Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pesquisa do CGI.br: 26% das empresas brasileiras usam código aberto

As empresas brasileiras têm um índice de adoção de software aberto em sua infraestrutura de TI muito maior do que a média mundial. Entre as grandes corporações, a relação de companhias que utilizam algum tipo de software livre chega a 61%.

Os dados são de um estudo publicado pelo CGI.br, que levantou o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação no mercado corporativo em 2008. Segundo a pesquisa, considerando as empresas de todos os portes, 26% delas utilizam software de código aberto em sua estrutura de TI.

“Se comparada à média de outros países, em que a adoção não chega a 10% no mercado corporativo, pode-se dizer o Brasil está muito bem na adoção de software livre”, afirma o coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil, Augusto Cesar Gadelha.

Foram consultadas 3,5 mil empresas que atuam no Brasil, acima de 10 funcionários, de todas as regiões do país. Entre as empresas médias, a adoção chega em 44% das companhias. O que puxa para baixo o percentual geral são as pequenas empresas. Elas possuem uma representatividade muito grande na amostragem e apenas 22% delas utilizam software livre. (via info.abril.com.br)

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-05-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Zero vírgula quanto dessas empresas contribuem de volta ou doam dinheiro para os projetos que usam?

    O estudo completo: http://www.cetic.br/empresas/2008/index.htm

    Vale pena ver, principalmente o item F3.

    anonimo (usuário não registrado) em 1/05/2009 às 3:29 pm

    Entre as grandes corporações, a relação de companhias que utilizam algum tipo de software livre chega a 61%.

    Ou seja, se instalar o Firefox já está na lista??? é isso?

    Por uma feliz consequência das definições de código aberto e de software livre, os seus usuários não têm qualquer obrigação de contribuir com os produtos. Não deveria causar qualquer espanto que boa parte deles use sua liberdade exatamente nos termos em que ela é definida. Felizmente há aqueles que contribuem também – mas raramente o fazem por obrigação ou para satisfazer a alguma expectativa alheia.

    Rafael de Almeida (usuário não registrado) em 1/05/2009 às 5:15 pm

    Nessa lista deve estar contando Firefox e eMule

    Rafael de Almeida (usuário não registrado) em 1/05/2009 às 5:44 pm

    O Linux já atingiu 1% do mercado, como mostra em http://marketshare.hitslink.com/os-market-share.aspx?qprid=9

    Fábio Prudente (usuário não registrado) em 1/05/2009 às 6:10 pm

    A redação da Info, prá variar, não é precisa.

    Eis a transcrição do relatório:

    SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO

    Em 2008, 26% das empresas brasileiras com 10 ou mais funcionários declararam utilizar algum sistema operacional de código aberto, o que praticamente repete os resultados verificados nos anos anteriores da pesquisa. Assim como no caso de outras tecnologias, o uso desse tipo de sistema operacional aumenta com o porte da empresa e atinge 61% nas grandes, sendo que este quadro permaneceu praticamente inalterado nos dois últimos anos.

    portanto, o relatório refere-se especificamente ao uso de sistema operacional de código aberto, e não a qualquer tipo de software de código aberto.

    qhttp (usuário não registrado) em 1/05/2009 às 8:13 pm

    Interessante também é ver como o Brasil está bem nesse mapa sobre atividade relacionada com open source no mundo feito pela Red Hat.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 2/05/2009 às 4:12 am

    O problema é que qualquer componente em Software Livre já pode entrar na lista, até LAMP para o website da empresa. Alguma lib, como SDL, para multimidia. Uma banquinho de dados ali, um OS X cheio de código aberto…A coisa fica bem transparente mesmo pro usuário.

    qhttp (usuário não registrado) em 2/05/2009 às 9:28 am

    O que puxa para baixo o percentual geral são as pequenas empresas. Elas possuem uma representatividade muito grande na amostragem e apenas 22% delas utilizam software livre.

    Empresa pequena quase sempre usa mesmo é windows e softwares piratas, instalados pelo sobrinho do dono ou de algum funcionário que se acha micreiro.

    Dá nojo esse tipo de gente porque você fala de software livre e ainda ficam de sacanagem contigo. É a lei de Gerson aplicada !

    O problema é que qualquer componente em Software Livre já pode entrar na lista, até LAMP para o website da empresa. Alguma lib, como SDL, para multimidia. Uma banquinho de dados ali, um OS X cheio de código aberto…A coisa fica bem transparente mesmo pro usuário.

    Eu pesnei a mesma coisa e iria entrar pra reclamar que essa estatística está muito errada. Sob esse ponto de vista, virtualmente todas as companhia usam algum tipo de Software Livre. Mas como o Fábio Prudente esclareceu a cima esse número se refere a sistema operacional o que muda totalmente o panorama.

    Segue a tabela da CGI.

    http://www.cetic.br/empresas/2008/c-geral-08.htm

    o Interessante é perceber como a região que mais usa SO aberto é a SUL. Na minha interpretação, isso é resultado do pioneirismo do governo gaúcho no incentivo ao software livre.

    Elias Amaral (usuário não registrado) em 2/05/2009 às 8:46 pm

    carcará, também é resultado da maioria das empresas de software e tecnologia brasileiras estarem no sul. o augusto (aparentemente) não revela aonde trabalha, mas ele é “diretor de ti de uma empresa de florianopolis”.

    um causo:

    dia desses eu tirei uma foto dos caixas eletronicos da caixa economica. vivem travando, e flagrei lá um .bat rodando em windows 98, dando um erro estupido. e, sim, com uma área de trabalho comumzona aberta, nada que lembrasse minimamente um software embarcado.

    daí mudaram pra um sistema lá com visual todo moderno, degradês, design, tals. flagrei um.. fluxbox, e uma janela “extracash” aberta. (não sei se era fluxbox mesmo, mas tinha uma barrinha embaixo com “Workspace 1″ e umas setinhas)

    o ruim é que isso evidencia que o sistema *continua travando*, já que não é razoável que esse tipo de janela apareça para o usuário em *qualquer circunstancia*. e hoje, foi de lascar, todas as maquinas de uma agencia e quase todas de outra estavam sem funcionar. o.o

    mas ao menos as coisas estão mudando. :)

Este post é antigo (2009-05-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.