Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O que é Sistema Operacional?

“Muito se têm discutido nos últimos tempos sobre sistemas operacionais, distribuições de softwares, kernel e suas características.

Nesse breve artigo é apresentado os conceitos relacionados ao que é um sistema operacional (Operating System, OS), seu funcionamento, aplicações e classificações. Também é abordado um conceito amplamente confundido com sistema operacional: a distribuição de software.”

Enviado por Igor Sbampato Mol Bessa (igorΘyrado·com) – referência (erax.yrado.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 26/01/2009 às 3:08 pm

    Discordo quando foi dito que os microkernels não são mais usados. O minix e vários outros sistemas onde a alta disponibilidade é necessária se utilizam de microkernels.

    Quanto ao conceito de sistema operacional, é muito relativo. Acredito que pode-se sim, considerar os pacotes de software que acompanham a parte central de um sistema como parte também deste sistema. Não sou a favor de uma definição muito absolutista.

    Igor Mol (usuário não registrado) em 27/01/2009 às 12:01 am

    Olá Igor Cavalcante,

    Primeiramente fico feliz em ver sua opinião sobre meu artigo.

    Quando digo no contexto do artigo que microkernels não são mais usados, me refiro no sentido de que não se tem tantas implementações dessa tal estrutura em relação as demais, porém, como citei inclusive como exemplo, existem sim implementações atuais da mesma, desde o GNU Hurd até o MINIX 3. Na verdade, sou adepto dessa modelagem de implementação.

    Sobre a definição de sistema operacional, ela foi baseada na essência do conceito, mesmo que hoje esse conceito tender a acrescentar os pacotes que vem inclusos com o núcleo como parte dele, eles não são, mas sim compõe outro conceito, a distribuição de software, e o meu objetivo foi trazer os conceitos de forma clara e formal, ou seja, em sua essência.

    Igor Mol (usuário não registrado) em 27/01/2009 às 12:06 am

    Continuando:

    É claro que devemos admitir que esses conceitos são premissas axiomáticas, ou seja, poderia se atribuir qualquer significado à palavra sistema operacional. E o artigo foi desenvolvido justamente para trazer esses significados formais, de acordo com a ciência da computação (pelo menos em relação as referência citadas como fonte no artigo). Mas claro, aceito totalmente sua opinião e fico feliz por ter expressado a mesma.

    PS: Em relação à sua interpretação de que “microkernel não é mais usado”, penso que o texto deixou bem claro a interpretação mais correta: “Esse modelo não é o mais usado, mas não por ser considerado ruim. Mas sim por ser considerado complexo.”

    Obrigado ;)

    Cadu (usuário não registrado) em 27/01/2009 às 4:15 am

    Epa!

    “Quando digo no contexto do artigo que microkernels não são mais usados, me refiro no sentido de que não se tem tantas implementações dessa tal estrutura em relação as demais, [...]”

    Não é verdade.

    É certo que não se veem muitos sistemas operacionais focados em desktop utilizando a arquitetura de um microkernel (com exceção do GNU Hurd que já nasceu morto, como o Mach). Mas existem muitas universidades e empresas desenvolvendo microkernels para outras aplicações como sistemas embarcados, sistemas que requerem alta-disponibilidade ou alto nível de segurança e até mesmo para virtualização. As implementações de maior sucesso são derivadas do L4, e embora existam implementações comerciais (OKL4), o código fonte é aberto e disponível publicamente e pode ser utilizado para fins não comerciais.

    Igor Mol (usuário não registrado) em 27/01/2009 às 12:50 pm

    Hun, interessante informação.

    Porém, se formos dar uma análise geral em relação aos sistemas operacionais utilizados largamente, inclusive em servidores, pode-se perceber que o microkernel não é tão aplicado quanto os demais. O maior exemplo disso com certeza é o Linux, que é o sistema operacional mais usado em aplicações como servidor.

    ANDAIMES (usuário não registrado) em 28/01/2009 às 4:58 pm

    Uma CPU apenas, mantida ligada 24 horas por dia, consome menos do que se ela for ligada e desligada várias vezes diariamente! Com a atual tecnologia existente para controle de energia, o consumo mensal de uma CPU pode não ultrapassar a R$7,00 em sua conta de luz!

    SISTEMAS DE SEGURANÇA (usuário não registrado) em 28/01/2009 às 5:00 pm

    Não há dúvidas de que os avanços tecnológicos potencializarão os riscos da privacidade das pessoas. Atualmente presenciamos diversos casos e histórias relacionadas com as redes sociais, como por exemplo, invasão e clones de perfis no Orkut, divulgação de grupos de extermínios, apologia as drogas, e principalmente divulgação de fotos e vídeos não autorizados

    magda

Este post é antigo (2009-01-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.