Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Usar hyperlinks é violar direitos autorais?

“Dois grandes jornais, o Gatehouse Media Inc. e o The New York Times Co. estão brigando nos tribunais essa semana em um caso que muitos blogueiros e jornalistas devem seguir de perto em todo o mundo.”

Enviado por Cristina Araújo (crisoaraΘgmail·com) – referência (hephesto.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 28/01/2009 às 11:17 am

    Se for assim então, a WEB tá forrada de “quebras de direitos autorais”.

    Eles querem que acreditemos que a Web é por si, só a quebra dos direitos autorais.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 28/01/2009 às 11:37 am

    Ótimo. Pode processar o Google, Yahoo, altavista e todos os outros mecanismos de busca por violar os direitos autorais de todos os usuários da rede.

    Pelo jeito eles viajaram mesmo na história dos links.

    tenchi (usuário não registrado) em 28/01/2009 às 11:47 am

    Até onde eu saiba uma das “bases” da internet são os hyperlinks. Então a internet está toda errada! :-)

    Peter Parker (usuário não registrado) em 28/01/2009 às 11:49 am

    Augusto, a news tá muito resumida. Nem explica o caso da briga entre as duas empresas. Coloca mais um parágrafo aí, plz!

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 28/01/2009 às 12:29 pm

    Isso cheira no mínimo a hipocrisia, visto que muitos blogueiros descobrem informações que são republicadas nos jornais (e, quase sempre, os jornais não dão o crédito devido ao blogueiro).

    A autora da submissão preferiu assim, e agora tenho receio de violar os direitos autorais dela ;-)

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 28/01/2009 às 12:51 pm

    Ahahaha, boa, Augusto!

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 28/01/2009 às 12:54 pm

    hehehe Boa, Augusto!!

    Se o cara colocou o link pra página, daí que ele não violou os direitos, fez até uma propaganda de graça. Se tivesse colado a matéria e assumido a autoria, ele poderia estar errado.

    Bom, talvez ele possa ter postado a mensagem como se fosse dele e colocado o link pra um download de alguma coisa, direcionando. Nesse caso, teria de estudar melhor se violou ou não.

    Mas é interessante esse tipo de discussão, até pra mostrar que as leis atuais precisam de reforma antes de serem usadas na Web.

    Marcos Elias (usuário não registrado) em 28/01/2009 às 1:02 pm

    Ô, linkar é copiar conteúdo protegido por direitos autorais… Queria ver o que eles pensam então de copiar sem linkar, aí sim talvez não estranhem, rsrs.

    Cada figurinha que aparece.

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 28/01/2009 às 1:29 pm

    Na minha opinião, colocar a manchete com um link ou um pequeno trecho do artigo com um link não fere direito autoral nenhum.
    Já copiar o texto inteiro de uma notícia de um jornal, por exemplo, mesmo que com o link, fere o direito autoral, já que o usuário não precisará ir até a origem da notícia para lê-la.

    Paulo Neves (usuário não registrado) em 28/01/2009 às 1:44 pm

    Isso aí é tanto quebra de direitos autorais quanto usar trechos de outro artigo/livro e fazer referência bibliográfica.
    Todas essa ignorância começa porque alguém algum dia achou que um documento digital é diferente de um livro.

    Cristina (usuário não registrado) em 28/01/2009 às 2:16 pm

    @augusto , essa foi legal :)

    o lance é: se eu pegar um trecho da Folha Online ou outro grande portal jornalistico (que use copyright) e divulgar em um site/agregador/blog , mesmo linkando eu estaria infringindo direito autoral ou apenas ajudando a Portal a divulgar mais a notícia?

    AlphaZine (usuário não registrado) em 28/01/2009 às 2:32 pm

    O problema não é o hyperlink. Mas sim o fato de um site de um jornal estar publicando o conteúdo do site de outro usando o hyperlink para o texto original como salvo-conduto.

    AlphaZine (usuário não registrado) em 28/01/2009 às 2:36 pm

    @Cristina

    “Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.”

    Se eu reproduzir material de qualquer origem, mas o fizer dentro das definições do Art. 46 da Lei 9.610, estarei agindo completamente dentro do meu direito, independentemente de qualquer nota de rodapé, termo de uso ou restrição adicional que o veículo original deseje impor baseado em direito autoral.

    Mas recomendo que qualquer interessado no assunto consulte um profissional do Direito se quiser saber detalhes ou definir sua conduta com base no ordenamento jurídico.

    Emerson Gomes (usuário não registrado) em 28/01/2009 às 9:21 pm

    Titulo sensacionalista. Tem um mar de diferenca entre usar um link e reproduzir um conteudo alheio, citando o link como fonte.

    Emerson, eu li a matéria e procurei detalhes do caso, e me parece que o título é uma boa descrição. Não está sendo reproduzido a íntegra do conteúdo alheio, nem mesmo um trecho considerável, mas sim um link com título e primeira frase dos artigos, no mesmo estilo que muitos agregadores e serviços on-line fazem.

    Vale mencionar que agora o caso já foi encerrado após acordo extra-judicial entre as partes.

    Marcos Duque Cesar (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 5:46 am

    Traduzir textos na íntegra e disponibilizar no blog, claro com o link da origem, é errado?

    Não sei se eu classificaria como errado, mas permitir ou não a tradução é um dos direitos reservados ao autor. Se a licença permitir, aí não há violação nenhuma.

    Será que não é um confusão com hotlinks ? Isto é, quando voce linka um objeto (geralmente um foto) no seu site que está hospedado num outro ?

    Porque hyperlink, simplesmente faz nenhum sentido. Sem hyperlink a internet não existe.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 29/01/2009 às 12:49 pm

    A um bom tempo li em algum lugar (por fazer muito tempo não lembro) que uma empresa havia entrado com um processo para reconhecimento de sua compra da patente do hyperlink (que havia sido patenteado por uma outra e quando do fechamento desta, esta ultima havia ficado com um lote de patentes que pertenciam a ela, dentre elas a do hyperlink).

    Na época o colunista até brincou com esta historia de processos de violação de direitos, mas acho que nem ele e nem quem leu na época esperava que poderia ocorrer algo do gênero. Na duvida desativo todos os links dos meus blogs? hehhe

Este post é antigo (2009-01-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.