Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Posse de Obama na web será via Silverlight

“Saiu na Info Online: “A posse de Barack Obama será transmitida via internet com a tecnologia Silverlight, da Microsoft. O produto foi escolhido pelo Comitê de Inauguração Presidencial, que cuida de todos os assuntos da posse do novo preseidente americano, inclusive dos detalhes tecnológicos.”

Pelo que vi, lá nos EUA já tem gente reclamando na Internet do fato de usarem uma tecnologia não multi-plataforma para algo que é de utilidade pública. Realmente é um fato no mínimo interessante, né?”

Enviado por Rodrigo Carvalho Silva (rcsilva83Θgmail·com) – referência (info.abril.com.br).

Leia também: MS Silverlight no Linux? Estamos nessa, diz o fundador do Mono.


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 5:07 pm

    Já começou mal, afinal os americanos se gabam de ser o “país da liberdade”, e algo assim fere diretamente a liberdade de um cidadão que escolheu usar Linux de aproveitar um serviço público, que no caso é assistir a posse de seu presidente.

    Bom, só que o problema é mais deles do que meu, então não estou muito preocupado com isso não. No pior caso vão querer fazer o mesmo aqui, afinal tem um monte de idi*, quer dizer, um monte de gente que adora copiar tudo o que os norte americanos fazem.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 5:22 pm

    A resposta para isto é muito simples: encher a caixa de e-mails da Microsoft pedindo que ela libere a documentação do arcabouço.

    Isto é padrão, é a mesma coisa que devemos fazer com a Adobe a respeito do Flash, com as fabricantes a respeito do hardware, et cetera ad nauseam…

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 5:25 pm

    [ranhetice]
    Hum. então juntou duas coisas que não me importo: Silverlight e a posse de Obama.

    Próximo…
    [/ranhetice]

    David Dias (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 5:27 pm

    Existe uma versão do silverlight para linux, chamada moonlight, aliás.. quem resolver instalar, basta ir no site do silverlight, na Microsoft e o próprio site lhe redireciona para fazer o download do moonlight que nada mais é do que uma api do silverlight portada para linux em formato de extensão do firefox (embora ela ainda não funcione tão bem em alguns sites como deveria). Em código aberto.
    Os puristas que me desculpem, mas não vejo nenhum ferimento na liberdade nesse episódio.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 5:42 pm

    Se não me engano exitem restrições legais quanto aos codecs do silverlight, então só uma instalação padrão do Moonlight não funciona com vídeos, aí tem que baixar e compilar com suporte aos codecs, o que deve ser um trabalho razoável, além de não ser uma solução “livre”

    Enfim, uma solução em Flash, apesar de também não ser livre, não possui restrições quanto a codecs, funciona na maioria das plataformas, está instalado em quase todos os computadores, e funciona (razoavelmente) bem, logo para mim isso cheira a lobby pesado

    E lobby em coisas governamentais não é uma coisa legal, não importa de quem

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 5:44 pm

    @David Dias

    O moonlight está servindo seu propósito: servir como desculpa de que o silverlight é totalmente multiplataforma. Aí quando o coitado do usuário linux for tentar acessar algo e não funcionar o problema é dele, no windows funciona

    tenchi (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 5:50 pm

    @Paulo Cesar , isso não fere só a liberdade daqueles que usam Linux, mas daqueles que usam algo não-windows.

    Pois eu não voto mais nele! Quer dizer… Hey, quem é o presidente do Brasil mesmo?

    Mas porque não utilizam o bom e velho streaming de vídeo? Será que isto é muito anos 90? Assim não existiria problema nenhum de compatibilidade (desde que usado algum codec comum, nada de wmv ou rmvb), já que virtualmente qualquer SO é capaz de executar este tipo de mídia. Acredito que o consumo de banda seja até menor em se tratando deste tipo de transmissão (quem vai pausar um vídeo ao vivo?)

    David Dias (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 5:57 pm

    Se não me engano exitem restrições legais quanto aos codecs do silverlight, então só uma instalação padrão do Moonlight não funciona com vídeos, aí tem que baixar e compilar com suporte aos codecs, o que deve ser um trabalho razoável, além de não ser uma solução “livre”

    Fiz a instalação da parte de vídeo em meu ubuntu ontem e precisei apenas aceitar o contrato da Microsoft (EULA) e clicar em Next igual no windows.. O video funcionou perfeitamente, e no contrato, não existem restrições legais por parte do desenvolvedor, mas a margem para restrições por parte do autor da obra apenas…

    O moonlight está servindo seu propósito: servir como desculpa de que o silverlight é totalmente multiplataforma. Aí quando o coitado do usuário linux for tentar acessar algo e não funcionar o problema é dele, no windows funciona

    Concordo totalmente com sua opinião amigo, mas não podemos nos esquecer que o Moonlight é um projeto beta ainda e a Microsoft está disponibilizando toda a documentação necessária para que o projeto tenha conforto em seu desenvolvimento.

    Lembrando também que é de interesse da Microsoft quebrar o Flash. Logo, rodar bem em Linux é de interesse da empresa.

    Lembrando também que é de interesse da Microsoft quebrar o Flash. Logo, rodar bem em Linux é de interesse da empresa.

    Até quando ? Até se tornar popular o suficiente ?

    me (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 6:26 pm

    É uma tecnlogia promissora, pq a tal “comunidade” não cria algo melhor então ?

    kayo (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 6:37 pm

    Vai Silverlight, Vai!

    machado de assis (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 6:46 pm

    Comitê de Inauguração Presidencial? Desde quando Inauguration, neste caso, significa Inauguração?

    O correto não seria Comitê de Posse Presidencial?

    Go, Silverlight, go!!!

    Vai ter no Youtube e outros sites.

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 7:02 pm

    Os puristas que me desculpem, mas não vejo nenhum ferimento na liberdade nesse episódio.

    Primeiro que eu poderia argumentar sobre como “puristas” na sua primeira frase soa pejorativo, mas eu nem vou entrar no mérito da questão, pois o que realmente me interessa é lembrar que a documentação do Microsoft Silverlight não está disponível ao público, então esse plugin é essencialmente uma caixinha preta. Não há diferença entre código-fonte não documentado e código-binário (para isso existem os “disassemblers”).

    Existem também restrições de cunho legal quanto à distribuição do Moonlight. Eu não sou advogado, portanto redireciono para uma Leitura Recomendada™: http://www.groklaw.net/article.php?story=20080528133529454

    Além disso, os codecs de áudio e vídeo utilizados pelo Silverlight são proprietários e protegidos por patentes. O único modo de assistir vídeo com o Moonlight é utilizando codecs binários, isto é, software proprietário. Na verdade deve haver uma maneira de compilar o Moonlight contra o ffmpeg, mas você estaria desrespeitando as patentes…

    Enfim, uma solução em Flash, apesar de também não ser livre, não possui restrições quanto a codecs, funciona na maioria das plataformas, já está instalado em quase todos os computadores, e funciona (razoavelmente) bem, logo para mim isso cheira a lobby pesado

    Bom, isto depende das suas definições das palavras “restrições”, “maioria” e “bem”.

    O Flash também usa codecs de áudio e vídeo patenteados, a começar pelo formato MP3.

    O Flash também não funciona na maioria das plataformas. Ele só funciona oficialmente em alguns sistemas operacionais e em 1 arquitetura de CPU (i386). Não há versão de 64-bits ou versão para ARM (os netbooks ARM estão chegando). Também não há versão para qualquer outro sistema operacional (existem outros, acredite se quiser!). Em suma: há muitas plataformas não suportadas.

    E o Flash também não funciona bem. Ele tem sérios problemas de desempenho e de segurança.

    Bom, concluindo: o Flash também seria uma opção desrespeitosa contra a liberdade do público. Desculpe por despedaçar sua ilusão.

    PS: Sim, eu sei que é possível usar uma alternativa livre como o swfdec, mas daí nós voltamos à questão de desrespeitar patentes e da falta de documentação…

    Rafael Alves (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 7:44 pm

    Já estreia decepcionando…
    E eu que tava na maior fé que ele era o cara…

    Ioca100 (usuário não registrado) em 19/01/2009 às 7:45 pm

    Aqui ouço a rádio Terra com o Moonlight/Ubuntu 8.10, o Firefox fez todo o trabalho, instalou até os codecs.

    Existe Flash para 64bits sim.

    Esse assunto também gerou polemica no /. e boa parte do pessoal se limitou a dizer que qualquer um pode assistir a posse (que não tem importância nenhuma para os não-americanos…) em trocentos outros sites que vão transmitir ao vivo, via flash e outros formatos.

    Nada de novo aqui, vamos pra próxima.

    Vai começar bem o cara, hein!?

    “Mas no meu Ubuntu funcionou automaticamente e bla, bla, bla…”

    O importante é que funcione e não dê trabalho né? rsrs…

    Impressionante…

    Jack Ripoff (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 12:12 am

    Existe Flash para 64bits sim.

    Bom, se você considerar aquela versão beta que só saiu para Linux e que ainda está longe de uma versão final… Além do mais, já era hora, não acha?

    A verdade é que alguns comentários aqui deixam bem claro que a mentalidade “o que importa é o Linux e dane-se o resto” reina em alguns ramos da nossa comunidade. Eu fico me perguntando se a liberdade que alguns defendem com tanta veemência é só uma fachada.

    Quando você pára para pensar, até os próprios desenvolvedores do Linux pensam assim. Linus Torvalds já comentou que, para ele, o que interessa é a arquitetura x86, e Greg Kroah-Hartman já disse que para ele o que importa é que o Linux tenha drivers, danem-se os outros sistemas.

    Mas curiosamente eles se lembram dos outros sistemas quando é hora de pegar alguma coisa deles

    self_liar (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 6:56 am

    Obama já foi alvo de lobby desde o começo.Tem um email na wikileak explicando isso e existem mais algumas evidencias que eu esqueci onde encontro.

    E também vale lembrar que isso não é inauguração ,isso é um show e bem pago.Contraditorio para tempos de crise.Então comecem a pensam de onde o dinheiro vem.

    Moonlght não é silverlight pra linux .É

    self_liar (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 6:57 am

    Obama já foi alvo de lobby desde o começo.Tem um email na wikileak explicando isso e existem mais algumas evidencias que eu esqueci onde encontro.

    E também vale lembrar que isso não é inauguração ,isso é um show e bem pago.Contraditorio para tempos de crise.Então comecem a pensam de onde o dinheiro vem.

    Moonlght não é silverlight pra linux .É um clone incompleto ,que usa codecs proprietários ,cheios de problemas legais feito pela novell.

    As pessoas que tem acesso mais a documentação é somente a novell.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 7:48 am

    E lobby em coisas governamentais não é uma coisa legal, não importa de quem
    É pago com dinheiro do partido, não é dinheiro público ainda. E lembrem-se que software proprietário não é crime lá nem aqui.

    Já imaginara se a MS tivesse que pagar e fazer lobby pra todo mundo que escolhe sua solução, como os usuários de linux pensam? O Silverlight pode muito bem ter sido escolhido por ser simples de desenvolver, ter um bom suporte técnico e assessoria.

    self_liar (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 8:00 am

    É uma pena que quase todo lobby tem interesse não governamentais pois se fosse assim , não usaria o silverblight que somente os usuários windows podem usar e quem usa opera também não pode.

    david dias (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 8:34 am

    Entendam uma coisa.. a bronca aqui nessa notícia não é se vai ser usado software proprietário ou não, mas que tinha muita gente reclamando enganadamente que, por ser transmitido em Silverlight, só quem tinha Windows poderia assistir e isso não é verdade por que qualquer um que tem Linux ou Mac pode assistir também, logo, não há problema nenhum.. Agora se vão usar software proprietário ou livre, daí é outra história, para outra noticia e em outro debate.

    A escolha do Silverlight no lugar de Streaming ou Flash se deve por dois unicos motivos: Requerimentos fáceis de se obter em qualquer plataforma (todos poderão assistir) e qualidade de Vídeo em HD, muito superior em qualidade do que videozinho em flv.

    Qual o problema na escolha??

    Erik (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 9:09 am

    Why did Microsoft have to go out and develop a new “standard”? Aren’t we all perfectly fine using Flash? Apparently not. Remember that Flash isn’t surely a “standard”, being its format proprietary. At least Silverlight format is XML based (you can create most content for it with just any text editor and the free documentation files available from Microsoft)

    So what’s wrong with two plug-ins competing with each other? Somebody think Adobe isn’t making money from Flash, isn’t hoping to have its software on each pc? Software is their business, of course they do want it to be successful and to make money from it.

    Just let the best one win – or just let them both be installed everywhere so any site can pick the best fit for its contents and features. Or suddenly no one likes competition anymore?

    Robertosantosc (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 9:12 am

    Para lembrar que também existiu INTERNET EXPLORER para UNIX http://en.wikipedia.org/wiki/Internet_Explorer_for_UNIX e uma vez dominando o mercado deixou de produzir. Quem vai ganhar a guerra das luzes (Flash e Silverlight)?

    ulisses (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 9:36 am

    Acho que a notícia é desnecessária, justo que um tópico como este num site sobre linux só servirá de base para alimentar um ódio copyright, que, por ignorância dos que postam nela, nem sabem do que se trata, 99,9% nem se quer usou a tecnologia e pra piorar desconhecem o moonlight que é pra linux. Estão jogando pedra na própria cabeça. As vezes encontro fundamentos no SL e consigo achar características iguais ao do nazismo.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 9:48 am

    Enquanto todo mundo discutia o assunto, o pessoal do moonlight foi lá e garantiu que será possível assistir a posse do linux.

    http://tirania.org/blog/archive/2009/Jan-20.html

    self_liar (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 10:43 am

    Espero que a experiencia não seja reduzida!

    self_liar (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 10:54 am

    Opa ,experiencia limitada.
    http://blogs.zdnet.com/open-source/?p=3302

    “Para maior experiencia troque para o silverlight agora!”1

    1-Avaliado somente para usuários de windows

    Eddie (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 1:47 pm

    Olha ai ao vivo em flash
    http://edition.cnn.com/SPECIALS/2008/news/transition.to.power/

    clica em Live on CNN.com

    Marcus Jabber (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 3:12 pm

    “Para maior experiencia troque para o silverlight agora!”1

    1-Avaliado somente para usuários de windows

    ####

    Texto mal traduzido?? Avaliado? maior experiencia?

    self_liar (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 5:26 pm

    Não não , foi uma invenção .O Que eu quis dizer é que as pessoas não vão usar o moonlgiht por se mostrar algo inferior ao silverlight .Ai a microsoft aproveita e tenta atrair o usuario o windows.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 20/01/2009 às 6:34 pm

    Assisti hoje via moonlight e não tive o menor problema. Qualidade ótima. :)

    Na página do evento não tinha nenhuma indicação conspiratória sobre qual SO o usuário deveria estar usando.

Este post é antigo (2009-01-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.