é só uma linha).

    Em um super computador que as vezes fica lento e ninguém sabe porque. Incrível!!! Palhaçada isso.

    Há bastante tempo o Java não é mais lento (exceto alguns programas que fazem uso da interface Swing, mas aí o problema é do Swing e não do Java em si), atualmente o Java é bem rápido. Lento eram as versões antigas do Java (até a 1.2, creio eu).

    E não vejo porque meter pau na linguagem “concorrente” para exaltar a sua favorita, não se ganha nada com isso e isso só gera flamewars desnecessários.

    E vida linga ao PHP, mesmo eu não sabendo programar (ainda) nessa linguagem!

    A internet em grande parte roda sob PHP. Desde coisas ultra simples e às vezes mal feitas até sistemas gigantes e de missão crítica.

    E ela aguenta firme e sem problemas, tendo como bônus a facilidade na implementação.

    Vida longa ao PHP!

    Ela paga 55%, direta e indiretamente, do faturamento nosso aqui também.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 1:22 pm

    Meu irmão, tudo no blog é motivo pra rincha. Java é bom, PHP também é bom são duas linguagens de programação diferentes que tem sintaxe diferentes e atendem a programadores com perfis diferentes.
    Ruby é bom, groovy é bom, scala é bom :D eu não gosto de cliper hahahaha

    Osvaldo Santana Neto (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 1:49 pm

    O PHP é igual ao Windows… Todo mundo usa e mesmo assim desce a lenha :D

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 2:21 pm

    PHP não dá BSOD, portanto, não é igual ao Windows.

    pô @allan, “algumas poucas linhas que podem ser geradas automaticamente pela IDE não vale, é sacanagem…

    Paul (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 5:35 pm

    Bom, grande parte dos comentários sempre caem no ridículo de PHP versus aquilo (que geralmente é Java).

    Eu programo em ambas e mais algumas que aprendi sozinho, e tenho sim vários elogios ao PHP, além de alguns pontos que eu sempre quis que melhorassem:

    1 – Ordem dos parâmetros varia de função pra função (impossível programar até as coisas mais simples se o help);

    2 – Nome das funções não segue um padrão (help de novo aberto 100% do tempo);

    3 – O core da linguagem não usa namespaces;

    4 – Tem coisa que já foi deprecated e agora é undeprecated (vai ser indeciso assim na casa do chapéu!);

    5 – O fato do php.ini ser tão configurável traz vantagens, sem dúvida, mas o error_reporting é tão maleável que te leva a doutrinas de programação totalmente opostas (checar com isset se uma variável existe, ou simplesmente desligar os warnings disso e checar se ela é true);

    6 – Tinha mesmo que usar backslash pra separar namespaces? Eu mandei um email na internal list. Sabe qual a resposta? Que era difícil fazer o parser caso usasse :: como outras linguagens (e o próprio PHP usa). O que já diz muito sobre os programadores do core da linguagem.

    Conan (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 5:55 pm

    Legal ia ser uma implementação do PHP rodando sob uma jvm. Como o Jython e JRuby.

    Tabela2 (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 11:09 pm

    @Paul, como falei em comentário acima, eu assisti uma palestra do Ramus. Eu me lembro que ele falou disso e disse algo sobre o parser e que muitos não gostaram.

    Se as construções sintáticas ficam difíceis/dúbias vai gerar mais trabalho para o interpretador o que vai se traduzir numa maior lentidão, como PHP é interpretada, considero decisões desse tipo boa para a linguagem. Se os criadores da C e C++ pensassem assim, essas linguagens não seriam tão lentas para compilar.

    Não conheço os programadores do core da linguagem, mas o Ramus mostrou na palestra conselhos e exemplos para melhorar a performance de programas em PHP, ele comparou com a performance obtida pelo código usando o compilador PHP do FaceBook, achei muito boa a palestra e passou muita segurança nesse assunto.

    Tabela2 (usuário não registrado) em 9/06/2010 às 11:21 pm

    @Conan, existe o Pipp [1], que usa o Parrot.

    [1] http://wiki.github.com/bschmalhofer/pipp/

    ejedelmal (usuário não registrado) em 10/06/2010 às 7:27 am

    PHP sobre JVM? Tem o Quercus:

    http://www.caucho.com/resin-3.0/quercus/

    Mas preciso de uma resposta: onde está, ou qual é o Rails do Java?

    Parece que Java é a única linguagem que não tem um Rails. Struts, Springs, JSF, etc. estão entre os frameworks mais complexos e que tornam o desenvolvimento mais lerdo.

    Até mesmo Zend e Pylons, que são muito abrangentes, apoiam um desenvolvimento mais rápido, o que dizer então de Django, Symfony, e outros… Pelo jeito estou fadado a ficar desempregado mesmo.

    Júlio Neto (usuário não registrado) em 10/06/2010 às 9:48 am

    @ejedelmal,
    Existem vários frameworks para PHP, mas realmente não existe um dominante, o mais parecido com o Rails é o CakePHP.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 10/06/2010 às 10:35 am

    Mas preciso de uma resposta: onde está, ou qual é o Rails do Java?

    Grails.

    Paul (usuário não registrado) em 10/06/2010 às 1:37 pm

    @ejedelmal: especialista em frameworks Java vc, então?

    Fernando Dias (usuário não registrado) em 10/06/2010 às 9:18 pm

    ZEND FRAMEWORK.

    @Allan Taborda dos Santos, o grails não é para groovy? Roda na jvm, mas a linguagem é groovy.

    Paul (usuário não registrado) em 14/06/2010 às 10:03 am

    tenchi: o rails é um conjunto de libs que fazem diversas tarefas diferentes, além do próprio fazer a geração automática de códigos.

    Em Java, a geração automática fica à cargo das IDEs, e para abstração ORM tem o hibernate/jpa, para session (pattern que poucos frameworks usam) EJB 3.1 (baseado em JPA). Para a modelagem das telas, JSF.

Este post é antigo (2010-06-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.