Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tutorial: Rsnapshot: faça sua própria máquina do tempo no Linux

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Mais uma tradução, por Roberto Bech, de um interessante artigo do FreeSoftwareMagazine.com, sobre um sistema de backup bem inteligente:

“Um bom sistema de backup pode ajudar você a se recuperar dos mais variados inconvenientes: de uma atualização que deu errado (exigindo reinstalação), de uma falha do disco rígido ou até de um usuário trapalhão que apagou o arquivo errado. Na prática, embora eu já tenha passado por todas essas situações, devo dizer que a última é a que mais me dói. Às vezes, só o que você queria era poder voltar no tempo alguns dias para pegar o arquivo de volta. O que você quer é algo como a “Wayback Machine” do grupo Internet Archive, só que no seu sistema. Vamos ver como fazer isso usando o pacote rsnapshot (incluído no Debian e no Ubuntu). Por Terry Hancock”” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    zecacamargo (usuário não registrado) em 14/09/2009 às 5:04 pm

    Uma boa pedida também é usar o BackupPC. O que muda é que ele roda um cgi (acho que Perl) sobre o Apache de onde você tem uam bela interface para gerenciamento remoto. Ele pode conectar em praticamente qualquer coisa para fazer o backup. Particularmente eu uso com o Rsync para fazer backup da minha humilde estrutura com 21 servidores e tem suportado bem.

    menezes (usuário não registrado) em 14/09/2009 às 5:08 pm

    Boa @zecacamargo,

    Também uso o BackupPC aqui em casa. Não precisa configurar nada via linha de comandos – a não ser o próprio Rsync nos clientes, mas mesmo assim é só copiar o arquivo de um cliente para outro e pronto.

    Eu faço backup dos meus dois notebooks em um disco separado para backups no meu desktop e isso já me salvou de muitos apuros.

Este post é antigo (2009-09-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.