Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O laptop de $0: OLPC muda, demite metade, passa adiante o Sugar

O LWN faz referência a uma mensagem de Nicholas Negroponte que foi exibida na capa do wiki do OLPC descrevendo as mudanças pelas quais o projeto está passando.

Elas incluem demitir a metade de seu pessoal, reduzir o salário dos demais, impulsionar o desenvolvimento da máquina de segunda geração, oferecer conectividade sem custo e passar de vez para a comunidade o desenvolvimento do sistema Sugar.

O OLPC também busca se tornar o laptop de $0 nos países em desenvolvimento, embora como isso acontecerá não foi especificado. (via lwn.net)

Saiba mais (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2009-01-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 9:19 am

    Ahh para, isso já perdeu a graça -_-’

    Robertosantosc (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 9:36 am

    OLPC era uma coisa legal. Um presente para as crianças sem condições de ter um computador. Um presente para recuperar o atraso digital nos países pobres. Um presenta para natureza. Um presente para coluna, sem precisar carregar livros, tudo fica no OLPC. Seria com processador AMD e com sistema operacional aberto. Todos gostaram da ideá. Porque não tinha nenhum razão de não gostar. Porque era uma fundação que queria ajudar. Era uma cruz vermelha para socorrer na corrida digital. Mas mesmo assim tinha alguns que não gostarem. Eles não se interessam pelo bem das crianças e futuro de alguns países. Eles ficam so pensando em lucro e na grande fatia do mercado. Quem seria? Wintel! (Microsoft e Intel) Intel tinha sua chance, antes da AMD OLPC foi perguntar Intel se queria fornecer os processadores, OLPC so recebeu risos. Bill Gates achava um brinquedo que nunca vai ter sucesso. Alias ele falou que Internet não vai ter sucesso também até ele criou a rede MSN que perdeu contra a Internet ABERTO. Enfim Intel começou ter medo, criou um Laptop parecido, se juntou com OLPC para despistar as intenções e se separou de novo. Microsoft ofereceu o Windows com Office por US$3 (dumping é proibido pelo OMC). Os dois pagarem por fora para ganhar os ministros de educação. Se lembra tambem que a Intel deu um desconto maior para os supermercados que não vendem computadores com AMD. Assim os ministros ficam com dúvidas. Depois OLPC se juntou com Microsoft. Hoje OLPC se juntou aos desistentes?

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 9:47 am

    Essa história de novo? Ainda que fosse verdade, o que eu mais acho interessante é o fato do OLPC não ter precisado nem da Intel nem da Microsoft para aniquilá-lo: Ele morreu sozinho, devido a má gestão do Nicholas Negroponte.

    Problema é que, aparentemente, ele não sabe perder. :-)

    Alexandre (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 9:47 am

    isso ai é o maior rolo que eu já acompanhei. sempre uma coisa nova e nada de sair esse bendito laptop.

    cardoso (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 10:30 am

    Nem vou comentar o mimimimi do Roberto. Se fosse um Minstro da Educação eu o processaria até ele provar essa acusação GRAVÍSSIMA de suborno.

    Quanto ao Laptop de US$188,00 estão todos esquecendo que seu fracasso nos deu algo MUITO mais importante, que foi muito bom inclusive para o Linux: Os Netbooks.

    Sem o Negroponte insistindo que havia mercado para laptops de baixo custo/performance, ninguém teria criado um Asus Eee PC.

    E aí, Roberto, o Bill Gates paga a Asus e a MSI pra não lançarem laptops com Linux também?

    Embora eu não defenda nem o mimimi e nem a generalização que induz a interpretação falsa, de fato a Microsoft foi acusada, mais de uma vez, de pagar propina pra governos para evitar que fossem fechados contratos ou que ocorresse a adoção de laptops educacionais com Linux. Lembro de um caso: Microsoft é acusada de pagar propina na África para frear adoção de sistema Linux (de novo) – empresa nega acusações (de novo).

    Ela nega, naturalmente (embora de uma forma curiosa), e claro que existe grande diferença entre ser acusada e ser condenada, mas os comportamentos e declarações do governo envolvido casam bem com as acusações que foram feitas na época – por exemplo, a Nigéria, no fim das contas, disse que ia receber e pagar os notebooks com Linux, mas ia instalar Windows neles depois, mesmo assim.

    Não foi só a Wintel e o incompetente Negroponte que fizeram o projeto afundar. Teve muita gente da área da educação que botou areia no negócio. Afinal, professores teriam que fazer treinamento (voltar ao banco escolar? Nem a pau, juvenal :-) e até mesmo as editoras/gráficas de livros, que obviamente seriam prejudicadas no futuro.

    Henrique Marks (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 11:14 am

    Mas no final das contas muitos países estão usando o OLPC, o Sugar foi criado e agora será ainda mais usado, abriu-se um novo mercado de notebooks baratos e pequenos, e houve um crescimento substancial da venda de computadores com Linux.

    Linux não se impõe, se escolhe. Se muitas pessoas ainda não esolhem, então devemos melhorar ainda mais. Mas não se pode negar que já melhorou muito. Façamos uma análise simples: Linux está nas vitrines das lojas, em inúmeros dispositivos (escondido) e chegando forte em celulares.

    O Linux não vai dominar o Desktop facilmente, mas sua participação nas vendas cresceu muito. Tem que aumentar a participação no uso, e isto está acontecendo, é um fato. Aliado ao crescimento da Apple, verificamos um futuro sem monopólio e com mais liberdade, o que é ótimo.

    Isto sem falar no crescimento gigantesco de uso softwares livres para o Desktop em geral: Firefox, OpenOffice/BROffice,. clientes de IM, players de música e vídeo, etc.

    Acho que o OLPC já cumpriu um grande papel. Queriamos 100%, mas ainda não foi possível e nem sei se será. Mas que o projeto continue e que inovações abertas continuem ocorrendo, é o que eu espero.

    O primeiro erro, na minha opinião, foi no projeto do laptop. Diz-se que foi projetado para ser manipulado por crianças a partir de 5 anos, mas eu tive uma dificuldade imensa para abrir o negócio (o que gerou alguma risada dos que estavam em volta)… Mais difícil que a caixinha do MS Office (quem já abriu uma sabe que antes deve falar a senha e ela abre-se magicamente)! hauahuahauahuah

    Mas falando sério, o projeto já era há um bom tempo. Não digo que foi em vão, já que, como muitos disseram, ele abriu um mercado dos subnotebooks (hoje netbooks?), além de mobilizar muita gente em torno de um projeto educacional sem a necessidade de retorno financeiro, o que é bom, mostrando que há muita gente querendo ajudar (alguém sabe exatamente quantas pessoas estavam envolvidas diretamente com o projeto?).

    Como disseram, as falhas no projeto não foram de ordem técnica, mas de administrativa, merdadológica e microsoftiana (eu microsofteio, tu microsofteias, ele microsofteia…) :-)

    Achei o Sugar bastante interessante, mas o tema dos aplicativos em GTK não combinaram com o tema do ambiente. Além disso me pareceu bastante pesado, tanto que o tempo de boot do aparelhinho (só vi um da “primeira leva”) ser muito longo. Talvez a próxima versão se beneficie do “boot” em cinco segundos, desenvolvido pela intel… Ops, intel? Melhor não :-)

    OLPC, isso ainda existe?

    Concordo com o camarada que graças a ele nasceram os netbooks, mas fora isso acho que nesse mato não tem mais coelho.

    Marcos (usuário não registrado) em 8/01/2009 às 7:18 pm

    One Lie Per Chield

    Que pena!

Este post é antigo (2009-01-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.