Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu 9.04: download e detalhes

“Versão 9.04 do Ubuntu tem sistema integrado de notificação, inicialização em 25 segundos e muitas melhorias

Maior velocidade de inicialização, pacote de aplicativos melhorado e visual atraente, além de um novo aplicativo que unifica as notificações ao usuário estão entre as principais novidades do Ubuntu 9.04

A Canonical, a distribuidora oficial do Ubuntu, anunciou ontem que o Ubuntu Desktop Edition 9.04 poderá ser baixado gratuitamente a partir de quinta-feira, dia 23 de abril. Também foram anunciados os lançamentos simultâneos do Ubuntu Server Edition 9.04 e do Ubuntu Netbook Remix (UNR) 9.04.

Entre as novidades da versão está uma plataforma de comunicação inédita com o usuário final, que unifica todos os alertas recebidos em um sistema de notificação integrado. Esse sistema combina os métodos de notificação de vários aplicativos e apresenta a informação de maneira simples, discreta e eficiente, sem atrapalhar as tarefas em andamento do usuário. Novos ícones e arte gráfica também aparecem nessa versão, parte da melhoria contínua da experiência do usuário do Ubuntu.

O Ubuntu Desktop Edition 9.04 oferece inúmeras características melhoradas para aprimorar a experiência do usuário. Maior velocidade de inicialização (boot), podendo chegar a apenas 25 segundos, asseguram o acesso mais rápido a um completo ambiente computacional para a maioria dos modelos de desktops, notebooks e netbooks. Melhorias nos processos para hibernar e despertar também oferecem aos usuários uma maior duração da bateria, além do acesso imediato após a hibernação. A troca inteligente entre os ambientes Wi-Fi e 3G foi ampliada para suportar uma gama mais ampla de dispositivos wireless e cartões 3G, resultando em uma experiência mais suave para os usuários.

Jane Silber, COO da Canonical, declarou: “A cada versão, vemos o Ubuntu Desktop Edition obter avanços significativos, tornando-se mais atrativo para os usuários. Com acesso ao novo recente pacote de produtividade para escritórios, suporte para Skype e Adobe Flash, e tempos menores para a inicialização, estamos confiantes de que com o Ubuntu Desktop Edition 9.04 teremos mais pessoas unindo-se aos nossos milhões de usuários que optam pela plataforma de código aberto Ubuntu”.

O Ubuntu 9.04 vem ainda com o OpenOffice.org 3.0, que oferece aos usuários um pacote completo de ferramentas para escritório totalmente compatível com o Microsoft Office. Esse programa gratuito proporciona uma economia imediata de pelo menos R$ 500 para os usuários que necessitam criar apresentações, escrever documentos e gerenciar planilhas no trabalho ou em casa.

Novidades no Brasil

No Brasil a Canonical vem atuando fortemente, estendendo suas atividades com parcerias sólidas com empresas como a ONEOS Tecnologia (que atua na oferta de suporte e serviços oficias Canonical para a plataforma UBUNTU), CONNEC (líder no mercado de “Thin clients”, que adotou a plataforma Ubuntu como base de suas ofertas na América Latina), entre outras.

Além da nova versão do Ubuntu, a Canonical está lançando o primeiro curso primeiro treinamento Ubuntu Certified Professional (UCP) no Brasil, em parceria com a Fuctura Tecnologia (www.fuctura.com.br). O curso, que vai acontecer em Recife e em São Paulo no mês de maio, oferece aos profissionais a oportunidade de trabalhar com Ubuntu pela Fuctura, em toda América do Sul.

A UCP faz parte de uma sequência de certificações destinadas aos profissionais de TI, ensinando-os a aproveitar o máximo do Ubuntu no ambiente corporativo e possui reconhecimento internacional.

Disponibilidade do Ubuntu 9.04
O Ubuntu Desktop Edition 9.04 estará disponível a partir do dia 23 de abril de 2009 nos links:

· www.ubuntu.com/getubuntu para o download gratuito

· shop.canonical.com para comprar um CD

· shipit.canonical.com para solicitar um CD gratuito

Serviços profissionais, incluindo suporte, podem ser adquiridos em www.canonical.com/services.

Desde o seu lançamento em outubro de 2004, o Ubuntu tornou-se uma das mais respeitadas distribuições Linux. Com milhões de usuários em lares, escolas, empresas e governos de todo o mundo, o Ubuntu está cada vez mais popular, tanto para servidores quanto para desktops. Com os princípios do software de Código Aberto em suas raízes, o Ubuntu pode ser baixado e atualizado gratuitamente. Os usuários também são encorajados a copiar, reinstalar e compartilhar seu software Ubuntu a qualquer momento, em qualquer lugar e com qualquer pessoa. Visite www.canonical.com ou www.ubuntu.com para mais informações.

O Ubuntu sempre poderá ser baixado, utilizado e distribuído gratuitamente pelos usuários. Com esses objetivos em mente, o Ubuntu busca ser o sistema Linux mais utilizado em todo o mundo e é o centro de um ecossistema mundial de softwares de código aberto. Para mais informações, visite www.canonical.com ou www.ubuntu.com. ”

(release enviado por Angela Nunes).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-04-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Instalei no sábado a versão RC. Até agora foram apenas 75MB de atualizações sendo que uma delas fez com que o Compiz não funcionasse mais em meu Dell 1525. Antes da instalação estava tudo funcionando perfeitamente. Quando entro na opção de efeitos visuais o sistema não consegue ativar o compiz. Engraçado é que quando vou pela opção “reload window manager” do ícone do compiz,funciona,porém fica muito instável.

    No mais o sistema está legal. O boot me surpreendeu bastante pela rapidez, bem como o sistema está bem mais esperto que o Intrepid.

    Espero que até o lançamento corrijam o problema do compiz, porque no mais, tá fino a nova versão.

    de fato, instalei a RC e estou bem satisfeito. O sistema está mto bom, e rápido tb (dual boot c/ Vista).

    agora, o boot é praticamente o mesmo do modem, sendo q antes era o dobro (8.10 via wubi).

    =o)

    quase dá pra abdicar do Vista…

    abs,

    ps. não sei o q acontece no FF/Linux: não consigo permanecer logado para postar comentários…

    =o/

    engraçado… dps q postei, apareceu como logado.

    x-D

    Luis Otavio (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 12:16 pm

    Estou usando a versão 9.04 RC e realmente está mais enxuto e o boot mais rápido. O sistema de notificação tem funcionado bem e realmente é um melhoria siginificativa na interface com o usuário, deixando o desktop mais clean.

    Infelizmente meu Nokia E71 continua a funcionar como modem USB somente pelo WVDIAL. Não consigo fazer funcionar de jeito nenhum pelo Network Manager. Se alguém souber de algun macete me avise.

    rev. Beraldo (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 12:48 pm

    Eu estou usando o 9.04 já há algum tempo, juntamente com o 8.10, que atualizei neste sábado. A minha atualização não ficou tão boa quanto a versão limpa do Ubuntu 9.04 (como eu esperava), e tenho tido problemas quanto ao desempenho da minha placa de vídeo, uma Intel. Li por aí que o desempenho realmente caiu.

    Por outro lado, esse sistema de notificação é muito bom. Para quem ainda não usou, ele não atrapalha seu trabalho: se você precisa usar algum ícone ou whatever que esteja embaixo da notificação, ao passar o mouse por cima dela a notificação desvanece te dando acesso ao que quer se seja que esteja no segundo plano. Muito bom :)

    rev. Beraldo (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 12:49 pm

    PS.: Corrijam aí: o endereço para receber os CDs do Ubuntu é https://shipit.ubuntu.com/

    Luiz Otavio, procure pelo pacote wammu no Synaptic. Para o Motorola eu uso o moto4lin

    Clésio luiz (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 1:11 pm

    Testei o Kubuntu 9.04 e está com um bug no driver padrão para a Nvidia 7800GT. Se eu redimensionar uma janela o sistema trava… Ou se usa o FB ou se instala o driver proprietário. O Plasmoid para o Network-Manager não consegue memorizar o endereço da máscara de subrede, então não consigo usara a internet via provedor de rádio. Também não funcionou através do pendrive. Dei meus pulos e instalei ele no HD, para descobrir que o Amarok está com problemas com relação ao som (ele tenta mudar a saída para o maléfico Pulse Audio). Testei o 32 e 64bits e o spin com o KDE3 e em todos os problemas se repetem.

    O lado bom é o boot mais rápido e a redução de cerca de 150MB no consumo de memória RAM. O KPackagekit também parece ser uma evolução em relação ao Adept.

    Nada disso aconteceu no Mandriva ONE 2009.1 RC1, que funcionou perfeitamente desde o Pendrive. Ele já vem com suporte a Flash, MP3, alguns codecs e driver de vídeo proprietários e o aplicativo de rede conseguiu se conectar com meu provedor.

    A única coisa que me impede ainda de usar o Mandriva é a maior disponibilidade de programas (que eu uso) em .deb. Ainda não estou maceteado com os repositórios externos e não tenho certeza se conseguirei pacotes para tudo que quero, especialmente emuladores.

    Jeferson (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 1:53 pm

    Estou usando o Jaunty já faz mais de um mês. Acreditava que ele resolveria alguns problemas com o stack bluetooth que vinha tendo no Intrepid, mas, ao contrário, não só continuou com o problema como trouxe mais.

    Uso os pacotes padrão do Kubuntu, mantendo algumas coisas do Ubuntu. Precisei trocar o KNetworkManager pelo network-manager-applet do Ubuntu. Não há meio de o KNetworkManager funcionar corretamente, nem com WiFi nem com a conexão por cabo.

    O bluetooth continua problemático (não faz pairing, não consegue enviar nem receber arquivos para outros dispositivos, não consegue estabelecer conexões com headset, entre outros).

    O driver da minha placa wifi (uma maldita r8781b realteck, com chipset usb), até reconhece a danada e consegue estabelecer conexões, mas tem uma qualidade de sinal 50% inferior ao do Intrepid. E olha que o do Intrepid já era um sinal ruim.
    O upgrade-manager é bonitinho, mas quase sempre indica incorretamente a quantidade de pacotes a serem atualizados (em relação ao apt-get upgrade).

    A maioria do plasmoids realmente úteis (gmail notifier, system monitors, kdetwitter, leitores de feeds, etc) ainda tem problemas sérios de funcionamento. As teclas especiais do meu note começaram não funcionando. Depois de algumas atualizações, passaram a funcionar direitinho, e agora voltaram a não funcionar.

    A placa de vídeo, chipset sis661, não é reconhecida logo no início e é preciso um bocado de busca para instalar um driver meia boca, que ao menos ativa a resolução máxima (1280×800). Driver 3D, nem pensar (claro, culpa da SiS. Embora algumas distribuições chinfrins como o Satux — original da máquina — tenham resolvido isso usando modificações dos driver originais para kernels antigos. Só que o Satux é baseado no Etch, então está prá lá de desatualizado.

    O Amarok 2, que vem com o Kubuntu, está todo bugado. Não consegue sequer importar as listas dinâmicas e podcasts da versão anterior (acabei optando por reinstalar o Amarok 1.4, através de um workaround achado no fórum do Ubuntu).

    A troca gdmkdm só se faz tranquila se o destino for o GDM. O kdm insiste em não querer voltar. Não há reconfigure ou .conf que dê jeito. O pulseaudio é um caso à parte. Já foi do completamente inoperante ao melhor do mundo umas quatro vezes. Agora tá meia boca (não funciona mais apenas para o vmware-server).

    Suspender e Hibernar só funcionam, prá mim, na ida. Nunca voltam corretamente. E quando o upgrade mexe com o “hal”, esquece. O note suspende no meio da atualização do hal e é preciso dar reboot com um dpkg-reconfigure -a (ou algo assim, nunca lembro) depois.

    Curiosamente, do que citei, apenas o bluetooth e o 3D da placa não funcionavam no Intrepid…

    Por outro lado (e enxugando as lágrimas), realmente o boot está mais rápido. E o KDE 4.2.2 tem uma porção de frescuras bacanas. Algumas até úteis. :-)

    Só uma pergunta: este tempo de boot reduzido é até a tela de login do gdm ou até o sistema estar totalmente funcional? Qual o hardware utilizado? (se for 25 segs numa máquina que não é de última geração aí a coisa é boa) e neste tempo está embutido, por exemplo, o pré-inicializador do OpenOffice?

    Você disse que ia fazer só uma pergunta, e fez 3. Mas vou apresentar as minhas considerações sobre o tema em geral, por não saber quais das 3 perguntas você pretendia descartar.

    A não ser que se adote um padrão de máquina de referência, minha opinião é de que afirmar que uma distribuição qualquer, em sua configuração default, dá boot em X segundos é uma maneira pobre de informar sobre os ganhos nesta área.

    Faria mais sentido apresentar comparações entre o tempo de boot da versão anterior e o da versão corrente em uma mesma máquina, na configuração default – assim seria até mesmo possível comparar resultados de diferentes usuários e equipamentos. É o que este usuário do Ubuntu fez, por exemplo. A versão de desenvolvimento do Ubuntu 9.04 testada na máquina dele (um Athlon com 512MB de RAM) dá boot em 38 segundos, e percebe-se o ganho quando se compara com os 68 segundos que o Ubuntu 8.10 gastava para o boot na mesma máquina – uma redução de mais de 40% do tempo de boot.

    Este outro usuário, cujo Athlon dá boot em 18 segundos com uma versão de desenvolvimento do Ubuntu 9.04, publicou o gráfico detalhando os processos do boot e o tempo tomado por cada um deles.

    este aqui resolveu tirar do caminho a lentidão inerente dos discos rígidos, e testou o boot via SSD, que levou 17 segundos e meio na máquina dele – contando desde o gerenciador de boot até o Firefox estar aberto (ele configurou login automático e abertura automática do Firefox).

    Neste sentido, que é o da possibilidade de comparação, o marco que define o “final do boot” pode ser arbitrado livremente, desde que seja adotado por todos os que forem comparar. Nos exemplos acima, exceto no último caso (que usou um cronômetro, mostrado no vídeo disponível no link), o método de contagem do tempo do boot é o adotado pela ferramenta bootchart, empregada na maioria das contagens de tempo de boot de Linux que você encontra por aí – e que encerra a contagem quando o diálogo de login (GDM e similares) é exibido ao usuário.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 3:07 pm

    Na minha máquina. notebook Celeron M de 1,8GHZ, o boot demorou exatos 23 segundos. A nova geração de Celrons ajuda, estão muito mais rápidos de fato. Mas o Beta do Ubuntu está surpreendente. Certamente a versão do Linux mais rápida que já utilizei, desde os tempos do Slackware…

    Está tudo muito bem. Sou usuário do Leopard, e a impressão que tive ao debruçar-me com o 9.04, é que as coisas estão muito mais polidas: menus bem organizados, aplicativos integrados, detecção de impressora e redes, mime types perfeitos. O Ubuntu está se aproximando de um esquema de interface muito semelhante ao Mac OS X, com excelente usabilidade. Com excessão do trombolho chamado Tomboy, ao meu ver um aplicativo inútil e pesado pois o Gnome já tem o Sticky Notes, os aplicativos redundantes sumiram.

    Rafael de Almeida (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 3:11 pm

    tenchi, no meu notebook Positivo M52 com 1.7 ghz e 512 MB de memória ele da um boot de 20 à 25 segundos até o GDM. O sistema está rapidinho (parece até que eu comprei um computador mais moderno… :D)

    A detecção do hardware é quase que perfeita (o meu teclado ficou americano depois que eu instalei o suporte a idioma pt_BR. Foi muito simples de resolver, fui em Sistema -> Preferências -> Teclado)

    O Ubuntu está no caminho certo.

    Resumindo: Ele está com mais ferramentas do sistema, mais bonito, mais estável, mais rápido, mais redondinho, mudou algumas coisa de lugar e… tão fácil quando sempre foi.

    israroot (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 3:36 pm

    Pra mim que só atualizei o Kubuntu do 8.10 pro 9.04 não reparei em melhoria no tempo de boot. Se houve não passou dos 5 segundos a menos.
    Memória não baixou nada. O que indica que só atualizar não muda o desempenho.
    Já indo contra (também) o que falaram do KDM e do KNetworkManager eles não apresentaram problema algum aqui.
    O notificador de atualizações sempre mostra as atualizações em menor número mesmo. Um “sudo aptitude update” é sempre necessário antes de abrir o software de atualização.

    Estou usando numa máquina “padrão” (Sempron antigo, nVidia) desde o primeiro beta, atualizado por cima do 8.10. Alguns bugs bem pequenos que surgiram já sumiram com as atualizações, e está simplesmente ótimo. O boot ficou um pouco mais rápido, mas aqui no total não mudou muito por causa do tempo que leva a verificação inicial das partições em ReiserFS.

    A “experiência sensorial” de usar e administrar o sistema nunca foi tão boa. Passa a sensação de enxuto, ágil, sólido, eficiente, sem comparação com outras distros e versões que já experimentei.

    Acredito que a Canonical realmente descobriu os trilhos do caminho do desktop, e se o Mark continuar entusiasmado com esse objetivo de levar o Ubuntu a ser uma alternativa ao MacOS, tenho grandes esperanças para o futuro.

    @Augusto, desculpe a falha, é que não consegui reduzir as três perguntas numa só, e acabou dando no que deu… hauah Mas obrigado pelos links-respostas. O último link era o que eu precisava como resposta :-)

    Carlos (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 5:54 pm

    to com 2 notes iguais aqui (mesmo hardware), um com FC10 outro instalado com o ubuntu, o FC10 inicializa mais rápido, mas o ubuntu melhorou um pouco em relação a release anteiror.

    cristo (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 5:58 pm

    Ainda continuo a dizer que a grande sacada da Canonical foi o foco direto ao ambiente e paradigma que escolheram, no caso GNOME, se a canonical tivesse optado pelo KDE com toda certeza o Kubuntu estaria no mesmo nível do Ubuntu (contudo este estaria um lixo como o Kubuntu).

    Mas o que é fato mesmo, é que de todas as distros que conheci de de Sabayon e tantas outras a que mais se focou na usabilidade e integração foi o Ubuntu, em matéria de usabilidade e integração ainda estou para ver uma distro que var de pau-a-pau ao Ubuntu.

    Muitos podem dizer Mandriva, mas creio que este nunca chegue no mesmo nível do Ubuntu, o nível do Mandriva é o mesmo do openSuse, só o fato de a mandriva manter dois ou três ambientes e paradigmas totalmente distintos, sem extamente focar em um único paradigma faz com que fiquem longe da idéia de integração e usabilidade proposta pela Canonical, é fato que em matéria de estabilidade e recursos a Novell com seu openSuse dar de 10 a zero na Canonical, assim como a Mandriva, mas em matéria de usabilidade e integração a Canonical dar de 10 a 0 tanto na Novell quanto na Mandriva.

    lindrix (usuário não registrado) em 21/04/2009 às 11:00 pm

    Esses números, creio, são voltados para a versão Ubuntu do sistema. Ainda acho que ela é a que mais passa por otimizações. As demais, como Kubuntu, não são tão otimizadas assim.

    Muito esclarecedores os comentários! O texto reflete bem o que representa essa nova versão do Ubuntu. Parabéns!

    Em Recife vamos ter Festa de Lançamento!

    Lauro César (usuário não registrado) em 22/04/2009 às 1:11 pm

    Cristo, discordo quanto a suas comparações Ubuntu x Mandriva x OpenSuse. Acho o Ubuntu muito bom no quesito simplicidade/praticidade para Desktop, o OpenSuse muito burocrático e com excesso e opções/ferramentas e o Mandriva é o equilíbrio entre simplicidade e particidade pois conta com ótimas ferramentas gráficas e é bastante intuitivo e simples também. O Mandriva 2009.1 está dando show aqui em meu notebook! Simplesmente perfeito!

    Um abraço.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 23/04/2009 às 10:43 pm

    Discordo quando alguns dizem que a Canonical é focado em um único ambiente, veja:

    http://www.whois.net/whois/kubuntu.org
    http://www.whois.net/whois/ubuntu.com

    Além da variante K do ubuntu outros sabores ainda são patrocinados pela canonical como Xubuntu, Edubuntu e a versão para Netbooks. Não acredito em um único Desktop. Parabéns o pessoal da Canonical por um trabalho bem coordenado e capaz de resolver diversos problema que ocorrerão para a versão 8.10 principalmente na versão K.

    Guillerme (usuário não registrado) em 24/04/2009 às 12:44 am

    O sonho da Canonical é ser uma Novell,Red Hat!

    Mas ela não tem nem 1/1000 da capacidade/compromisso com Open Source!

    Vamos ver até o Ubuntu vai se não der lucros milhonários para o Shuttleworth.

    O projeto é muito interessante… nao contribuem com codigo em nada.. Só empacotar é facil!

    Quero ve-los contribuindo com o Gnome, Xorg, KDE, Kernel e etc.

    Para mim a Canonial só suga e os bobos da comunidade aceitam!!

    Por isso fico no Debian.

Este post é antigo (2009-04-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.