Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


PrefeituraLivre: sistema de gestão municipal em software livre

“”O PREFEITURA LIVRE é uma solução de gestão municipal completamente livre e com suporte comercial de uma rede de empresas especializadas.

Você não precisa pagar qualquer valor referente a licença de software para utilizar esta solução, basta baixar o código-fonte e configurá-lo adequadamente com os diversos SOFTWARES LIVRES que compõem a solução. O PREFEITURA LIVRE é a única solução de gestão municipal que implementa os principais conceitos associados ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e ao Geoprocessamento Corporativo.”

O PREFEITURA LIVRE um sistema multiplataforma, construído em CakePHP com banco de dados PostgreSQL e sua extensão para dados geográficos PostGIS.”

Enviado por Marcelo de Freitas Andrade (mfandradeΘgmail·com) – referência (prefeituralivre.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-02-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Flavio Moreira (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 3:55 pm

    Gostei do texto no folheto (parabéns) :

    5 bons motivos para o
    Prefeito adotar o
    Prefeitura Livre!!!

    Os Tribunais de Contas tem apoiado a adoção do Software Livre.
    Quando o Prefeito opta por implantar soluções em Software Livre,
    ele demonstra um uso consciente do dinheiro público, melhorando a
    sua própria imagem junto à população.

    * A implantação da solução do Prefeitura Livre promove a
    modernização da gestão pública e pode ser financiada pelas
    principais linhas de crédito disponíveis para as prefeituras:
    PNAFM (programa gerido pela Caixa Econômica Federal) e PMAT
    (programa gerido pelo Banco do Brasil).

    * O Prefeitura Livre está totalmente alinhado com as políticas para
    setor de tecnologia adotadas pelo Governo Federal. Desta forma, o
    acesso a investimentos federais pode ser facilitado através da
    implantação do Prefeitura Livre;

    * Com uma inovadora ferramenta para administrar de forma
    centralizada todas as informações, o Prefeito poderá se antecipar e
    corrigir problemas com grande rapidez, evitando que a imprensa
    faça denúncias que venham a prejudicar a imagem dos gestores
    municipais.

    * A solução é capaz de tratar o dado geográfico (mapas) em todos os
    módulos, possibilitando a geração automática de mapas temáticos
    combinando as diversas informações de qualquer órgão municipal
    que esteja utilizando o Prefeitura Livre. Além disso, o sistema pode
    utilizar os serviços gratuitos de mapas do Google Map ou do Yahoo
    Map, possibilitando o uso de mapas mesmo que o município não
    possua base cartográfica própria.

    Antonio (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 4:10 pm

    O problema é que o sistema não existe, não tem contabilidade, tesouraria, controle tributário, dívida ativa, folha de pagamento, protocolo, ou seja, querem usar o canal aqui para fazer propaganda da empresa, pq de fato não é utilizável, ainda.

    Acho que pra falar em uma solução livre para prefeitura precisamos ter os módulos acima pelo menos.

    Acho que é a segunda vez que vejo a chamada desse sistema aqui, e infelizmente quando logo no site vejo que o pessoal não tem muita noçao do tão complexo é um sistema para prefeituras.

    Mas fico na torcida, pois trabalho no meio e sei do grau de complexibilidade.

    laurocesar (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 4:18 pm

    Com o I-educar, que acho que faz parte desse sistema está ocorrendo algo parecido… O sistema disponibilizado não está completo, abundam bugs e gente querendo levar vantagem…

    Roberto (usuário não registrado) em 5/02/2009 às 6:03 pm

    Também faço parte do “time” que conhece a complexidade da administração pública e gostaria de dar minha opnião a respeito da iniciativa do “Prefeitura Livre”.
    Devemos considerar alguns pontos importantes:

    1. Os sistemas informatizados relativos a administração pública são realmente de um alto grau de complexidade e não estão (ou estarão) 100% resolvidos em um curto espaço de tempo. Observamos alterações legais, novos decretos, anistias especiais, etc, a cada dia, e as empresas que vendem ou locam sistemas para gestão pública trabalham duro o ano todo para efetuar os ajustes necessários para que o sistema atenda as necessidades mais imediatas da administração pública. Isso tem um alto custo, principalmente para o bolso da população que precisa de remédios, merenda, “buracos fechados”, moradia, etc….

    2. Uma verdade deve ser dita: não temos um software de gestão que atenda a todas as necessidades de uma administração pública.

    3. Geo-processamento é uma ferramenta muito bem vinda e útil, porém, aja recurso público para apenas mantê-la funcional, imagine para efetuar as alterações necessárias em um município, mesmo que de porte médio.

    4. Integrar softwares de gestão as ferramentas de geoprocessamento não é uma tarefa simples, principalmente, se a empresa que forneceu o software de gestão não for a mesma que forneceu o geoprocessamento, claro, “empresas distintas”–>”interesses distintos” e a coisa não funciona como deveria.
    É comum encontrar-mos sistemas geo-referenciados que foram implementados, custaram caro e já não são mais utilizáveis pois não foram integrados ou atualizados de forma correta.

    5. As iniciativas, baseadas em software livre, caminham com custos extremamente baixos e, constantemente, contam com a colaboração das comunidades que executam trabalhos, como por exemplo, de consultoria, onde programadores podem contar com a sua principal ferramenta de trabalho: “conhecer perfeitamente o negócio” que deve ser automatizado.

    6. O projeto Prefeitura Livre está apenas no início, porém, já caminha com ares de “gente grande” e, com certeza, poderá contribuir para a correta gestão da coisa pública para as grandes cidades proporcionando uma enorme economia de recursos para os cofres públicos e, conseqüentemente, para o bolso do contribuinte.

    7. Muitas prefeituras, de pequenas arrecadações, sequer possuem um sistema de gestão individual de qualidade, que diremos da integração entre seus módulos.
    Nestes municípios, com toda certeza, o “Prefeitura Livre” já traria bons frutos, mesmo ainda em fase de construção.
    Estas prefeituras, com toda certeza, descobriam as vantagens de um processo de gestão automatizado, passariam a apontar novas necessidades, falhas encontradas e assim, teríamos prefeituras empenhadas em desenvolver mais e melhor seu sistema de gestão e, claro, “todos” seremos beneficiados.

    8. Precisamos lembrar que o sistema operacional Linux também nasceu pequeno, com muitos problemas, módulos incompletos e, por aí vai…
    Hoje porém, temos um sistema operacional maduro, competente, estável e atendendo a todas as nossas necessidades.

    9. Preciso lembrar a colocação brilhante de um amigo:
    “Se tudo que ainda é novo e pequeno deve ser desprezado por não atender a todas as nossas expectativas, por que então não matamos nossos filhos logo que nascem?”

    10. Software livre deve ser incentivado, principalmente tratando-se de algo tão importante quanto as administrações públicas e, no mundo atual, vale muito mais a “disponibilidade” de se executarem trefas do que o “conhecimento” necessário para realizá-las.

    Parabéns ao pessoal do “Prefeitura Livre” pela brilhante iniciativa.

    Roberto Nicola Giampietro
    http://www.solunix.com.br

    Helton Uchoa (usuário não registrado) em 9/02/2009 às 2:24 pm

    A resposta do companheiro Roberto já esclareceu bastante as idéias relacionadas o Prefeitura Livre, pois isso serei breve nos meus comentários.

    Eu, como coordenador do projeto Prefeitura Livre e militante do software livre há vários anos, confirmo que os comentários dos companheiros Antonio e Lauro Cesar estão totalmente equivocados.

    1. O Prefeitura Livre existe e foi concebido há mais de 2 anos atrás. Estamos, neste momento, começando a disponibilizar os primeiros módulos. Entre os módulos que serão disponibilizados ainda este mês, cito o de protocolo. Os módulos que já estão disponíveis para download são totalmente funcionais e já estão, inclusive, sendo utilizados por 2 Prefeituras.

    2. É verdade que o sistema nasceu há pouco tempo, mas a proposta do projeto incorpora conceitos e tecnologias que, em pouco tempo, certamente o colocarão como uma das melhores opções do mercado. Digo isso, pois quanto mais aberto for o projeto, mais pessoas estarão contribuindo com melhorias e sugestões. Os módulos lançados hoje certamente estarão muito melhores no próximo semestre, e melhores ainda no próximo ano.

    3. É importante que destacar que o Prefeitura Livre não tem qualquer relação com o i-Educar. Enquanto o i-Educar é uma iniciativa de uma única Prefeitura, o Prefeitura Livre foi projetado com base na experiência da OpenGEO em diversas grandes Prefeituras, incluindo 2 capitais do nordeste. Desta forma, a afirmação “(…) o pessoal não tem muita noçao do tão complexo é um sistema para prefeituras” é totalmente leviana, pois quem afirmou desconhece (ou fingiu desconhecer) as diversas publicações técnicas da equipe do Prefeitura Livre envolvendo os conceitos e tecnologias (software livre) englobadas no projeto.

    4. Outro ponto forte que garantirá o crescimento rápido do Prefeitura Livre é o modelo de negócio. Empresas que desejam gerar lucros com a implantação e suporte do projeto, podem (não é obrigatório) participar de um programa de parceria com inúmeras vantagens. Não existe custo para participar da rede de parceiros, apenas o compromisso de que os negócios gerados rendem lucros para a OpenGEO e o parceiro. Desta forma, haverá um investimento contínuo no sistema para que ele venha a substituir as soluções proprietárias existentes no mercado.

    Com os pontos citados acima, espero que não haja mais críticas como a do companheiro Antonio.

    Helton Uchoa
    Coordenador Geral do Prefeitura Livre
    Prefeitura Livre – Gestão Municipal com Inteligência Geográfica

Este post é antigo (2009-02-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.