Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


TCU manda prosseguir o licitação de 150 mil laptops

“Após quase 3 meses, o leilão do UCA para compra de 150 mil laptops para escolas, vencido pela Comsat Tecnologia com seu Mobilis, poderá prosseguir. Agora resta saber se a Comsat ainda consegue manter o preço de R$ 550,53 por unidade depois do agravamento da crise econômica e da longa espera por essa decisão do TCU.

O Ministro José Jorge, do Tribunal de Contas da União deu parecer favorável e autorizando o prosseguimento do Pregão n.º 107/2008 e revogando a cautelar que impedia a realização dos testes de aderência (que atestarão se o Mobilis atende aos requisitos do edital).

O Ministro, porém, não deixou de fazer duras críticas ao modelo “Um Computador por Aluno”, apontando a falta de infra-estrutura nas escolas e do risco de roubo dos equipamentos. Muitas das opiniões manifestadas pela autoridade demonstra seu desconhecimento da dimensão do projeto UCA.

O Ministro também acatou em parte as alegações do advogado Dilmas Lourenço, que entrou com a ação com base em supostas falhas no edital de licitação, mas preferiu colocá-las como indicativos a serem cumpridos nos próximos leilões do FNDE e MEC.

Apesar de bem longa, vale a pena ler a sentença do TCU (no link abaixo).”

Enviado por Jaime Balbino (jaimebalbΘgmail·com) – referência (mobeduc.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-03-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Valtoir (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 8:29 am

    O licitação?

    Como diz aquele cara da propaganda da VW: “rrigorrosa? Você pode ser rrigorrosa, eu ser rrigorroso mesmo”.

    :)

    Adilson Sansos da Rocha (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 8:39 am

    Alguém assistiu a série de reportagens do jornal da globo sobre educação essa semana. Alunos que não vão pra escola por não terem o que comer em casa e nem na escola.
    Tenho conciência da importãcia de um projeto deste para a educação. Mas nosso sistema arcaico de educação tem problemas básicos para serem resolvidos antes da implantação de um programa deste.

    israroot (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 8:41 am

    “O Ministro, porém, não deixou de fazer duras críticas ao modelo “Um Computador por Aluno”, apontando a falta de infra-estrutura nas escolas e do risco de roubo dos equipamentos.”

    Ele não está errado. Estamos implantando dezenas de computadores nas escolas e eu que fiquei encarregado de fazer um levantamento da segurança nas instalações físicas.
    É muito preocupante mesmo tomando as medidas possíveis.
    Com a estrutura atual das escolas públicas pode ser um dinheiro jogado fora sim.
    Delinquentes invadem escolas para roubar um aparelho de dvd. Imagine o que será dos laptops.

    Jaime Balbino (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 8:49 am

    Adilson, Não falta dinheiro para merenda escolas no Brasil. A questão é que esse dinheiro é administrado pelo município com fiscalização direta da população. Daí que muitas vezes ele não é bem usado e a cidade perde o benefício e o prefeito é processado.

    Linus (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 9:24 am

    O problema são as fraudes que ocorrem nas licitações, o tipo de coisa todo mundo sabe, mas ninguêm vê. Neste quesito, já perdi as esperanças no Brasil.

    jotaB (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 9:31 am

    Jesus, que choradeira!!!!!

    Uma notícia alvissareira como esta seria muitíssimo comemorada em qualquer outro país. Parece que a praga, que acomete nossa mídia, de só ressaltar o que é ruim acabou por impregnar todo mundo por aqui.

    Gente, estamos lutando para tirar o pé da lama, para melhorar nosso sistema de Educação. O que pode haver de ruim nisso? Pior seria não fazer nada, pelo amor de Deus!!! Quer dizer que a possibilidade de esses computadores serem roubados ou faltar merenda em alguma escola invalida toda a iniciativa? Ave Maria!!!

    Sandro (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 9:38 am

    Ao meu ver primeiro de tudo e investir no material mais importante que tem na escola: O PROFESSOR, sua capacitação e aperfeiçoamento, depois pensar nessas coisinhas… bem na verdade os governantes e políticos querem mesmo e que o povo seja incapaz de interpretar textos ou cenários políticos, que sejam politizados

    Alm (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 9:47 am

    Concordo com voce jotaB, o pessoal vai tudo pela midia que so mostra as coisas ruins, faz terror na cabeca das pessoas.

    Claro que ha coisas erradas, mas nao da para parar o desenvolvimento de um pais para arrumar cada coisa errada.

    Jaime Balbino (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 9:51 am

    As licitações federais, ao contrário das paulistas por exemplo, são muito fiscalizadas, veja só o tempo que está levando essa. A coisa é muito séria mesmo, sei porque já acompanhei algumas como cidadão.

    Jaime Balbino (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 9:57 am

    O próprio juiz do TCU foi influenciado pela mídia negativa ao fazer críticas ao projeto na sentença. Muita coisa que ele disse já é preocupação do projeto e poderia ter sido esclarecido se o juiz perguntasse ao Mec.

    israroot (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 10:18 am

    Não é choradeira. É realidade.
    Sou funcionário público e vejo serem criados milhares de projetos de primeiro mundo cheios de boa intenção. Mas praticidade para melhorar a vida da população…
    Sou a favor de toda iniciativa concreta. Mas laptops em salas sem porta não vai resolver nada. É dinheiro jogado fora.
    É moeda na mão de adolescentes para trocarem por crack.
    Quem não conhece esta realidade deve ter filhos em escolas privadas.

    Linus (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 10:25 am

    Computadores nas escolas e professores ganhando salário de miséria. Bela inclusão digital esta. Tem que investir primeiro na formação e preparação das pessoas. Os computadores vão servir para a criançada acessar o ORKUT.
    Um Pais que o bolsa-familia é a benção dos Deuses, comprar computadores para enfeitar as escolas é um absurdo, não vão servir para nada.
    Porque não pensam em melhorar a vida das pessoas, para que um dia não precisem do bolsa-familia.
    Acorda povo brasileiro.

    Grobsch (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 11:08 am

    A sempre algo que todos se esquecem, o dinheiro dessa licitação, do bolsa família e outras benesses do atual governo não seria investido em nada, SERIA ROUBADO se ficasse parado… Quanto mais o governo fizer para distribuir é válido…

    Já basta o governo passado ter vendido o país e doado tudo para os bancos…

    Nos EUA um professor não ganha nem mil dolares…
    E como dizia o falecido Brizola, se o professor não quer ganhar pouco que peça demissão, afinal tem milhares de outros professores despreparados procurando emprego…
    Professor é igual qualquer classe, quanto mais estudo melhor o salário… Que o professor se prepare para ganhar mais… Sou contra um professor receber 100 reais como parece acontecer nas menores cidades do Nordeste, mas nós temos culpa, nós precisamos investir em nós mesmos, o professor tem que correr atrás…

    Existem outros problemas na educação que governo e congresso precisam tratar, entre eles a falta de recurso e o desvio de verbas normalmente feito por prefeituras… Valorização e preparação de professores é menos importante que investir no aluno…

    Outra coisa, ontem fiquei sabendo que haverá por todo país congressos e reuniões entre secretários municipais de educação para tratar entre outros aspectos da inclusão digital e do uso desses netbooks… Quantos desses netbooks chegarão as escolas? Quantos serão desviados?

    Se VOCÊ, é você mesmo, souber de algo errado, denuncie…
    Eu ando revoltado com chororô.. hehe

    Bullshico (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 11:46 am

    Grobsch, uma vez tive palestra com a coordenadora do curso de licenciatura em matemática da USP/SC. Ela disse que uma das preocupações do MEC é que mais professores formados em universidades públicas entrem para dar aula em escolas públicas. O baixo salário das escolas públicas faz que todos saiam da licenciatura ou faz com que eles vão para escolas particulares.

    Não é questão de falta de estudo, é questão que a carreira de professor público em escolas de ensino médio e fundamental é uma piada. Além do salário medíocre – se comparada à média de outras carreiras – infelizmente, nosso povo, ridiculariza o professor. Diga que você quer ser um professor para a alguém: todos vão dizer que você é louco.

    A culpa não é dos professores. Porque acontece exatamente o que você disse: as pessoas qualificadas vão para áreas em que elas ganham mais. Que normalmente é fora das salas de aula.

    Bullshico (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 11:48 am

    Completando: Qual é o incentivo para pessoas se tornarem professoras hoje? Péssimas condições de trabalho, baixos salários, estigma social… Quem vira professor de escola pública mesmo tendo boa formação, com certeza te um senso de dever cívico que 99% do resto da população nem sonha em ter. É a dura realidade.

    Jaime Balbino (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 3:25 pm

    O piso nacional para professor hoje é de R$ 1. 130,00 – nenhum professor pode ganhar menos que isso. Alguns estados e prefeituras bloquearam na justiça esse direito. As coisas estão sendo feitas sim. Os laptops são parte da solução, não do problema. Se nada pode acontecer, então nada acontece.

    Júlio Neto (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 4:47 pm

    Jaime,

    Os laptops não são solução pra nada, eles são um complemento à aprendizagem, uma melhoria da escola. Isso ninguém discute.
    Mas que utilidade tem esses laptops para escolas que não tem uma estrutura básica?
    Eles serão úteis, naquelas escolas públicas já estruturadas (sim, existem), mas por que antes não se nivela a qualidade das escolas? Por que não se usa esses milhões em estrutura para aquelas que estão com dificuldades e em treinamento para professores? Por que não investir mais em bolsas de pesquisa para esses professores, tornando a profissão mais atrativa?
    Esse é meu principal argumento pra aqueles que dizem que “mal não vai fazer”, vai sim, no momento em que esse dinheiro poderia ser usado para necessidades mais básicas das escolas, eu acho isso um grande desperdício.

    Jaime Balbino (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 5:10 pm

    Júlio Neto,

    Eu disse PARTE da solução, não a solução completa. As outras partes tão ou mais importantes você mesmo enumerou e já constam no projeto UCA.

    Tim de Taubaté (usuário não registrado) em 19/03/2009 às 6:47 pm

    Qui gozado, esses dias aí saiu uma notícia falando que o governo da Índia ia fazer igualzinho o Brasil tá fazendo e TODO MUNDO aplaudiu e disse que esse era o caminho.

    Será que Índia, que tem muito mais gente que aqui e que fala muito mais línguas diferentes, não tem os mesmos problemas que o Brasil tem? Até muito piores? Mas mesmo assim eles vão em frente com a inclusão difital e todo mundo aplaude. Mas quando é o Brasil, todo mundo aqui mete o pau, eu acho que virou ideológico.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 20/03/2009 às 2:25 am

    Como penso que os Laptops, na melhor das hipóteses podem servir de repositório para uma infinidade de livros em PDF, a única conclusão a que chego é que de fato são uma solução: Livros são caros, contratos com editoras podem disponibilizá-los em versão eletrônica por preços baixos. Fora os que são de domínio público…Pode parecer estranho, mas o supra-sumo da literatura mundial tem mais de 100 anos! POrtanto, domínio público.

Este post é antigo (2009-03-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.