Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


TV Digital: Primeiro middleware baseado no Ginga chega ao mercado

O primeiro middleware baseado em Ginga chegou ao mercado. O RCASOFT Middleware foi lançado na semana passada e está disponível para compra no site da empresa.

Middleware é o sistema necessário para levar interatividade para a TV Digital. O governo tem regulamentadas as linguagens NCL e LUA do Ginga e o RCASOFT Middleware dá suporte às duas.

O interessado precisa fazer um cadastro no site da RCA Soft e pagar o valor de 199 reais. Com isso, ele receberá o programa por e-mail junto com instruções para a instalação. A taxa também inclui suporte técnico por 90 dias.

Por enquanto, o middleware só é compatível com o conversor XPS-1000 da Proview. (via idgnow.uol.com.br)

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Leonardo (usuário não registrado) em 5/03/2009 às 10:37 am

    Acho muito bacana tudo que tem sido feito em relação à TV Digital no Brasil, mas ainda faltam drivers para os receptores de TV digital USB funcionarem no Linux, Solaris, BSDs, etc. Não adianta liberdade nos set-top-boxes (framework Ginga) e não poder assistir TV digital em um SO livre. Falo isso em relação aos receptores SBTVD (brasileiro), derivado do ISDB (japonês), pois parece que os receptores DVB (europeu) são bem suportados no Linux.

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 5/03/2009 às 10:57 am

    Eu estou começanda a achar que esse Ginga é uma lenda! Eu nunca vi um código Java desse framework! Ele realmente existe?

    Rafael (usuário não registrado) em 5/03/2009 às 11:14 am

    @Avelino
    O framework existe sim, mas a grande parte está só na teoria. Até onde sei, a parte do NCL está melhor, com muito mais código implemementado do que a parte em Java. Infelizmente, o pessoal divulga toda essa novidade a respeito de TV Digital e do framework Ginga, mas ele não funciona ainda, são poucos os protótipos existentes e muitas das features que o dito cujo deveria ter (implementadas, inclusive) só existem no papel. O pessoal das universidades conveniadas fazem verdadeiras “gambiarras” com os códigos existentes para poder implementar uma determinada funcionalidade – razões da parceria – mas a verdade é que ninguém quer pôr a mão na massa para não se sujar com o código macarrônico.
    Que ninguém se iluda sobre o Ginga. Ele é um framework excepcional na teoria, mas ainda extremamente deficiente na prática, porque falta muita coisa.

    e quando veremos essa maravilha funcionar efetivamente?

    E eu que achei que o Ginga seria Livre e *gratuito*, afinal a idéia da TV digital era ser gratuita. Pagar 199,00 para usufruir de merchandise é muito estranho, é como pagar para poder entrar numa loja.

    De qualquer forma, eu não duvido que “vazem” torrents.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 5/03/2009 às 12:04 pm

    Ufa! Ainda bem que o java ficou meio de lado! :D

    Nada contra o java, nem entendo muito de programação.

    Mas iria ficar mais caros os aparelhos com o Ginga (ainda bem que é separado do Ginga-J), pois teria que pagar para a Sun.

    E usar LUA é ser bem mais nacionalista! :P

    Eu vi uma palestra com o ex-presitente do fórum do SBTD. O cara defendia o LUA com a alma. Então ele deixou a presidencia e ficou bringando! Ainda bem que ele conseguiu alguma coisa, se não teriamos só java. :)

    Marcio (usuário não registrado) em 5/03/2009 às 12:40 pm

    Pelo que sei, a Sun abriu mão dos Royalties, devido a tecnologia adotada, logo terá diversos Middleware desenvolvido pela comunidade SL.

    Marcio (usuário não registrado) em 5/03/2009 às 12:48 pm

    Pessoa no site da RCA, está disponivel o código para se baixado, segue o email que recebi.

    “Prezado(a) senhor(a),

    A implementação RCASOFT Middleware utiliza como base para a implementação do suporte ao paradigma declarativo Ginga-NCL, o código aberto desenvolvido pela PUC-Rio e disponível para download no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br).

    Na implementação RCASOFT Middleware o código aberto Ginga-NCL desenvolvido pela PUC-Rio foi transformado em um programa executável separado, invocado através de um comando do sistema operacional Linux. Os demais módulos do middleware são programas e bibliotecas independentes que utilizam espaços de endereçamento de memória distintos.

    O programa de execução de aplicações Ginga-NCL da implementação RCASOFT Middleware, por ter sido baseado na implementação de código aberto desenvolvida pela PUC-Rio, também adota a licença livre GPLv2.”

    @hamacker E eu que achei que o Ginga seria Livre e *gratuito*, afinal a idéia da TV digital era ser gratuita.

    A transmissão da TV é gratuita, mas você precisa do hardware para exibi-la. Igual a computadores, o Linux é gratuito (e livre), mas você deve pagar por um PC para poder executar o Linux.

    João (usuário não registrado) em 5/03/2009 às 2:05 pm

    A PUC-Rio lançou o Ginga LiveCD, com NCL+Lua.
    Um CD bootavel para desenvolver aplicações para TV Digital.

    http://www.ncl.org.br/ferramentas/ginga_LiveCD_v1.0.iso

    Don Huaha (usuário não registrado) em 5/03/2009 às 5:34 pm

    “…paradigma declarativo Ginga-NCL…”, “…programa de execução de aplicações Ginga-NCL…”; seria um SO também? Faz café e joga futebol nas horas vagas? Ou será algum Emacs para TV Digital?
    Enfim, que venham as licitações.
    E como trocamos de hardware computacional para seguirmos os aplicativos, de maneira obrigatóriamente desesperada; estejamos preparados para o mesmo em questão de TV.
    Pra que facilitar quando se pode complicar? (BraZil)

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 5/03/2009 às 5:35 pm

    @Marcio, que ótimo estão se for isso! Acho que estou desatualizado. :P

    http://idgnow.uol.com.br/telecom/2008/11/25/entrevista-em-2009-tv-digital-tera-o-dobro-de-usuarios-de-2008/

    Acho que aqui ele comenta sobre os royalties.

    papai noel (usuário não registrado) em 6/03/2009 às 12:40 am

    hou, hou, hou…. O Papai Noel existe!!! mas que pena… embora muita gente acredite, a maioria diz que é lenda.

    joe d doe (usuário não registrado) em 11/03/2009 às 1:08 pm

    Fala serio … alem de pagar 299 reais pela porcaria q é o XPS-1000 ainda vou ter q desembolsar mais 199 pra ter essa tao “mal vendida” interatividade ?

    nao senhor .. daqui a pouco isso estará em algum site disponivel p/ DL …

    O vendedor nao me disse nada sobre isso quando comprei esse lixo de receptor.

    Fora os problemas e travadas q esse aparelho tem …
    se puderem fujam do XPS-1000 !!!

Este post é antigo (2009-03-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.