100 mais influentes: Linus Torvalds entra na lista de inventores em destaque de todos os tempos na Enciclopédia Britânica
O livro “Os 100 inventores mais influentes de todos os tempos”, parte de uma série da Britânica sobre as pessoas mais influentes do mundo, lista os 100 inventores mais influentes desde o homem de Cro-Magnom.
E Linus Torvalds, criador e líder dos desenvolvedores do kernel Linux, faz parte da lista, por sua contribuição ao software de código aberto.
Há uma amostra do livro, em PDF, disponível para consulta, e pelo índice dá de ver a vizinhança ilustre em que Linus se encontra: Gutenberg, Watt, Ben Franklin, Fulton, Morse, Braille, Nobel, Edison, Bell, Tesla, Diesel, Marconi, von Braun, von Neumann, …
Até Leo Fender está lá! E tem alguns outros nomes da computação também, como Grace Hopper, Vint Cerf, Wozniak, Tim Berners-Lee, entre outros. (via h-online.com)
Richard Stallman?
Como sempre uma lista parcial e conveniente. Onde está o espaço de Santos Dumont? Por acaso o sistema atual que é utilizado pelos aviões do mundo todo não são baseados no sistema do 14-Bis?
Se o avião moderno fosse baseado nas idéias dos Wright, muitas empresas aéreas não teriam condições de voar, por problemas de patentes e propriedade intelectual….
Woz está lá?
pff…
Legal o Linus ser mencionado nesta lista. Outra coisa curiosa que não foi mencionada e quem são os vizinhos de cima e o de baixo do Linus. Um é o responsável daquele famoso sistema de janelas que dominou os pcs e os outros dois já domina a web e vai avançando em outros seguimentos.
Eu sou fã, entusiasta e usuário de tecnologias livres.
Ele criou um sistema que é uma revolução, mas que não deixa de ser baseado em algo já existente (o UNIX/Minix) no caso, não é literalmente uma invenção.
Pode-se dizer que o Torvalds seja muito influente, com toda a razão, mas não acho que ele seja um inventor.
OBS.: Esta é apenas a singela minha opinião, não quero provocar polêmicas.
Parabens para o Linus por ter inventado o Linux, um sistema versátil e reaproveitavel devido a seu licenciamento. Que apesar de não aparecer muito é o Linux que sustenta a internet.
O de verde na foto, ganhou chifrinhos ahuahauhauhauah
Meus parabéns ao Linus Torvalds, e a todos os outros integrantes da lista. Não foram reconhecidos a toa, certo!?
@Roberto Ferreira
O cara INVENTOU o Linux (seu kernel). Criou ele do “zero”. E você diz que ele não é inventor? Acorda :-D
@Roberto Ferreira
Brasileiro é flórida.
Mete o sarrafo num gênio e depois vai correndo pra casa assistir o BBB10!!!!
Parabéns ao Linus, mas acho que os meritos deveriam ser dados ao Mr Tanembaum, afinal de contas o Linux nasceu de lá.
Se você soldar alguns tubos metálicos, e criar sua própria bicicleta “do zero”, ainda assim você não terá INVENTADO a bicicleta – por mais original que ela seja – porque o conceito já existia. Você apenas CONSTRUIU uma.
Não creio que o Linus tenha inventado algo… ainda assim ele merece, sim, figurar em alguma lista de “pessoas influentes” – mesmo que não seja a de “inventores”.
Só para ficar claro, de acordo com o sistema brasileiro de patentes de invenção, inventor é o autor/co-autor de algo diferente, não existente antes, mesmo que baseado em algo existente antes.
Ou seja, invenção é tudo o que é inovador de alguma forma, mesmo que tenha se baseado em algo anterior (projeto, idéia, desenho etc).
Desde que a invenção siga essa regra, o autor pode inclusive patenteala no Brasil.
Pelas regras brasileiras, Linux Torvalds é um inventor sim. Aliás, as regras brasileiras de patentes de invenção seguem de perto as regras internacionais nesse princípio.
Linux foi inventado. Não é uma cópia. Ele é derivado de outra idéia.
Por isso é uma invenção e é inovador.
Linus está de parabéns!
São de pessoas inovadores que o mundo precisa.
Como o colega falou, não conter Santos Dumont é um grande erro.
Não só o avião, o cara teve várias idéias inovadoras.
Até mesmo em termos de patentes, ele já tinha idéias de invenjar muitos RMS da vida.
Abs!
aff Tem Jobs, Gates e Torvalds mas não tem Edsger Dijkstra?
@André Luis Pereira
Ok, ele é o inventor pois foi ele quem fez mas dá pra me dizer quais foram as inovações do kernel que o Torvalds escreveu?
Depois do Obama ganhar o Nobel do nada, essas listas/prêmios perderam completamente o significado pra mim.
Linus inventou o bazar (conhecido como a zona do software). Acho que isso por si só já vale mais do que qualquer código-fonte.
O linux em si não é nenhuma inovação. É um monte de código-fonte. Talvez uma inovação decorrente seja o fato de ser um sistema tão versátil e utilizável desde telefones celulares até supercomputadores. Mas isto também não vale tanto, já que outros sistemas, como os BSDs são também tão versáteis.
Acho que o bazar já é uma coisa que influenciou muito o mundo da informática.
E sim, Richard Stallman, se não acreditar que esta lista é patrocinada pelo software proprietário, deve estar rolando no chão de ódio :-)
Se dermos o crédito ao Tanembaum, teremos que dar também aos professores do Einstein (até aquela professorinha que o classificou como retardado :-) e de todos os outros. Professores sempre serão importantes na nossa vida, para o bem ou para o mau, mas não a ponto de desmerecer o trabalho dos gênios :-) Que eu me lembre o Tanembaum até reclamou uma vez do trabalho de Linus estar violando algumas patentes do Minix. Acho que ele desistiu.
Listas são sempre parciais. Sempre dão margens a injustiças, mas parece que a intenção foi pegar gente famosa do que realmente criadora, isso justica porque o pessoal do google e não Euler.
O próprio título da coleção já justifica que buscará os influentes e não exatamente inovadores.
A lista também é quase totalmente ocidentalizada
….steve jobs e não os membros dos laboratórios da xerox. De gates nem vou falar.
@André
“Só para ficar claro, de acordo com o sistema brasileiro de patentes de invenção, inventor é o autor/co-autor de algo diferente, não existente antes, mesmo que baseado em algo existente antes.”
Só para ficar mais claro ainda, André, no Brasil, o software não é regido pela normas de “patentes”, mas “direitos autorais”. O “logiciário” (software, em português) é regido pela Lei 9609/98. Aqui, escrever software é como escrever um livro (que é regido pela Lei 9610/98), não como projetar um automóvel, um avião ou uma geladeira :-)
Bill Gates inventou a mais valia digital :-) Comprou o DOS por 60 mil dólares e vendeu por 1 milhão para a Big Blue :-) Ele é mais que um gênio? Ele é o Doctor Evil 1.0!!!
Bom, sobre o Santos Drumond ele só é considerado pai da aviação aqui no Brasil, infelizmente.
Mas bem que poderiam ter colocado o Vital Brasil :)
Hoje em dia eu já duvido mesmo que o Santos Dumont tenha inventado o avião.
Quanto ao Linus, bom prá ele! O Linux em si não ganha nada com isso, pois quem lê esse tipo de livro lê só por curiosidade, não tem interesse em se aprofundar em informática.
@MarcusJabber
Adicione o relógio de pulso a lista de “invenções” do nosso Alberto Santos Dumont, que pediu a seu amigo Cartier, que fizesse um modelo especial para ele usar enquanto pilotava (podemos chama-lo de co-autor da invenção).
Vous avez oublié la France.
Ah, a propósito:
$text ~= s/Bill Gates/Gary Kildall/g;
PS: O nome do inventor grafa-se Santos-Dumont.
Jack Ripoff,
Na França o inventor do avion é… um francês: Clément Ader.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A9ment_Ader
A versão francesa é mais generosa com ele que a brasileira, é claro.
http://fr.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A9ment_Ader
Por sinal, quem acha que nesta lista falta seu preferido, espere a lista dos mais influentes da proxima semana, la teremos 100 nomes diferentes. O seu podera estar la.
Esqueci de citar o Pénaud… outro francês pai da aviação
http://fr.wikipedia.org/wiki/Alphonse_P%C3%A9naud
Eu tiraria uns 50 nomes da lista para introduzir o maior de todos que ficou estranhamente fora: Galileu Galilei
Uma lista limitada é sempre fonte de injustiças. Onde está o Padre Landel de Moura por exemplo ??
O grande brasileiro Alberto Santos Dumont foi o primeiro a voar com o mais pesado que o ar, decolando por meios próprios. Como lembrou o Leonardo lá em cima, se o avião de hoje seguisse o princípio dos irmãos Wright teríamos imensas catapultas nos aeroportos (ei, isso seria bem mais emocionante e divertido não ??), mas os Wright também deram importantes colaborações à aviação, assim como muitos outros, e esta é a característica que vemos aqui, na maioria das vezes a dita “invenção” é uma evolução, agregação ou uma aplicação diferente de algo pré-existente, e isso é muito bom, pois seria complicado inventar tudo do zero todas as vezes. O próprio Linus diz que só fez o que fez pois estava sobre os ombros de gigantes. É isso aí, parece que é assim que funciona !
O.O.
Obs: Conforme citado pelo MarcusJabber as idéias (e ideais) do nosso Santos Dumont eram revolucionárias também no que diz respeito a liberdade e compartilhamento do conhecimento, e o RMS, se é que não as conhece, certamente gostaria delas.
Lista com muitas injustiças, No caso do Brasil, principalmente pela ausência do Santos Dumont
O avião dos irmãos Wright era muito mais interessante, tanto que os americanos os utilizam até hoje (nos navios aeródromo…).
O interessante é que se os aeroportos utilizassem a mesma tecnologia, bastava uma pista de uns 100m para pouso e decolagem (e muitos sacos de vômitos…).
Mas na verdade quem inventou o avião foi o Santos-Dumont.
Realmente é uma lista que contém mais famosos do que inventores (deve ser da revista Caras).
E Erastóteles, o homem que mediu a circunferência da terra à mais de 2000 anos?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Erat%C3%B3stenes
Richard Stallman?
Galileu Galilei?
Santos-Dumont?
Essa lista está incompleta.