Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Preview: 18 novidades do GIMP 2.8

O GIMP 2.8 provavelmente será lançado ainda em 2009, e começam a surgir artigos apontando quais serão as suas novidades.

Este artigo do gimpusers.com apresenta 18 delas, incluindo algumas bem interessantes, como a possibilidade de agrupar as camadas em pastas que podem ser operadas em conjunto, ou a nova forma de entrada de texto, e outras mudam recursos com os quais eu já estava acostumado e provavelmente tropeçarei muitas vezes até me adaptar, como a nova forma de comandar a gravação em JPG, PNG e outros formatos que não sejam o nativo XCF. (via gimpusers.com)

Saiba mais (gimpusers.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-09-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 5:51 pm

    Alguém sabe qual o motivo para ainda manter aquela organização de janelas que ninguém gosta?

    Vini (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 5:55 pm

    Espero que logo ele possa ser equiparado ao Photoshop.

    Mas acho que ainda falta um grande caminho para os desenvolvedores atingirem esta meta.

    Abs,

    Frank (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 7:00 pm

    @Paulo Brito

    Alguém sabe qual o motivo para ainda manter aquela organização de janelas que ninguém gosta?

    Até concordo que a organização de janelas do GIMP fica ruim quando ele está sendo usado no Windows. Porém, em uma distro Linux, os recursos Shade e OnTop disponíveis em gerenciadores de janelas como GNOME e KDE fazem com que a disposição escolhida pelos desenvolvedores fique IMHO perfeita.

    Renato (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 7:31 pm

    Seria interessante se tivesse a opção de trabalhar das duas formas na janela, do jeito atual ou tudo dentro de uma única janela.

    Obviamente vai também, da complexidade de manter dois modos assim, se não provavelmente já teriam feito.

    Celso (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 7:44 pm

    >Alguém sabe qual o motivo para ainda manter aquela organização de
    >janelas que ninguém gosta?

    Eu gosto. Assim como muitos que usam o GIMP. É mais prática que o Photoshop.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 7:46 pm

    Alguém sabe qual o motivo para ainda manter aquela organização de janelas que ninguém gosta?

    Alguém avise or aí, porque eu já cansei: A organização das janelas mudou desde a versão 2.6.3.

    Agora você pode “dockar” as janelas, enquanto a barra de ferramentas não é mais encoberta pela janela principal. Você também pode colar camadas como novas imagens e imagens como novas camadas (coisa que o nem o Photoshop faz), você também tem um excelente trabalho com imagens JPG, com compactação excelente, mantendo a qualidade. Experimente salvar imagens com nível 8 de compactação JPG, utilizando o Photoshop e depois faça o mesmo com o Gimp.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 8:00 pm

    @all: segundo o site Gimp Users, possivelmente o Gimp 2.8 vira com uma interface MDI, semelhante a do Photoshop!

    devnull (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 9:00 pm

    Impressionante como tem gente com fixação no photoshop.
    Será existe alguma lei não escrita que desconheço que dita que todo o software de manipulação de imagem raster é obrigado a copiar o Photoshop?

    Parabéns ao pessoal do GIMP, que faz milagres quase sem recursos.

    Renan (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 9:33 pm

    “Alguém sabe qual o motivo para ainda manter aquela organização de janelas que ninguém gosta?”

    Eu, assim como outras pessoas que já se expressaram aqui no tópico, gosto dela. Um ambiente de desktops virtuais, ferramenta disponível em qualquer bom WM/DE e que eu esperaria que um usuário avançado usasse pesadamente, já ajuda bastante.

    Imaginem então onde o GIMP já estaria se uma massa de 1/10 de todos os usuários de Photoshops piratex passassem a usá-lo. Isso é tudo o que a Adobe não quer! É por isso que é preciso mostrar claramente às pessoas que o uso de software proprietário ilegal faz todo mundo perder, com a única exceção do próprio produtor do soft proprietário!

    Bem, quando o gimp adotar a interface do PS, vão reclamar dos botões do programa. Aì daqui a dois anos são copiados tbm. Depois vão reclamar das ferramentas básicas do Wilber (eu não sei desenhar um círculo no gimp!), aí vão colocar as mesmas ferramentas do PS. Aí vão reclamar que o ícone do Gimp é ruim e que é ele que dificulta a utilização do programa. Aí vão colocar o ícone do PS nele… hauahau

    IMHO o que o gimp precisa melhorar é a questão do desempenho. Ele ainda é mais lento e consome mais recursos q o PS para criações mais complexas. Se não me engano no meiobit tempos atrás o Cardoso postou um comparativo e o Gimp perdeu feio.

    A interface dele é o de menos e talvez nem exija assim um grande esforço em nível de programação, já que não deve envolver a “lógica” da aplicação. É só alguém querer fazer.

    Uso o básico do básico do Gimp e ele me atende muito bem!

    Quer algo bom e parecido com o PS? Pixel Image Editor: http://www.kanzelsberger.com/pixel/

    Ou mesmo algo open source, como o Krita (http://koffice.org/krita)

    Jjones (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 11:11 pm

    O bem ou mal o Photoshop é padrão para quem mexe na parte gráfica ,para o Gimp emplacar teria de ser fácil de usar ou melhor que o photoshop , coisa que ele não é nos dois casos; para coisas básicas eu acho melhor o Krita apesar de não ter alguns recursos do gimp ,mas a organização das janelas é superior ao do Gimp.

    foobob (usuário não registrado) em 9/09/2009 às 11:48 pm

    F*dam-se esses fotochopeiros reclamões. Eu prefiro é melhor integração com a infraestrutura GEGL e possívelmente traços vetoriais.

    Rafael Rossignol Felipe (usuário não registrado) em 10/09/2009 às 8:26 am

    MDI não é padrão photoshop, é padrão de mercado pra qualquer IDE. E o Gimp queira ou não é um IDE para imagens.
    Assim como qualquer ferramenta de desenvolvimento, tracker de audio (ferramentas de manipulação de audio no geral) o Gimp deveria sim ter essa opção. Pois todo o mercado utiliza, e se ele quer concorrer com o mercado, nada melhor do que fazer o que o mercado faz e ter um plus, que é o esquema atual de janelas.
    Os outros recursos do Gimp são muito bons, eu não mecho com photoshop faz uns 5 anos no mínimo, mas toda vez que preciso manipular uma imagem, o Gimp me serve perfeitamente. Até ultrapassa as expectativas. Mas me sinto um tanto perdido com aquelas janelas.

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 10/09/2009 às 8:56 am

    Gimp com visual do Photoshop = http://www.gimpshop.com/
    A versão está meio atrasada :)

    Na lista de discussão dos desenvolvedores do Gimp, a interface sempre foi o maior pedido, mas os desenvolvedores nunca quiseram e ainda respondem educadamente: “buy the photoshop, s*”

    Particularmente, já desisti disso faz tempo. Pra aplicações básicas ele já atende perfeitamente o usuário que não se importa com a interface dele. Pra coisa mais complexa, ele ainda tem problemas de performance e alguns recursos que facilitariam a vida, mas que não são indispensáveis.

    Fora isso, é o programa que melhor usa o gtk, mais que o gnome.

    Quando comecei utilizar o Gimp também achava o modo de janelas ruim, hoje estou acostumado, nem reparo mais nisso, já se tornou natural.

    Das novidades, o agrupamento das camadas em pastas vai ser muito útil. Não precisar ficar escolhendo opções do filtro de exportação toda vez também ajuda.

    @tenchi
    para criar círculos (eu utilizo) Ferramenta de seleção Elíptica, desenho o “circulo” como seleção, clico no menu Editar – Contornar Seleção, escolho a espessura da linha e “contornar”.

    Agora é só esperar o lançamento.

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 10/09/2009 às 10:37 am

    @todo mundo que me respondeu:

    Uso o Gimp no Ubuntu e não tenho do que reclamar, à não ser a disposição das janelas. Talvez possa ser bizonhice da minha parte, mas sempre que abro uma imagem, é redimensionamento, reposicionamento e zoom pra todo lado. Sem falar da quantidade de janelas que abarrotoa minha barra de tarefas.

    Isso realmente me incomoda e conheço algums profissionais de fotografia que não consideram o Gimp justamente devido à isso, já que perderiam performance devido essa “complicação desnecessária”, na visão deles.

    Se já é possível usar o Gimp em MDI, acho que essa funcionalidade está meio escondida… Alguém poderia dar uma luz?

    @frank: shade? ontop? wtf?

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 10/09/2009 às 11:00 am

    Retirado do manual online do Gimp em http://docs.gimp.org/2.6/C/gimp-concepts-usage.html:

    “Unlike some other programs, GIMP does not give you the option of putting all your controls and image displays into a single comprehensive window. The GIMP developers have always felt that this is a poor way of working, because it forces the program to do the work of a dedicated window manager. Not only would this waste a lot of programmer time, it is almost impossible to do in a way that works correctly across all of the operating systems GIMP is intended to run on.”

    Barba (usuário não registrado) em 10/09/2009 às 1:26 pm

    Outra coisa que sinto falta é a opção de efeitos por camada (o F que tem no Photoshop, que tem opção de stroke, drop shadow, inner shadow, glow, gradient overlay, etc)…

    @Paulo Brito, a partir da versão 2.6 do GIMP, no ambiente GNOME, Xfce e KDE todo o programa ocupa somente um “slot” na barra de tarefas, e no GNOME nenhuma janela de ferramenta fica sob a janela da imagem, imitando, de certa forma, o visual do PS, com a diferença de que a área de trabalho do programa é a própria área de trabalho do ambiente gráfico :-)

    Ah sim, e o GIMP no Windows é feio que dói. Como qualquer outro programa em GTK puro :-)

    Eduardo Bonfandini (usuário não registrado) em 10/09/2009 às 2:56 pm

    Notícia em português:

    http://nostaljia.eng.br/trialforcenostaljiaengbr/?p=31

    Abraço

    carlos pucca (usuário não registrado) em 10/09/2009 às 3:04 pm

    QUANDO COMECEIA A PRATICAR A MANIPULACAO DE IMAGENS COMECEI NO COREL 6 OU 7 NUM DESSES CURSINHOS,,,,,,,,,,,,,,,, UM DIA EU VI O TAL GIMP, NAO CONHECIA O SEU FUNCIONAMENTO, FUI LENDO AQUI OLHANDO ALI E PERGUNTANDO,,,,, O GIMP ESTA PERFEITO AS JANELAS AS FERRAMENTAS,AINDA MAS MUITO SHOW MESMO

    @Alexandre Campos, e não é que funciona! Caramba, nunca q eu imaginaria que é tão fácil desenhar um círculo no gimp… Não é óbvio, mas e simples. Se fosse para ser óbvio eu usaria o Paint :-)

    Ah sim, tem o gnu paint (gpaint), mas o projeto anda meio parado há uns bons anos…

    Renan (usuário não registrado) em 10/09/2009 às 6:40 pm

    “Outra coisa que sinto falta é a opção de efeitos por camada (o F que tem no Photoshop, que tem opção de stroke, drop shadow, inner shadow, glow, gradient overlay, etc)…”

    http://registry.gimp.org/node/186

Este post é antigo (2009-09-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.